NOTICIASHARDWAREPC

Lenovo Legion expande linha de notebooks e fortalece experiência gamer

Os novos notebooks gamer trazem novas tecnologias Intel® Core™, AMD Ryzen™, e NVIDIA® GeForce RTX™

Na CES® 2022, mais uma vez a Lenovo Legion cumpre seu papel de fornecer produtividade e jogos implacáveis aos gamers de todas as gerações e criadores de conteúdo, que agora podem aproveitar o entretenimento premium em todos os quadrantes e jogar de casa, estações de batalha, dormitórios, estádios esportivos — ou praticamente de qualquer lugar.

Análise: Dell G15 Ryzen Edition (5800H + RTX 3060)

A primeira leva de 2022 de PCs, monitores, acessórios, software e serviços focados nos gamers foi apresentada hoje pela Lenovo, e inclui os poderosos notebooks de 16” Lenovo Legion 5i Pro e Lenovo Legion 5 Pro e os refinados notebooks de 15” Lenovo Legion 5i e Lenovo Legion 5. Os novos notebooks gamer chegam equipados com o desempenho gamer do Windows 11, processadores AMD Ryzen™ de próxima geração, ou os novos processadores Intel Core de 12ª geração e até as mais recentes GPUs para notebooks NVIDIA GeForce RTX.

Inspirados por pesquisas realizadas com gamers, esses novos dispositivos celebram o design do ‘minimalismo mágico’ e denotam um salto rumo à estética moderna com detalhes propositados, como o logotipo que não economiza espaço, a ventilação expressiva e a iluminação imersiva. A saliência com a câmera instalada no topo com obturador de presença, kill switch e proteção da porta traseira conferem aos notebooks um visual estiloso de potência e desempenho que ajuda a criar uma experiência mais inclusiva focada no prazer e na vitória do gamer — sem rótulos. Chegam equipados com os exclusivos recursos amados pelos fãs da Legion, como o avançado sistema de proteção térmica de próximo nível Legion Coldfront 4.0, a alta velocidade do gatilho, a ergonomia aprimorada do teclado Legion TrueStrike,e o ajuste otimizado do Lenovo Vantage para games.

Para completar os lançamentos da linha Legion, a marca fornecedora oficial de PCs e monitores do Apex Legends™ Global Series, foram apresentados também o Monitor Lenovo Legion Y25-30 de baixa latência e outros dois monitores com certificação Eyesafe®, o Lenovo G27qe-20 e o Lenovo G24qe-20, que proporcionam aos jogadores iniciantes baixa luz azul natural e grande versatilidade.  
 

Com o objetivo de melhorar ainda mais o hardware dos PCs e aprofundar a experiência dos jogadores e jogadoras, a Lenovo apresenta o Legion Arena1, o novo aplicativo da Lenovo para uso no dispositivo que fornece aos gamers uma maneira de consolidarem os seus jogos de múltiplas plataformas em um só local enquanto buscam, lançam e jogam diretamente da sua própria biblioteca.
 

Tudo isso faz parte da visão inovadora da Lenovo de criar um ecossistema com tecnologias mais inteligentes na Lenovo Legion, serviços envolventes e soluções de software conectadas com um gameplay competitivo no centro, porque quando cada segundo importa, o principal é a experiência.
 

Calibrado para Esmagar a Concorrência — o Lenovo Legion 5 Pro Series (16”, 7) 

Projetados para enfrentar gráficos poderosos e testados por terceiros para avaliar seu máximo desempenho, o foco do Lenovo Legion 5i Pro e do Lenovo Legion 5 Pro é em eSports; essa é a primeira série de notebooks de 16” do mundo com tela gaming de WQHD+ taxa de atualização2 adaptativa de até 240Hz para ajudá-lo a subir de nível. 3 

Certificado pela TÜV Rheinlandcomo Gold Label pela sua High Gaming Performance, este notebook ajuda a reduzir os efeitos negativos da luz azul durante períodos prolongados em frente à tela; o design mais inteligente deste notebook inclui grande variedade de portas e slots e suporta uma espetacular taxa de atualização2 de até 240Hz. Logo, os gamers poderão alterar dinamicamente as taxas de atualização variáveis adaptando até uma taxa de atualização2 de até 240Hz na próxima leva de notebooks Lenovo Legion 5i/5.

Experiências imersivas começam em uma tela IPS de 16” WQHD+ (2960 x 1600) no formato 16:10 com gama de cores 100% sRGB e tempo de resposta de até 3ms.5 Consiga até a certificação VESA® DisplayHDR™ 400 e até 500 nits de brilho para uma experiência de visualização incrível. Ele suporta Dolby Vision®, que dá vida ao seu entretenimento e games favoritos com uma qualidade de imagem espetacular e um jogo fluido com o NVIDIA® G-SYNC® com menos travamentos na tela.

Com largura de banda ampliada de memória DDR5 4800Mhz até um SSD PCle de 1TB (4ª geração)​ de armazenamentosuportado, os consumidores sofrerão um menor atraso com a localização aprimorada da antena7 do Wi-Fi 6E, uma bateria com capacidade de 80Whr e o carregamento Super Rapid Charge, que vai de zero a 80% de carga da bateria8 em apenas 30 minutos.

Para um gameplay ininterrupto e produtividade em movimento, as novas máquinas suportam um carregamento de até 135W USB Tipo-C® para aumentar a mobilidade, com um adaptador mais fino que fornece energia dedicada entre 230W e 300W. O aprendizado de máquina ajuda por meio da otimização da bateria com inteligência artificial (IA) da Lenovo Legion, melhorando a longevidade da bateria e o desempenho do sistema de proteção térmica — basta pressionar as teclas Fn+Q para passar para o Modo Inteligente.

Equipado com turbo e com a opção de escolher entre o novo processador Intel® Core™ i7-12700H de 12ª geração ou até o processador AMD Ryzen™ 9 6900HX de próxima geração, os jogadores poderão obter um desempenho gráfico sólido escolhendo entre várias configurações otimizadas, inclusive a nova GPU para notebooks NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti, poderosa nos games AAA. Esse notebook gamer tem desempenho robusto e atinge um desempenho gráfico máximo total de 165W (TGP). Os gamers podem comprimir até 15W mais TGP em comparação com a última geração para obter melhores taxa de quadros por segundo durante o jogo.

Ajustado para eSports, o sistema de refrigeração do dispositivo inclui um sistema de ventilação atualizado, maior área de exaustão e layout aprimorado da tubulação do dissipador de calor penta que introduz o ar com eficiência para baixar as temperaturas da superfície. Há um bloco de cobre abaixo da CPU que funciona como um dissipador de calor e ajuda a dispersar o calor gerado nas batalhas mais disputadas, e as lâminas do ventilador dos notebooks Lenovo Legion apresentados hoje são até 40% mais finas que as da geração anterior para ajudar a manter o sistema mais silencioso. Agora, o Legion Coldfront 4.0 possui supressão de ruídos como um dos novos atributos graças ao chassi com isolamento acústico. 

O cancelamento de ruído mais inteligente também é uma obsessão compartilhada com a Nahimic® Audio da SteelSeries. Desenvolvido para os gamers hardcore, o Áudio Nahimic nos notebooks da Lenovo Legion proporciona uma sintonia de nível profissional e efeitos de áudio pelo preciso equalizador de 10-bandas que permite aos gamers personalizarem as frequências sonoras do seu jogo.

Ajustar cada banda ajuda os usuários a destacar os sons mais importantes para eles e o seu gameplay — como ouvir claramente os passos do inimigo durante o jogo e minimizar as distrações. Com o sistema de alto-falantes estéreo 2 x 2W, os PC gamers também podem otimizar os sons à sua volta para criar uma experiência imersiva com o recurso ‘easy surround’ da Nahimic, criado para incorporar qualquer alto-falante9 Bluetooth® para aumentar a percepção espacial do jogador através do som.

Disponível nas cores Storm Grey metálico e na tonalidade perolizada Glacier White10, o resistente corpo do Lenovo Legion 5 Pro series é mais fino que o da geração anterior. Com design elegante na tampa e nas dobradiças, o novo notebook traz uma dobradiça à prova de impactos que aumenta a proteção e um obturador de privacidade eletrônico na webcam HD situada no topo. O Lenovo Legion 5 Pro series também é fabricado com uma liga de alumínio e magnésio (Al + Mg) que resulta em leveza extrema.

Os notebooks possuem o novo Legion Spectrum RGB Lighting, um sistema de efeitos de luz de fundo de 4 zonas desenvolvido especialmente para os PCs Lenovo Legion e o avançado teclado Legion TrueStrike. Os usuários podem escolher entre a luz de fundo opcional azul que combina muito bem com o notebook na cor Glacier White, ou experimentar todas as cores do arco-íris com 17 perfis de cor customizados — tudo acessível pelo Lenovo Vantage.

Mais Refrigerado, Fino e Silencioso do que Antes — o Lenovo Legion 5 Series (15”, 7)​ 

Especialmente construído para virtualmente todos os jogadores que querem um PC polivalente que os ajude a permanecer conectados, sociais e a se divertir sem sacrificar o desempenho, o notebook Lenovo Legion 5i de 15” com processadores Intel Core i7-12700H até a 12ª geração e o notebook Lenovo Legion 5 de 15” com processador até o AMD Ryzen™ 7 6800H atingem uma média fluida de desempenho gamer enquanto suprem perfeitamente as necessidades do trabalho multitarefa, produtividade e entretenimento.

Esses notebooks finos e super minimalistas são discretos e vêm equipados com GPUs até a opcional NVIDIA GeForce RTX 3060 para notebook, ou aprimoram ainda mais a experiência gráfica do seu PC com a GPU GeForce RTX 3070 Ti para notebooks proporcionando novos níveis de empolgação nos jogos com até 125W TGP da GPU e Boost Clock até 1485Mhz.

Os dois notebooks são vendidos nas cores Storm Grey e Cloud Grey10 com a opção de RGB 4-Zonas ou luz de fundo branca com a nossa nova solução Legion Spectrum RGB Lighting integrada ao teclado Legion TrueStrike, que agora vem todo em cinza – na mesma cor do notebook – com teclas WASD substituíveis para criar uma aparência customizada.

Quer você esteja digitando um relatório para a escola ou para o trabalho, ou simplesmente clicando em MOBAs, agora o teclado está muito mais silencioso, com uma redução de 33% no barulho da digitação quando comparado à geração anterior com o key travel (distância de acionamento de teclas) aprimorado e switches suaves com o key travel de 1.5mm. Além disso, o sistema de refrigeração dos notebooks Lenovo Legion 5 series ganhou maior eficiência térmica e tornou-se mais silencioso — com uma refrigeração 40% mais poderosa e uma área de exaustão 45% maior que a geração anterior.

Ultra portátil e projetado para ser 15% mais fino que o modelo anterior para acrescentar maior mobilidade, outra grande mudança nesse notebook gaming é a tampa metálica aprimorada em liga de alumínio e magnésio, que ajuda a manter as temperaturas mais baixas. Com novo design, a câmera agora pode ser erguida com somente um dedo e o recuo do I/O na traseira mantém todos os adaptadores USB-C® plugados à máquina, permitindo que o usuário coloque e tire o notebook da mochila facilmente.

Os notebooks oferecem velocidades ideais para jogos intensos com as configurações flexíveis da tela para quase todos os gamers, e inclui uma tela de até 15” WQHD (2560 x 1440) IPS 16:9 com taxa de atualização ultrarrápida de até 165Hz, gama de cores 100% sRGB com 300 nits, e imagens com o espectro completo com o Dolby Vision — alguns outros recursos dos novos Lenovo Legion 5i e Lenovo Legion 5 são:

  • O envolvente som estéreo do alto-falante 2 x 2W do Áudio Nahimic 3D, que soa ainda melhor quando combinado a um headset ou a alto-falantes externos9 
  • Suporta o veloz Wi-Fi 6E7 e o carregamento mais rápido e versátil do USB-C

Graças à colaboração entre a Lenovo e a Microsoft, os usuários terão acesso ilimitado a mais de 100 games da mais alta qualidade. Os consumidores gamers com PCs da Lenovo, inclusive os novos notebooks Lenovo Legion 5i e Lenovo Legion 5, podem ter acesso grátis por até três meses11 ao Microsoft Xbox Game Pass Ultimate, inclusive ao EA Play. Como novos jogos são acrescentados constantemente, sempre há algo novo para jogar. É possível fazer o download e jogar com fidelidade total ou joguar os games para console da nuvem com controles conectados. Os consumidores ganharão ainda três meses gratuitos para começar a jogar.

Monitores gamer — o Lenovo Legion Y25-30, Lenovo G27qe-20 e Lenovo G24qe-20 

Com uma gama de cores 99% sRGB e precisão de cores Delta E<2, a tela Full HD IPS de tamanho médio de 24,5” do novo Monitor Lenovo Legion Y25-30 ajuda os gamers a manter a concentração enquanto absorvem todos os detalhes no monitor gamer DisplayHDR 400 certificado pela VESA para uma experiência de visualização mais nítida.

Embora os gamers competitivos se beneficiem mais dessa tecnologia VRR de taxa de atualização variável inteligente desse monitor, capaz de proporcionar uma experiência mais profissional, seu excelente desempenho com as cores e os alto-falantes integrados 2 x 3W significa que ele também funciona perfeitamente para design gráfico, edição de vídeos, navegação multitarefas, ou ainda entretenimento e fazer o streaming de conteúdo em alta definição.

Projetado para ajudar a conquistar mais vitórias e proporcionar uma experiência mais fluida nos jogos – sem cortes ou travamentos na tela, o monitor é equipado com AMD FreeSync™ Premium12 para aprimorar ainda mais o gameplay e capturar momentos incríveis durante o streaming, e o Legion Y25-30 suporta a nossa câmera modular de alta qualidade.9 Elimine o streaking e o ghosting (efeito fantasma) com um MPRT13 (tempo de resposta de imagens em movimento) de 0.5ms e tempo de resposta extremo de 1ms para ter ainda mais precisão.

O design poderoso e elegante desse suporte ergonômico contém detalhes texturizados na parte traseira e um toque de cor dentro do recorte para organização dos cabos, que lhe confere o visual inconfundível da Lenovo Legion. Para ajudar a proteger os gamers da vista seca após longas batalhas, os monitores gamer da Lenovo possuem a tecnologia integrada de baixa luz azul para proporcionar uma experiência de visualização superior sem fadiga ocular ou distorção das cores — o Legion Y25-30, assim como os novos monitores de nível de entrada Lenovo G27qe-20 e Lenovo G24qe-20 são certificados pela Eyesafe.

Projetados para os gamers casuais de todos os estilos de vida e profissões, os monitores Lenovo Série G apresentam um desempenho impecável com tempo de resposta de 1m MPRT para os jogadores sociais e jovens profissionais que equilibram os estudos e o trabalho em casa e (quando sobra tempo) as suas necessidades de gamers também. 

Na hora de jogar ou assistir a filmes de ação, é difícil superar uma taxa de atualização de 100Hz por esse preço – com a taxa de atualização com overclock de até 110Hz nos dois monitores para ajudar a eliminar o streaking e o ghosting. Basta inclinar o monitor para colocá-lo em uma posição mais confortável e para ajustar os atributos da tela de controle ou customizar as configurações de cor para jogos específicos, aproveite a simples interface gráfica Lenovo Artery para uma experiência do usuário superior.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo