ANÁLISESNINTENDONOTICIASPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSTADIASWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Just Dance 2022 traz boas coreografias!

Uma boa iteração da série, aprimorando aspectos da franquia do jeito certo

A série anual Just Dance está de volta para mais uma edição seguindo tendências musicais e prometendo horas de diversão para toda a família. Em um ano de crescente superação da pandemia e com a retomada das festas e reuniões entre amigos, o jogo chega às lojas com a mesma promessa dos anos anteriores, porém polindo certos aspectos que tornam a experiência mais moderna e interessante àqueles que seguem cada um dos jogos da franquia.

A análise de Just Dance 2022 foi realizada no PS4 graças a um código cedido pela Ubisoft, a qual agradecemos a confiança e parceria. Just Dance 2022 está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch e está localizado para Português brasileiro (PT-BR).

O que é Just Dance?

A este ponto a franquia Just Dance já deve ter chegado ao conhecimento da maior parte do público gamer e casual. O jogo, desenvolvido pela Ubisoft, é lançado anualmente desde 2009 e conta com mais de uma dezena de edições, spin-offs e compilações baseados nos mais diversos temas e artistas. A série acompanha as gerações de consoles desde então, prometendo melhorias gráficas e possibilitando a utilização dos celulares dos jogadores como controle de movimento, que rastreia os comandos de maneira similar a um controle de Wii.

Análise Just Dance 2022

O jogo utiliza dos giroscópios e acelerômetros presentes nos celulares para mapear os movimentos de uma das mãos do jogador, e com base nisso, atribui pontos de precisão em cada acerto. Os jogadores de consoles como Switch, Playstation 4 e Xbox One também podem utilizar de acessórios dos consoles a fim de aprimorar a experiência (e não colocar seus celulares em risco!).

Vale ressaltar que, assim como nas edições anteriores, o game conta com uma grande gama de colecionáveis, que variam desde avatares e personalizações para o perfil do jogador, até a rotinas alternativas de algumas coreografias. Conforme os jogadores atingem objetivos nas danças ou conquistam pontuações elevadas, novas recompensas são desbloqueadas a fim de tornar a experiência mais dinâmica e agradável.

Coreografias desafiadoras e divertidas

O principal ponto de discussão dos jogos da franquia Just Dance se encontra na lista de faixas e coreografias que destacam o game de seus antecessores. Grande parte da comunidade vinha criticando os últimos jogos por conta de coreografias pouco desafiadoras e muitas vezes repetitivas e, para a graça dos fãs, Just Dance 2022 traz uma jogabilidade refrescante em grande parte de suas canções.

Faixas como “Boombayah”, “Judas”, “Chandelier” e “Nails, Hair, Hips, Heels” se destacam com adaptações fiéis de suas coreografias originais recebendo uma apresentação divertida para os jogos. Outras canções inesperadas, como “Happier Than Ever”, “Last Friday Night (T.G.I.F.)” e “Mr. Blue Sky” trazem danças bastante caricatas e que casam muito bem com a proposta da série. A edição 2022 conta com hits atemporais como “You Make Me Feel (Mighty Real)” e “Buttons”, assim como diversas faixas lançadas neste ano e que fizeram sucesso em redes sociais como o Tiktok.

Análise Just Dance 2022

Outro grande destaque do game se encontra nos cenários fenomenais que acompanham cada trilha. “Girl Like Me” se passa em um fundo semelhante ao clipe da música, com um realismo inovador para a série. “Pop/Stars” por sua vez coloca os jogadores para reproduzir os passos complexos de dança do grupo fictício K/DA em cenários idênticos ao videoclipe de estreia da equipe.

Só mais uma dancinha…

Just Dance 2022 conta com grandes acertos nas coreografias avançadas e bastante diversas, porém como sempre, existem alguns aspectos que o limitam a ser só mais uma iteração na franquia. O jogo conta com 41 faixas e mais de 10 coreografias alternativas, além de um modo infantil com seu próprio conjunto de canções. O problema encontra-se na repetitividade de jogar as mesmas músicas e que torna a experiência um pouco enjoativa. Além disso, a limitação dos celulares para a nova geração de consoles faz com que os comandos sejam menos precisos que em consoles da geração antiga.

Análise Just Dance 2022

Por conta disso tudo, o Just Dance Unlimited, serviço de streaming da série, se torna necessário caso os jogadores busquem maior variedade. No entanto, os custos do game mais a assinatura geram custos ainda maiores que devem desanimar muitos jogadores. Fora isso, a falta de um modo campanha tornam o produto final menos atrativo por não dar desafios e objetivos claros aos jogadores.

Inclusive, essa crítica fazemos anualmente com cada iteração do jogo onde até que ponto vale comprar o jogo anualmente e ainda assinar o serviço. Não seria melhor tanto para a Ubisoft como para a franquia transformar Just Dance em um serviço e ir constantemente atualizando com novas músicas e coreografias? Fica aí nosso questionamento anual presentes em nossa análise que também se aplica a Just Dance 2022….

Mas no final das contas, fãs da série devem se sentir muito bem-recebidos por melhorias muito necessárias nos cenários e coreografias que trazem experiências únicas a cada uma das faixas do game e que devem dar vida a festas, além de servir como um ótimo exercício físico para aqueles que permanecem em seus lares. Além disso, no caso de jogadores que sempre tiveram curiosidade em testar algum jogo da franquia, esta é a edição para se desafiar e garantir muita diversão!

Análise Just Dance 2022

A análise de Just Dance 2022 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Just Dance 2022

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5
Inovação - 6

8.1

Ótimo

Just Dance 2022 traz coreografias mais complexas e desafiadoras, com cenários lindos e muita diversão! Vale lembrar que o Brasil teve artistas nacionais marcados em 3 faixas do game!

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo