NOTICIASANÁLISESNINTENDOPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSem categoriaSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Let’s Sing 2022 segue de maneira segura a fórmula da série

Prepare-se para cantar 30 canções dos mais diversos gêneros e décadas!

Let’s Sing 2022 foi lançado em novembro de 2021 no mundo inteiro trazendo 30 faixas inéditas que abrangem diferentes gêneros e eras musicais e ele será nossa mais nova análise. Desenvolvido pela Voxler e distribuído pela Koch Media, o jogo deve servir de entretenimento para festas e reuniões com os amigos nessa retomada de eventos sociais. Porém apesar de parecer um grande número de canções, a lista de músicas, por ser tão diversa, pode acabar limitando os gostos dos jogadores.

A análise de Let’s Sing 2022 foi possível graças a um código cedido pela distribuidora. O jogo está disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series, e Nintendo Switch.

E vai rolar a festa, vai rolar

Como nas versões anteriores já analisadas no site, o game segue uma lógica bastante simples: colocar os jogadores para buscarem maiores pontuações ao acertar precisamente as notas das músicas, colocando o gogó em jogo no melhor estilo Karaokê. Com menus simples e intuitivos, em conjunto com uma interface bastante limpa, o game apresenta o videoclipe das canções ao fundo dos níveis, trazendo aquela estética MTV que tanto amamos.

Análise Let's Sing 2022

Vale ressaltar que apesar do jogo ser 100% cantoria, os jogadores não precisam comprar acessórios adicionais para aproveitar a experiência completa. Com o uso de seus celulares, é possível baixar um aplicativo das lojas digitais para representar o papel de microfone e com poucos toques os jogadores podem entrar na festa.

O jogo conta com diversos modos diferentes, variando desde desafios para uma pessoa até modos malucos de festa que adicionam minigames durante a cantoria. Ainda, o grande destaque da franquia como um todo está no modo de dueto. Nele, dois jogadores se unem para cantar músicas em conjunto, cada um com suas seções pré-definidas da música, que tornam a experiência extremamente divertida.

Variado, mas repetitivo

Mesmo com diversos sistemas que buscam aumentar a vida útil do game, ainda é fácil se enjoar da experiência como um todo. Considerando que jogos como Just Dance não exigem conhecimento total da letra das canções, Let’s Sing segue uma proposta mais arriscada que tira a diversão de grande parte do seu repertório para o público geral. Apesar de apresentar músicas de diferentes gêneros e idades, a maioria dos jogadores acabará conhecendo metade da setlist do game. E isso é um grande problema se considerar que os jogadores possam não curtir a metade que restou.

Spin-offs da franquia trazem soluções mais justas para este mesmo problema, A edição do Queen, por exemplo, limitava seu público-alvo a fãs da banda. Mas a edição de 2022, que traz faixas pop como Stupid Love e Positions, contrasta com clássicos como Enjoy The Silence e Ashes to Ashes. Apesar da possibilidade dos jogadores curtirem ambos os gêneros, ainda existirá uma grande parcela de músicas que limitará as canções jogáveis das 30 presentes no pacote básico de mais de 200 reais.

Os modos de jogo

Para suprir essa limitação no quesito Tracklist, o jogo possui diversos modos que ampliam a diversidade de maneiras de cantar cada uma das faixas. Além do modo Clássico, estão disponíveis cinco opções alternativas que tornam a experiência Let’s Sing mais interessante quando jogada em conjunto com outras pessoas. Confira abaixo:

  • Legend: O mais novo modo da franquia traz uma novidade para jogadores solitários que desejam se testar nas diversas músicas do game. A fim de servir como um modo “Campanha”, os jogadores devem enfrentar diversos desafios para receber estrelas e desbloquear roupas alternativas para os avatares do game. Os desafios variam de acertar notas mais difíceis a cantar seções das músicas sem errar.
Análise Let's Sing 2022
  • Feat.: Esse modo permite que os jogadores cantem em duetos, com seções delimitadas para cada jogador cantar sua parte, ao melhor estilo Glee (Só quem viveu sabe). As notas são medidas pela sinergia entre os cantores, com a barra de progressão aumentando conforme acertam as notas, e diminuindo caso cantarem errado ou não cantarem juntos. Considero este o modo mais divertido, principalmente pois as divisões de trechos são bastante coesas, e torna-se muito divertido jogar com um amigo ou parceiro.
  • Mix Tape: Esse modo coloca os jogadores para gastarem suas vozes em uma seleção de músicas organizadas por tema. No entanto, os trechos de música são menores e são alternados de maneira brusca. Os jogadores precisam estar preparados para qualquer adversidade.
  • World Contest: Os jogadores competem online contra outras pessoas ao redor do mundo para ver quem consegue a pontuação mais alta.
  • Jukebox: Serve mais como uma funcionalidade para aproveitar os clipes de música presentes no jogo. Os mesmos são apresentados sem nenhuma interação dos jogadores.
  • Let’s Party: Permite que sejam formadas duas equipes de até 4 pessoas cada. Nesse modo, as equipes competem em diversos modos que tornam a experiência de karaokê mais divertida e competitiva. Um dos modos, por exemplo, torna a canção uma corrida. Conforme os jogadores acertam as notas, eles chegam mais próximos da linha de chegada. O porém é que, durante a canção, a música pode parar, e se o jogador continuar cantando, retorna bastante na corrida. Esse modo torna o jogo excelente para festas!
Análise Let's Sing 2022

Mais um ano, mais uma edição

É fácil realizar uma análise das franquias Let’s Sing e Just Dance de maneira semelhante, considerando que ambas utilizam de músicas conhecidas para se manterem relevantes no mercado de games. E assim como a série de dança, Let’s Sing 2022 seguiu um caminho seguro, porém que torna o jogo menos atrativo. Com uma trilha sonora atirando para diversos nichos diferentes e graças à jogabilidade depender quase que totalmente de um conhecimento prévio por parte dos jogadores, a edição deste ano expandiu em questão de conteúdo, porém, se perdeu na seleção de músicas.

Vale considerar que com o passar dos anos a lista de músicas conhecidas vai se tornando mais limitada e clássicos que já foram utilizados em games passados não podem ser repetidos. No entanto, acredito que com um foco maior em cada tema, o jogo possa encontrar seu nicho de maneira mais eficiente e não deixe os jogadores com este sentimento agridoce de quero mais ao comprar um game deste valor. Ainda, é interessante considerar que o pacote de temporada, que inclui canções adicionais, ultrapassa o valor do jogo, tornando ainda mais surreal o preço total.

Análise Let's Sing 2022

A análise de Let’s Sing 2022 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Let's Sing 2022

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8
Custo Benefício - 5

7.2

Bom

Let's Sing 2022 traz uma lista de músicas para todos os gostos, mas peca justamente em limitar grande parte de suas músicas a gêneros específicos que não devem agradar todos os jogadores. Considerando o valor alto do jogo e de suas expansões, grande parte de seu público-alvo deve evitar esta edição.

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo