NOTICIASANÁLISESPC

Análise: Latarnix Puzzle

Um jogo simples, porém funcional. Pode jogar.

Uma das coisas que mais gosto na vida são jogos. E se o jogo for brasileiro, eu gosto mais ainda! 99 vidas, Aritana e a Pena da Harpia, Chroma Squad são apenas alguns exemplos que vem na cabeça para citar bons jogos. E foi com muita alegria que aceitei fazer esta análise de Latarnix Puzzle: um jogo simples de puzzle, ao melhor estilo “empurre as caixas”. E nada melhor que o trailer do jogo para exemplificar o que estou dizendo:

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Latarnix Puzzle, gentilmente cedida pela 
produtora Mad Mimic, para a versão de PC (via Steam)
.

Sobre Latarnix Puzzle

De antemão, já adianto que a análise de Latarnix Puzzle será um pouco mais simples que outras análises porque realmente o jogo é bem simples. E, além disso, sua história também é simples: Latarnix é um javali que vivia bem sossegadamente com suas maçãs douradas. Todavia, em um dia bem atípico, Latarnix teve todas as suas maçãs douradas roubadas e agora temos que ajudá-lo a recuperar as suas maçãs.

Por ser um jogo feito por brasileiros, o jogo tem a interface toda em português brasileiro. Porém, o jogo também tem as opções de interface em inglês e em espanhol. Contudo, darei um único puxão de orelha aos desenvolvedores que é que o jogo inicia com a interface toda em inglês. Nada que não se resolva ir em Opções não resolva, mas já que é um jogo brasileiro, seria bem legal que o jogo já iniciasse todo em português brasileiro.

Gráficos

À primeira vista, o jogo me agradou muito visualmente. O jogo é bem colorido e bem desenhado, desde o menu inicial do jogo, passando pela seleção de level e até mesmo no jogo. Existem variações de dia, tarde e noite durante o jogo, porém não espere algo muito elaborado: são só as cores do cenário que mudam.

Jogabilidade

Por se tratar de um jogo de puzzle, o jogo tem controles bem simples e fáceis: use as teclas WASD (ou as setas) para movimentar o javali, aperte o direcional na direção da caixa, para empurrá-la ou use a tecla de espaço, R para voltar uma ação feita (que o jogo chama de rebobinar), segure SHIFT para recomeçar a partida.

O jogo responde muito bem aos comandos, sendo que respondem bem até demais. Várias vezes eu apertava o direcional para perto da caixa, só para movimentar o javali e quando vi, ele já empurrava a pedra. Ao contrário do que possa aparecer, esse comentário não é depreciativo, pois eu percebi que esse movimento não era erro do jogo e sim que eu estava fazendo o comando “as pressas”.

Os desafios do jogo são escaláveis: começam bem simples e fácil e depois vai aumentando a dificuldade. Até aonde eu joguei vi que alguns desafios são bem naturais de fazer, enquanto outras fases realmente foram mais difíceis, mas nada que um pouco de insistência não vença.

Sons e efeitos sonoros

De uma maneira geral, as músicas do jogo são bem simples, ambientando bem o cenário. A música de fundo é agradável de ouvir e não causa frustração ou outros sentimentos ruins ao jogar. Os efeitos sonoros são excelentes e bem característicos. Você consegue saber a ação feita só de ouvir o som: sabe quando movimentou o javail, quando empurrou a caixa, quando a caixa bate em algum obstáculo… Sinceramente, esses efeitos sonoros são maravilhosos.

Considerações finais

Os desenvolvedores da Mad Mimic realmente capricharam no jogo. É uma das obras mais bonitas que já vi no cenário de desenvolvimento de jogos brasileiro, porém o jogo é muito simples. Os puzzles são interessantes, mas não são desafiadores. E o jogo é bem curto também: são apenas 50 fases. Não sei se o jogo terá updates ou DLCs futuras, porém o jogo base é curto.

A sensação que tive é que este jogo poderia estar em dispositivos mobile ou em navegadores. Acho que seria muito mais interessante lançar o jogo nessas plataformas, deixando aqui apenas uma ideia para o futuro do jogo.

Por fim, o último detalhe do jogo que chama atenção é que o preço dele é bem justo pelo desafio proposto. Até o momento de lançamento desta análise, o preço do jogo na Steam é R$ 6,49 e está com uma promoção de 30% de desconto, saindo a R$ 4,54.

Essa análise de Latarnix Puzzle segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Latarnix Puzzle

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 7.5
Desafio dos puzzles - 7

7.4

Bom

Latarnix Puzzle é um interessante jogo. Feito por estúdio brasileiro, os desafios do jogo são até divertidos, mas não são difíceis. O jogo poderia sair para plataformas mobile tranquilamente, porém o preço cobrado é extremamente barato e vale a pena comprar o jogo para apoiar os desenvolvedores brasileiros.

User Rating: Be the first one !

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo