ANÁLISESPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4PS5XBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Preview: Dolmen, um game de horror cósmico inspirado em H.P. Lovecraft

Um jogo brasileiro para ficar de olho!

Em desenvolvimento pela brasileira Massive Work Studio e publicado Prime Matter, Dolmen é um RPG – Soulslike de ação em terceira pessoa com a mistura dos temas Sci-Fi e Cosmic Horror com previsão de lançamento para 2022. Venha conferir nosso preview de Dolmen.

A prévia de Dolmen está disponível para PC (via Steam) e será lançado também para Xbox One e Series e Playstation 4 e 5. O game possui legendas e dublagem em PT-BR, afinal de contas, é um jogo brasileiro!

Leia também:

O diferente – e alienígena – universo de Dolmen

Começamos o game com uma introdução explicando sobre o cristal Dolmen, esse possui a capacidade de abrir fissuras interdimensionais e é isso que acontece na estação Revion Prime, local onde se passa o game. Essa abertura fez com que criaturas surgissem e atacassem todos. Nossa missão é entrar na estação, examinar essas criaturas e trazer amostras desses cristais para que possam ser estudados e, assim, evitar acidentes futuros.

Pessoalmente, achei a história bem diferente e interessante. Em um mercado inundado de fantasia e medieval, é um refresco encontrar uma temática tão diferente e diversificada. Porém, algumas explicações ficaram vagas – pelo menos para mim – como, por exemplo, o que nos torna especiais ao ponto que é mais vantajoso irmos sozinho enfrentarmos uma hora de inimigos do que uma equipe tática – ou até mesmo um pequeno exército.

Um visual bonito e agradável

Utilizando da engine Unreal 4, Dolmen não decepciona em seu visual. O cenário está muito bem elaborado e se encaixa perfeitamente em sua temática. E a variedade está bem bacana, contando com localizações como um planeta sombrio e alienígena e instalações tecnológicas ao abandono. A atenção aplicada aos detalhes dos ambientes é nítida e consegue trazer toda a carga que aquele ambiente possui.

Não é apenas sua ambientação que chama a atenção, mas também nossos inimigos e equipamentos. Tudo parece ter sido feito com bastante atenção e carinho, embora nosso personagem possa parecer uma fantasia de carnaval em alguns momentos a frente. Isso porque podemos criar equipamentos para diversas partes do corpo, tanto do tipo humano quanto alienígenas e cada um possui uma aparência bem específica de sua raça de origem.

Essas características tornam o visual do game agradável e diversificado, fazendo com quem não nos cansemos com o tempo.

A jogabilidade familiar de Dolmen

Quem é fã do gênero Souls provavelmente vai se encontrar na jogabilidade de Dolmen. O game entrega algo muito parecido com o que já conhecemos, mas também possui seus toques pessoais. Por exemplo, é possível encontrar pelo mapa e nos inimigos mortos materiais diversos, esses podem ser utilizados, em nossa nave, para produzir e evoluir armas e armaduras novas. Cada um possuindo, além de defesa e ataques físicos, proteções e danos elementais. Esses auxiliam – e muito – ao enfrentarmos diversos inimigos do elemento oposto.

Embora essa característica do game seja muito bacana, eventualmente isso também aumentou bastante a dificuldade do game. Isso porque os inimigos mudam de elemento no meio do caminho, o que torna um simples adversário em uma batalha mega difícil. Lembrando que o game possui a mesma mecânica de Dark Souls, ou seja, ao morrermos ou retornarmos a nave, todos os inimigos ressurgem. O que torna a tática de retornar para se recuperar, inútil.

Assim com outros games do gênero, Dolmen não te apresenta um caminho definido e morrer significa perder tudo. É possível recuperar o que foi perdido ao retornar ao corpo do personagem, porém vale lembrar que os inimigos também estarão de volta, ou seja, essa tarefa não será nem um pouco fácil. Ganhamos também pontos ao derrotarmos os inimigos que podem ser gastos em nossa nave para melhorarmos nossos atributos. Essa construção é totalmente livre, nos dando liberdade para adaptarmos nosso personagem ao nosso estilo de jogo preferido.

Combate desafiador e divertido – Preview de Dolmen

Falando de seu combate, Dolmen possui um estilo bem parecido com outros games do gênero. Contamos com ataque forte e fraco, defesa e esquiva. Essa última poderia ser um pouco mais efetiva, pois mesmo a utilizando no tempo correto, a área dos ataques dos inimigos é, em geral, relativamente grande e não possuímos aquela típica “invulnerabilidade” na ação da esquiva. Acabei utilizando-a mais para me afastar dos inimigos, esperar a ação de ataque e retornar para dar alguns hits e retornar.

Outra característica do combate é que contamos com armas brancas e de fogo. Enquanto as brancas gastam nossa estamina, as de fogo gastam energia, ambos se regeneram com o tempo, mas precisamos administrar com cautela no combate. A energia também serve para nos curarmos, porém isso diminui seu valor total, ou seja, ao utilizarmos muito acabamos “inutilizando” nossas armas de fogo.

Áudio imersivo e com atenção aos detalhes – Preview

Dolmen possui uma trilha sonora bem condizente com seu tema. Enquanto exploramos os ambientes alienígenas e enfrentamos criaturas desconhecidas, somos acompanhados por uma música sombria. Isso deu uma imersão muito boa na temática que, embora seja focado mais no RPG e na ação, conseguiu entregar um pouco da tensão típica de um game de terror.

Os efeitos sonoros também não ficam de fora dessa qualidade. Em minhas outras análises é notável como sou apegado a pequenos detalhes e Dolmen entregou uns bem bacanas. Por exemplo, as criaturas não surgem de lugar algum, elas estão ali, escondidas, prontas para pular na gente na primeira oportunidade e se ficarmos atento aos sons ambientes, conseguimos prever esses momentos, pois é possível ouvi-las antes do ataque. Outro exemplo está no som das pegadas, que mudam conforme passamos por superfícies diferentes.

Conclusão do preview de Dolmen

Fazer esse preview de Dolmen foi um prazer curioso. Digo isso pois não sou nem um pouco fã desse gênero de game e isso mudou sutilmente nessa minha experiência. O game é bom e tende a ficar cada vez melhor.

Possuindo um tema diferente da maioria dos games do gênero e um visual muito bonito, foi um prazer – mesmo que com muitas mortes consecutivas – explorar e combater nesse mundo alienígena exótico. Embora sua jogabilidade não possua muita inovação com relação aos seus “irmãos”, Dolmen consegue entregar algo fluido e agradável. Tudo isso somado a uma trilha sonora e efeitos muito bons entrega uma experiência muito boa, principalmente para os fãs do gênero.

Vale reforçar que o game ainda está em produção, ou seja, muita coisa ainda pode ser adicionada e melhorada e aumentar, ainda mais, a experiência de jogar Dolmen, que mesmo em seu preview já está incrível.

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo