A Nintendo sabotou o prêmio de ‘Melhor criação de fã’ do TGA2016 (Opinião)

No meio de tantos anúncios divertidos e novas revelações de jogos esperados, como Mass Effect Andromeda e The Legend of Zelda, muitas pessoas, inclusive nós mesmos, não se deram conta de que o prêmio de ‘Melhor Criação de Fã’ simplesmente desapareceu e até agora ninguém falou nele. Além dos outros vacilos por parte da organização, como “dar” prêmio de forma fast food, sem qualquer explicação, comentário ou importância, ainda deixaram de lado este troféu. Por quê?

Devido aos processos encabeçados pela Nintendo contra fãs que recriaram Metroid e Pokémon Uranium, eu realmente achei estranho ver os dois como concorrentes na categoria. Seus desenvolvedores foram obrigados pela justiça a removerem os jogos da internet com o risco de um belo problema nas costas. Ou seja, só esses dois exemplos em si servem para mostrar o quanto essa categoria já era polêmica antes mesmo da noite de “gala”.

Alguns dias antes o site oficial da premiação SIMPLESMENTE REMOVEU tanto A2MR (Metroid) quanto Pokémon Uranium da lista. A categoria que antes contava com quatro candidatos, agora mostra apenas dois, como se fosse assim desde o começo! A Big N certamente acionou o The Game Awards juridicamente ameaçando caso a premiação fosse para frente e um dos dois games (A2MR ou Pokémon) ganhasse. Não bastou a Nintendo acabar com anos de trabalho dos fãs, ainda sabotaram a chance que eles tiveram de ter uma mínima relevância pelo esforço.

Espero que isso não abra procedente para problemas parecidos em premiações futuras. Para os que se lembram quando a Nintendo tinha representação no Brasil: “É Nintendo ou Nada” mesmo né? Francamente!!!!

Melhor Criação de Fã

Mostrar mais

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho é escritor, desenhista, filósofo de sofá, cineasta frustrado e ativista pela aceitação mundial de que videogame é arte. Redes: twitter.com/perfilricardoc, instagram.com/perfilricardoc.
Botão Voltar ao topo
Fechar