REVIEWSANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5SWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Cuphead – The Delicious Last Course

Mais Cuphead nunca é demais!

Cuphead deixou sua marca por seu design, qualidade e por seu nível de dificuldade elevado. O jogo simplesmente encantou a todos com sua temática e gameplay frenético, que pode ser jogado com um amigo. Porém, mesmo tendo uma boa quantidade de horas, ele nos deixou com fome de mais, e desde 2018 esperamos pelos pacientes pela chegada de seu DLC. O dia finalmente chegou: The Delicious Last Course foi lançado depois de alguns atrasos (e uma série na Netflix) e estamos prontos para falar dele. Esta expansão inclui novos chefes, um novo personagem e muito desafio. Veja a seguir na nossa análise de The Delicious Last Course!

A análise de The Delicious Last Course foi possível graças a um código cedido pela distribuidora a qual agradecemos a parceria e oportunidade.

A maior novidade: a Srta. Cálice

Certamente você se lembra dela, nós a conhecemos no Mausoléu como um fantasma que aparecia quando o jogador chamava o lendário cálice. Este espírito está de volta e cansado de viver no plano astral, e é por isso que ele procurou os irmãos Cuphead para realizar seu sonho de materializar seu corpo. Para isso, eles precisam juntar alguns ingredientes e, em seguida, assar o um tipo de biscoito/bolo que vai devolvê-la a esta realidade definitivamente.

A Srta. Cálice muda de corpo com um dos irmãos por um período temporário. Para isso, é necessário equipar um amuleto de biscoito que o chef Saleroso fez. Quando equipado, antes de começar o nível, Cuphead ou Mugman mudarão de lugar com a Sra. Cálice e pronto – você já é um lindo cálice.

A Srta. Cálice ostenta um conjunto de movimentos únicos, como um salto duplo, uma boa esquiva que pode te livrar dos perigos, e até mesmo um ponto extra de vida. Ela muda um pouco a gameplay e traz um frescor (de leve) a fórmula de Cuphead. Ela não chega a facilitar muito as coisas como o personagem Funky em DK: Tropical Freeze para Switch. Em vez disso, ela dá aos jogadores mais opções para trabalhar, o que de certa forma faz dela uma personagem mais avançada, já que você precisa mudar a forma de jogar, que era igual entre os dois personagens principais.

Gosto que essa nova maneira de jogar encoraje um parry mais agressivo em vez da versão de salto, isso traz uma rapidez para o gameplay que eu curto. Seu ataque final, uma coluna de energia vertical, requer se aproximar dos inimigos, um especial de curto alcance que tira muito dano.

Vale lembrar que a Srta. Cálice pode ser usada nas fases do jogo base também, trazendo uma nova experiência para os jogadores e também facilitando uma fase ou outra para quem ficou travado.

Fases, Chefes e conteúdo adicional

The Delicious Last Course apresenta um prato de deliciosas e exigentes batalhas de chefes que, acredito eu, levarão os jogadores à provação de suas habilidades. Eu recomendo que os jogadores retornando se aqueçam repetindo um chefe ou dois no jogo base antes de ir para a expansão. Uma vez que você pode acessar o DLC mais cedo, os iniciantes devem pelo menos completar a primeira ilha antes de abordar o novo conteúdo. Um barqueiro irá te levar para uma nova ilha onde teremos 12 fases novas.

As novas fases são as mais difíceis de Cuphead? Eu diria que elas estão páreo com as batalhas do terço final de Cuphead em termos de dificuldade. Claro que isso vai de pessoa pra pessoa. Mas senti uma necessidade grande de ver cada pixel que poderia me matar e analisar bem o “hitbox” de cada tipo de movimento e projétil. Pois é… você também acaba fazendo isso sem perceber. Passar “na sorte” é algo que eu acredito não existir muito em Cuphead.

Em termos de design, esses adversários combinam com o capricho da galeria do jogo base. É impressionante como desde 2018, a arte e a movimentação ainda impressionam e muito. A ansiedade de ver como seria o próximo desafio, como os chefes iriam se transformar e etc.

Cuphead tem uma das melhores pontuações e prêmios de trilha-sonora de jogos modernos, e The Delicious Last Course carrega esse trunfo com algumas novas músicas que não deixam nada a desejar. Inclusive, o novo tema principal do menu do jogo consegue superar a música de introdução original, em minha opinião (não taquem pedras no amigo).

Uma outra evolução foi nos mini-jogos de mausoléu do jogo base. O novo movimento de parry coloca os jogadores contra cinco chefes únicos que só podem ser derrotados utilizando o movimento de maneiras cada vez mais criativas. Esses níveis também me forçaram a pensar em como atacar. Qualquer inimigo em Cuphead pode ser derrubado segurando o botão de tiro, mas descobrir diferentes métodos de usar uma manobra defensiva de forma ofensiva acabou me prendendo mais.

Nossos heróis também podem se equipar com novos poderes, como uma nova versão do tiro espalhado ou tornados que atingem em cima, ideal para atingir alvos aéreos naquela fase que você não consegue passar.

Conclusão

The Delicious Last Course com certeza é uma boa adição ao jogo base e mata um pouco a vontade dos fãs por mais fases, mais desafios e uma nova forma de jogar. Ele oferece um bom desafio para as suas habilidades, ao mesmo tempo em que refresca a aventura original, dando aos jogadores um novo personagem legal para desfrutar. E sim, no final do dia ainda é Cuphead – sem tirar nem por, mas eu me diverti muito revisitando o maravilhoso universo animado do Studio MDHR, testando minha habilidade com o passar desses 4 anos e comemorando cada “KNOCKOUT” na tela.

Há quem diga que Delicious Last Course é curto comparado com o tempo que levou para sua criação. Eu até entendo um pouco as críticas, já que tudo é muito bom e sempre queremos mais… Eu demorei algo em torno de 4 horas para zerar a DLC, enquanto o jogo base demora algo entre 13 e 15 horas (dependendo da sua habilidade). Então, para um conteúdo adicional a duração não me pareceu tão ruim, ainda mais somado ao seu valor (No PC por R$19,95). Temos ainda que levar em consideração os anos de “freeze” que tivemos nas produções dos jogos.

Com isso, The Delicious Last Course é uma bela adição ao jogo base com a Srta. Cálice sendo a principal adição. A DLC obriga os jogadores a saírem da sua zona de conforto e acaba tornando o jogo ainda mais inclusivo para quem está chegando agora.

A análise de The Delicious Last Course segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Cuphead - The Delicious Last Course

Visual, ambientação e gráficos - 9.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 9.5

9.5

Excelente

The Delicious Last Course é uma bela adição ao jogo base com Srta. Cálice sendo a principal adição. A DLC obriga os jogadores a saírem da sua zona de conforto e acaba tornando o jogo ainda mais inclusivo para quem está chegando agora.

User Rating: 1.25 ( 1 votes)

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo