ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWS

Análise: Predator XB273 GX 240Hz

Monitor conta com painel IPS de 27 polegadas e taxa de atualização de 240Hz

Altas taxas de atualização são uma obrigação em um monitor gamer. 120Hz é o mínimo, 144-165Hz é o comum, 240Hz é bastante e acima disso vira bagunça (pode ser que no futuro 240Hz seja o novo 120Hz). O monitor Predator XB273 GX pode ter apenas resolução 1080p em uma tela de 27 polegadas, o que pode ser pouco, mas traz consigo a promessa de calibragem de fábrica, 240Hz e painel IPS. Nesta análise vou te mostrar se vale ou não vale.

Esta análise só foi possível graças a uma unidade do Predator XB273 GX enviada pela Acer, por empréstimo, para análise. Eles estão lendo esta resenha junto com vocês.

DESIGN E CONSTRUÇÃO – Análise Predator XB273 GX

Se você viu nossa análise do Predator de 24 polegadas, também FullHD e de 240Hz, vai notar que eles são irmãos quase idênticos, exceto pelo tamanho. A construção e o design são idênticas. A borda da tela segue revestida em plástico e a base toda em metal. Até o adesivo do NVIDA G-Sync é o mesmo, mas aqui neste modelo ele vem acompanhado de outro adesivo sinalizando que há uma calibração de cor direto de fábrica.

Os ajustes ergonômicos são os mesmos, para altura, ângulo de visão vertical e horizontal. Assim como no modelo de 24 polegadas, não há uma tampa para cobrir as conexões do monitor, para dar um aspecto visual mais organizado. Mas no geral, a construção é excelente e os materiais também.

CONEXÕES DE VÍDEO E OUTROS RECURSOS – Análise Predator XB273 GX

O Predator de 27 polegadas conta com duas entradas HDMI 2.0, uma Display Port 1.4, jack de 3.5mm e quatro USB 3.0, duas na traseira e duas na lateral esquerda. Em termos de conexões, o monitor é farto e vai suportar até 3 dispositivos simultaneamente. Lembrando que para pegar os 240Hz e o G-Sync será necessário usar a conexão Display Port.

Na parte de áudio, o monitor conta com dois alto falantes de 2W cada, sendo um quebra galho, nada mais que isso. Jogar, consumir conteúdo ou ouvir música nestes alto falantes se torna uma experiência muito frustrante, mas para ouvir o áudio no Whatsapp da sua vó, funciona muito bem!

PAINEL IPS DE 240HZ – Análise Predator XB273 GX

Na tela seguimos a semelhança com o modelo de 24 polegadas que passou aqui pelo site. IPS, 240Hz, resolução 1920×1080, compatível com G-Sync, compatível com FreeSync, camada anti-reflexo no painel e bons ângulos de visão. O diferencial para o modelo menor é o adesivo que vem ao lado do adesivo do NVIDIA G-Sync, o ‘Color Accuracy’.

Sim, este modelo vem com uma calibragem de cor de fábrica, coisa rara. O que tem de monitor por aí, com boas especificações mas que ao tirar da caixa possui uma calibragem péssima…

Como nem todo mundo quer ter o trabalho de ficar calibrando ou muita gente (acredite) nem sabe fazer isso, ter um monitor calibrado de fábrica é excelente. E sim, a calibragem de fábrica é muito boa. Não precisei alterar nada, apenas ajustar o brilho para trabalhar ou jogar.

Sobre HDR, temos certificação HDR400. Mais uma vez, desempenho idêntico ao modelo de 24″. É legal ter, mas você raramente vai usar, pois a experiência não é das melhores.

CONCLUSÃO – Análise Predator XB273 GX

Este modelo em específico, o XB273 GX, é um pouco esquisito no que tange disponibilidade no mercado. Durante todo o período comigo, fiz pesquisas de lojas e preços. Ele não encontra-se disponível no próprio site da Acer Store. Nas grandes varejistas, somente em marketplaces. Parece que ele rodou por pouco tempo ou simplesmente não teve demanda.

Qualquer que seja o motivo, precisamos analisar, além do produto, seu posicionamento. Aonde encontrei, ele flutuava entre 3200 e 3500 reais. Sendo um monitor de 27 polegadas e resolução FullHD, é difícil justificar sua compra frente a outros modelos com resolução 2K e taxas de 144Hz ou mais.

Se você acha monitores gamers de 24 pequenos, não tem uma configuração tão forte para empurrar a resolução 2K e PRECISA dos 240Hz, ele se justifica. Tirando o preço e seu posicionamento de mercado atual, ele é um excelente monitor, ótimo painel para jogos, para consumir conteúdo e para edição de foto e vídeo que não requerem um painel absolutamente calibrado.

Porém, se seu foco é a melhor opção por dinheiro e você não se encaixa no perfil acima, opções gamers de painéis IPS e resolução 2K, como o caso do Dell S2721DGF. Por conta da resolução versus tamanho de tela e do preço versus opções disponíveis no mercado (da própria Acer/Predator), a recomendação fica limitada ao seu perfil!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: PRATA

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo