NOTICIAS

AbleGamers anuncia apoio oficial ao evento LATAM Accessibility Awareness Tournament 

Torneio organizado pela empresa de tecnologia DXC Technology contará com apoio do braço brasileiro da ONG especializada em acessibilidade e inclusão no mundo dos games

AbleGamers Brasil, ONG que promove a inclusão, diversidade e a acessibilidade de pessoas com deficiência no universo de games, anunciou hoje uma nova iniciativa de apoio ao cenário latino-americano através de uma parceria com a empresa de tecnologia DXC Technology para a organização do torneio LATAM Accessibility Awareness Tournament.

O torneio, que ocorre internamente com os funcionários da DXC Technology, terá início no dia 16 de maio e fará parte da celebração do Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, que acontece este ano no dia 19 do mesmo mês.

Sonic the Hedgehog 2 consegue a maior bilheteria para adaptação de jogos

A competição amistosa recebeu inscrições de quase 200 funcionários da DXC Technology que disputarão, em duplas, partidas eliminatórias de Rocket League, jogo multiplataforma escolhido por possibilitar a participação dos colaboradores de toda a América Latina. O evento contará, além da competição, com palestras e debates sobre acessibilidade, discutindo tecnologias existentes, melhorias necessárias e dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam no uso da tecnologia. 

“É muito importante o espaço que empresas como a DXC estão dando para o debate sobre acessibilidade. Quase 20% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência e, com o envelhecimento da população, este número só tende a aumentar. Por isso é crucial criar experiências acessíveis com foco em inclusão. Conscientizar desenvolvedores sobre essa necessidade, alinhado à divulgação do conhecimento da APX, é um grande passo em direção a este objetivo”, destaca Christian R. Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil.

As partidas serão disputadas e gerenciadas por meio da plataforma de e-sports Challengermode, apoiadora da AbleGamers. Entre os prêmios para os vencedores estão consoles Xbox Series S, assinaturas do serviço Xbox Game Pass e bolsa de estudos para a Certificação Accessible Player Experience da AbleGamers (APX), técnica de design acessível de jogos de videogame criada pela AbleGamers.

“A ideia do torneio com a AbleGamers nasceu da necessidade de pensarmos na inclusão de PcDs como algo ainda mais presente na DXC. Temos uma representatividade jovem em nosso corpo de funcionários e o ‘jogar’ foi uma forma de unir as pessoas em prol da causa”, afirma Claudio Dantas, VP de RH da DXC para a América Latina.

“O fato é que a inclusão de PcDs nos torna ainda mais competitivos, porque passamos a ter maior diversidade de pessoas, pensamentos, necessidades e, por consequência, entregas melhores. Também esperamos influenciar o mercado de tecnologia, e juntos, diminuir as barreiras rumo à acessibilidade, diversidade e inclusão”, finaliza Dantas.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo