NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 chega com melhorias discretas

Foco total no equilíbrio e aceleração!

Com a chegada de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 vocês poderão ver aqui em nossa análise quais são as melhorias para seu antecessor e se vale a pena seu tempo e dinheiro.

A análise de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC via STEAM. Ele conta com legendas em PT-BR.

Academia é uma das novidades

Novidades e singelas melhorias

Nesta análise eu vou começar falando das novidades que Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 traz perante o último jogo da série. Afinal, por ser um esporte que praticamente não tem nenhum apelo no Brasil, porque alguém compraria a quarta ou quinta iteração da franquia?

O que eu posso dizer logo de cara é que ele traz uma acessibilidade muito maior. A grande novidade, assim por se dizer, é a Academia Futures. Nela você terá uma série de lições básicas que farão a diferença na hora de pilotar sua moto. Afinal, neste esporte o controle total de sua moto faz toda a diferença.

Além das aulas práticas para melhorar sua habilidade, agora o jogo conta com o botão rewind que vemos em diversos jogos de corrida. Caso cometa algum erro grosseiro, basta apertá-lo e voltar àquele momento.

Uma novidade interessante que acabei descobrindo pelo total acaso foi o mapa de mundo aberto chamado Complexo. Como já existia no Supercross 4 e agora no 5, é possível ir nas pistas disponíveis no jogo e explorar elas, porém, existe esse mapa único onde é possível ficar dando vários “rolezinhos” e pegando colecionáveis assim como participar de desafios. É só uma pena que parece que essa novidade foi jogada de qualquer jeito para testar a reação do público.

Adicionalmente, eu percebi que no geral o jogo conta com uma iluminação melhor assim como melhorias em suas texturas. A ambientação como um todo está melhor e aquele sentimento que toda pista era igual à que tinha em Supercross 4, finalmente acabou.

Por fim, eu notei que os loadings estão extremamente rápidos. Por ter jogado em um PS5 o SSD mostra claramente seu poder e você não demora mais do que 2 segundos para entrar na ação.

Se deu mal….

O que continua fraco

Em Supercross 4 eu havia feito uma reclamação de algumas animações e modelagens que infelizmente não foram melhoradas em Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5. Simplesmente continua horrível e tosco.

A modelagem dos pilotos, sejam baseados em pessoas reais como no personagem que você cria, continua sendo extremamente fracas. Parece que voltamos 10 anos ou mais no tempo neste quesito.

Além disso, a apresentação das corridas, piloto e do pós corrida melhorou um pouco. Mas está longe de ser algo bom. É sempre algo um tanto duro e as cenas são bem repetidas. Um detalhe bobo que me incomodou são os fiscais de prova que ficam na lateral da pista e que acabam sendo estáticos. Não apenas isso, eles ficam balançando uma bandeira (não sei para que) e a animação existe apenas para a bandeira animada.

Esse detalhe dentre outras tira a imersão do jogo mais vezes do que deveria.

Voa canarinho voa

Física continua sendo um grande destaque – análise Monster Energy Supercross 5

Algo que não poderia deixar de falar nesta análise de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 é que a física do jogo continua sendo extremamente prazerosa. Por ser um esporte de impacto, você terá a possibilidade de dominar sua moto de todas as formas possíveis.

Além das pistas de terra terem uma dirigibilidade única, você terá pela frente pequenas, médias e grandes lombadas onde será possível fazer os mais incríveis saltos. Porém, estamos falando de uma corrida, certo?

Então você deverá controlar a moto e seu peso para pousar bem após um salto, controlar a moto em uma série de lombadas curtas e mais.

Devo ser sincero e falar que sofri muito no início, porém, diferente de Supercross 4, em Supercross 5 eu senti que me adaptei muito mais rapidamente. O jogo conta com uma série de assistências que facilitam o desafio de domar sua moto. Além de ajustes na máquina você poderá contar com assistências na hora de frear ou até de controlar a gravidade de sua moto.

Vários modos!

Diversos modos

Por ser um jogo do esporte oficial, Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 conta com as pistas oficiais assim como os pilotos presentes em suas categorias.

Tendo em sua base um gameplay muito bem feito, ele se expande para todos os modos clássicos. Campeonato, corrida única, time trial, multiplayer online, construtor de pista e modo carreira. Isso claro, além dos novos modos que citei acima.

Dentre esses modos, o que merece algum destaque por ser algo diferenciado é o modo carreira. Nele contamos com três modos onde o primeiro é um modo tutorial, o segundo você pode correr na categoria 250SX (East ou West) e, por fim, poderá escolher a categoria máxima, 450SX.

Ao ganhar as corridas ou então conseguir a melhor posição possível, você irá avançar em sua carreira e poderá melhorar seu personagem com pontos de habilidade ou então contratar patrocínios para te auxiliar em sua carreira.

E algo que acredito ser uma novidade é que seu personagem sente fadiga e pode se lesionar. Você terá que prestar atenção neste e em outros detalhes para se manter sempre apto a pilotar.

De uma forma geral, Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 traz o combo de modos que todo fã quer, mas que ainda tem espaço para se aprofundar. Inclusive, para quem tiver prazer em criar pistas, recomendo o criador presente no game para fazer e compartilhar suas pistas com a comunidade e amigos.

Acelere com parcimônia

Conclusão da análise de Monster Energy Supercross 5

Concluindo esta análise de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5, eu posso dizer que sem dúvidas essa é a melhor versão do jogo. Porém, as evoluções presentes no quinto jogo da franquia são discretas se comparada ao quarto jogo.

A física continua impressionante e o jogo apresenta todos modos que um fã de jogo de corrida pode querer. Claro, existe sim espaço para melhorar tudo, em especial nas apresentações que é a grande parte negativa do jogo. Muitas vezes a imersão vai por água abaixo por ter uma animação ou apresentação tosca.

De resto, Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 é competente, mas não justifica ainda que o fã que já possui Supercross 4 migre para ele. Mas caso não tenha a iteração anterior e seja fã do esporte, Supercross 5 vale muito a pena.

A análise de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 7.5

7.8

Bom

Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5 evolui a fórmula se comparado a sua última iteração, mas não justifica a compra da nova versão para os antigos donos. As melhorias presentes são bem vindas e o conteúdo apresentado é vasto.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo