ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Forza Horizon 5, fantástico de novo

Mais uma vez a franquia Forza Horizon surpreende com um jogo espetacular e com cenários incríveis no México

Playground Games, vocês conseguiram. Conseguiram de novo. O novo título da franquia, Forza Horizon 5, aglutina todos os elogios possíveis para um jogo de corrida: incrível, fantástico, espetacular, impressionante… não vão faltar adjetivos positivos. E você vai entender tudo na análise de Forza Horizon 5.

Como instalar SSD no PS5? [+vídeo e comparativo com WD_BLACK SN850]

A série Horizon desembarca agora no México e eu tenho certeza que será um deleite para os mexicanos. Os cenários são ultra realistas, imersivos e únicos em sua construção, não havendo nada em jogos de carro ou mundo aberto que chegue próximo do foto realismo que Forza Horizon 5 traz. Eu nunca vi um jogo de mundo aberto com tanto foco nos cenários. Geralmente sacrifica-se um pouco das texturas do que você vê ao redor para focar nas mecânicas, exploração e afins. Aqui o foco é total, em tudo. O pedido que fica para a Playground Games é: pelo amor de Deus, cogite fazer um Forza Horizon no Brasil! Vocês tem ideia da nossa diversidade de paisagens???

Compre aqui a versão física do jogo com um boné exclusivo e ajude o Última Ficha

Submarino | shoptime | Americanas | Amazon

México!

Austrália e Reino Unido foram muito bem representados em mapas incríveis nos Forzas Horizon passados. Mas este ano eles subiram alguns degraus. Obrigado México, vocês proporcionam paisagens e culturas incríveis, que foram muito bem mergulhadas dentro de Forza Horizon 5. Assim como no último Horizon, as estações do ano também estão presentes no mapa, mas um pouco diferentes sendo mais dinâmicas e mais rápidas.

Nada de neve desta vez, até porque não neva no México. Mas você vai dar de cara com tempestades de areia, tempestades tropicais com muita chuva e muitos trovões e por aí vai. Cada estação vai ficar ativa por alguns dias dentro do jogo e com elas vem alguns desafios sazonais, com recompensas especiais. Se você gosta de caçar recompensas e desafios, não deixe de se ligar nessas mudanças climáticas. Aliás, se você gosta de eventos especiais, vai perder MUITO tempo dentro de Forza Horizon 5.

Lá atrás, o diretor de arte do jogo afirmou que Forza Horizon 5 era um grande jogo de exploração, que por acaso tinha carros. Achei que era papo de marqueteiro, para chamar atenção para uma evolução nos cenários. Mas o cidadão tem uma certa razão. O cenário é tão espetacular, com um realismo tão fiel, texturas bem trabalhadas e principalmente, ao meu ver, VOLUME. Entrar numa floresta tropical, DENSA, é fora de série. Os cenários são muito densos, RECHEADOS, muito detalhe, muita construção, tudo é fora de comparação com o que temos na indústria de jogos de mundo aberto. É o primeiro Forza Horizon que me pego andando pelo mapa de bobeira, como faço em GTA há anos, ao invés de ir concluir alguma corrida ou desafio.

Análise Forza Horizon 5 – Conteúdo infinito, sim infinito!

Já é padrão as inúmeras corridas, desafios e tarefas que a franquia Forza Horizon traz para seus jogadores. Além do conteúdo base, fixo, existem sempre bons conteúdos adicionais – uma enorme menção honrosa à DLC Lego do último Forza -, conteúdos sazonais, vindo de eventos específicos dentro do jogo e agora com ajuda da comunidade, graças ao EventLab. Se já não bastasse toda a tsunami de conteúdos que a Playground Games cria, agora a comunidade pode criar corridas, eventos, acrobacias, desafios e modos de jogo customizados. Ou seja, conteúdo infinito real, oficial.

É tanta coisa, fora todo o resto como gráficos, ambientação, trilha sonora e jogabilidade, que mesmo fazendo força, fica difícil pedir algum conteúdo para ser adicionado ao jogo. É tanta coisa e tanta variedade que não existe margem para pedidos.

A massa do bolo é bem similar ao quarto jogo da franquia. Concluindo corridas e desafios, você ganha pontos, que aumentam seu nível e liberam expansões dos festivais dentro do jogo. Existem festivais focados no offroad, no meio da floresta ou de desertos, de corridas no asfalto, para você ostentar seus carros exóticos e muito mais. Caso queira finalizar logo eventos especiais focados na estrada, você pode, de forma mais fácil que no Horizon 4. A evolução destes festivais vai de encontro com a evolução do Horizon Adventure, que é o modo campanha do jogo. A cada evolução e avanço, o seu mapa é alagado de conteúdo novo para ser concluído. Fantástico, apenas.

CarPorn, uma pornografia automobilística ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Não basta o conteúdo infinito e o cenário fora de série. Forza Horizon 5 já lança com uma centena de carros. Mentira, com CINCO CENTENAS de carros no lançamento! E você pode esperar mais veículos com o tempo, através de atualizações e conteúdos extras. Me faltam palavras, como apaixonado por automóveis.

Modelos icônicos super antigos, modelos lendários de um passado não tão distante e até mesmo modelos lendários destes últimos meses. Desde muscle cars da adolescência de nossos pais (se você não é um ancião ou um jovem muito jovem) até, por exemplo, o Porsche Tycan Turbo S, modelo elétrico de altíssimo desempenho lançado pela Porsche ano passado. Para você ver o capricho, o Tycan Turbo S por exemplo, vira as rodas traseiras, assim como na vida real, e tem uma ausência de ruído de motor realista, mas que é muito esquisita quando você joga um título de corrida. Os detalhes são magníficos.

Esse título segue mantendo uma fidelidade ímpar para o interior dos carros também. A câmera ainda não é 100% livre dentro do veículo, na câmera interna, mas é possível ver todo o painel, console e multimídia dos veículos. Existe ainda uma nova câmera (não lembro dela no FH4), que seria uma visão mais real dos olhos do condutor, sem pegar o volante e outros detalhes, focada mais no horizonte da pista, enxergando a ponta do capô. Excelente câmera diga-se de passagem!

Análise Forza Horizon 5 – O mais belo jogo de corrida, de novo!

Em 2018, escrevendo a análise de FH4, eu disse: “É difícil imaginar que fosse possível evoluir de forma sensível, mas Forza Horizon 4 consegue essa façanha.”. Isso foi em relação ao FH3. Pois bem, eu poderia copiar e colar esta frase falando do FH5 em relação ao FH4.

Os gráficos são incríveis, não somente dos cenários como já dito anteriormente, mas dos carros, até porque eles ainda são a estrela principal em um jogo de corrida. O exterior e interior são fabulosos. Quando você soma todos os elementos gráficos possíveis do jogo, até os mais bobos como os menus, temos o melhor gráfico no geral de um jogo de corrida, de novo, alcançado pela franquia. Se até Cyberpunk 2077 a CD Projekt Red era uma empresa em que todos confiavam que seus novos jogos seriam incríveis, agora podemos confiar na Playground Games, pois título após título eles surpreendem, evoluem e entregam o prometido. Aliás, entregam mais até do que a expectativa. Até ray tracing temos, por mais que não roube a cena, onde é aplicado está caprichado.

E ele não é somente lindo como é super otimizado. Rodei 3 presets automáticos do jogo na minha configuração (incluída na foto) para ilustrar a otimização do jogo. A resolução foi 1920×1080. Os resultados são em quadros por segundo (fps).

Forza Horizon 5 é para todos que curtem carros, jogos de corrida ou apenas um mapa imenso de mundo aberto

FH5 é para muitos. Não somente para quem curte a franquia ou jogos de corrida arcade. Ele vai tirar dezenas de horas de prazer até dos que só curtem uma simulação mais realista ou dos que só querem poder dirigir por aí para curtir um cenário realista, imaginando alguma história na sua cabeça, como muitos fazem em GTA.

Jogabilidade refinada título após título, com excelente curva de aprendizado, que vai ficando difícil e recompensadora no mesmo nível. Gráficos incomparáveis com jogos do gênero. Ambientação mexicana única. Conteúdos infinitos, criados pela desenvolvedora e pela comunidade. Mais de 500 carros para os apaixonados customizarem à vontade. Sistemas de recompensas que te prende no jogo, pois vale muito a pena correr mais uma vez, e outra, e outra, até ganhar aquele carro dos sonhos.

Forza Horizon 5 quebra todas as expectativas, que já eram altíssimas para a franquia, e assume o lugar de melhor jogo do gênero, que era de Forza Horizon 4. A Playground Games merece todos os elogios pela forma como cuida de seus jogos e de sua comunidade. Será pedir muito um Horizon no Brasil? Ou pedir um Forza Motosport 8 com este motor gráfico na atual geração?

A Análise Forza Horizon 5 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Fantástico, de novo!

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Conteúdo - 10

10

Perfeito

Jogabilidade refinada título após título, com excelente curva de aprendizado, que vai ficando difícil e recompensadora no mesmo nível. Gráficos incomparáveis com jogos do gênero. Ambientação mexicana única. Conteúdos infinitos, criados pela desenvolvedora e pela comunidade. Mais de 500 carros para os apaixonados customizarem a vontade. Sistemas de recompensas que te prende no jogo, pois vale muito a pena correr mais uma vez, e outra, e outra, até ganhar aquele carro dos sonhos.

User Rating: Be the first one !

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo