NINTENDONOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4SWITCHXBOXXBOX ONE

Dicas para iniciantes no PS4, Xbox One e Nintendo Switch

Por mais que algumas perguntas pareçam ser bobas, é comum para o novato (a) que compra um novo console ter dúvidas sobre diversos detalhes que irei falar abaixo. Caso tenha alguma dúvida que não esteja abaixo, é só perguntar que iremos responder e adicionar a matéria.

Estabilizador, No break ou Filtro de linha?

Esta pergunta é extremamente recorrente. Com o medo de um pico de luz, o gamer sempre quer saber qual é a melhor forma de proteger seu console. De cara já falo, NUNCA use estabilizador. É a pior opção possível e sim, pode até estragar seu console.

Dito isto, a melhor opção (e a mais cara) será o No Break, pois ele terá sua própria fonte e irá deixar seu console ligado caso tenha um pico de luz ou a luz acabe. Mas como ele é caro demais, a opção mais viável (e a que eu uso) é o filtro de linha. Nele vem um fusível que será queimado ao invés de queimar seus eletrônicos. Ou seja, caso tenha um pico de luz, você terá que comprar um fusível que custa meros 50 centavos.

Existe uma melhor TV para jogar?

O papo de TV está cada dia mais complicado, mas posso dar uma noção básica. A TV padrão a ser comprada é uma que suporte Full HD, ou seja, uma definição de 1080p (já adianto que a TV deverá ter mais de 32″, pois as de 32″ para baixo não suportam full hd). Outra coisa para ficar de olho é sua frequência chamada de Hertz. O comum é a TV vir com 60 Hertz. Alguns modelos mais avançados vem com 120/144 (o 144 é mais comum em monitores) e eles são uma escolha superior as TV´s com 60 Hertz, embora a diferença seja mínima.

Saindo deste básico, hoje se fala muito em 4K e HDR. O consenso geral é que o HDR é algo que muda muito a imagem com cores mais bonitas e uma iluminação melhorada. Já o 4K servirá somente se seu console (PS4 Pro e Xbox One X) suportar essa tecnologia. Caso não tenha os consoles mais top, foque em uma TV somente com HDR, pois tanto o PS4 como o Xbox One S já dão suporte a esta tecnologia.

destaque-302881-fot

Melhor Internet para o console

Sim, é necessário ter uma boa internet para poder baixar seus jogos, atualizar eles e jogar um belo multiplayer com seus amigos. Minha recomendação é que busque uma internet com, no mínimo, 30 megas de download. Atualmente tenho uma de 60 megas e estou extremamente satisfeito com a velocidade, porém, não são todos que não podem ter esta internet.

Sobre a velocidade mínima recomendada, eu diria 10 megas. Qualquer velocidade abaixo desta se tornará algo impraticável. Hoje grandes jogos beiram 50 GBs, alguns chegam a ridículos 80 GB´s. Temos atualizações de 5 a 20 GB´s dependendo do jogo. Infelizmente é obrigatório ter uma internet boa.

Claro, caso possua somente o Switch, você terá menos problemas, pois a maioria dos jogos tem menos de 10 GB´s e as atualizações são bem mais humildes.

Versões de cada console

De cara podemos eliminar o Switch deste tópico, pois ele só tem um único modelo. Mas é importante alertar que a Nintendo não está no Brasil, ou seja, não é uma tarefa tão simples achar um Switch a um bom preço e muito menos com garantia.

Agora vamos por partes, primeiro vamos falar do PS4 que é mais fácil. Hoje o PS4 contra com o modelo original (Fat) que não é mais fabricado, mas ainda é vendido. Tem o modelo Slim que é tão bom quanto o Fat, mas é menor e ligeiramente mais econômico. Os dois rodam os jogos normalmente e os dois consoles tem suporte ao HDR. Ou seja, eles são praticamente idênticos em performance. Por fim temos o novo PS4 Pro que é mais caro e é mais poderoso que o PS4 original. Nele os jogos rodam em sua maioria a 60 fps e tem suporte a saída a 4K nas televisões. Ou seja, você pagaria um pouco mais por uma performance um pouco melhor.

E indo para o Xbox One, tenho que detalhar um pouco mais. O primeiro Xbox One é certamente o mais inferior de toda família. Além de seu tamanho ser muito grande, ele não tem suporte a HDR. E assim como o PS4 Fat, ele já deixou de ser fabricado, mas ainda é possível encontrá-lo nas lojas. Seu substituto é o Xbox One S (slim). Diferente do PS4 que somente ganhou uma versão menor, o Xbox One S é efetivamente melhor que o Xbox One original. Nele você encontrará suporte a HDR, um processamento levemente superior e suporte a vídeos em 4K. Por fim temos o Xbox One X (o monstro). Ele é uma versão extremamente melhorada do Xbox One original e hoje é o console mais potente do mercado e entrega a melhor performance possível com suporte a HDR e gráficos 4K nativo. O problema dele é que é muito mais caro que todos os outros consoles já mencionados.

Vale informar que o Kinect foi descontinuado. Então nem se preocupem com este acessório que um dia já foi tão famoso.

Caso tenha dúvidas de qual console comprar, confira aqui esta matéria que irá ajudar. E caso esteja na dúvida sobre o Xbox One X por seu alto preço, veja esta matéria que pode ajudar.

HD-Externo-Portatil-Samsung-M3-2TB-STSHX-M201TCB-–-Preto-2330899

Qual HD externo comprar

Uma novidade bem negativa desta geração (PS4 e Xbox One) é que não importa se você comprar mídia física, você será obrigado a instalar todo conteúdo do jogo no console. Ou seja, além do sistema operacional ocupar muito mais espaço do que deveria, ele ainda vai instalar no seu HD o jogo completo e suas atualizações.

Com isso o HD de 500 GB´s “não da pra nada”. E ai temos duas sugestões. A primeira é comprar um console que já venha com um HD de 1 TB (também é possível comprar um HD de notebook e instalar no seu console). Já a segunda e menos invasiva é a compra de um HD externo. Isso é muito simples, basta comprar um HD externo de qualquer marca que tenha USB 3.0. Pronto! É só isso. Vejo que muitas pessoas tem dúvida quanto a marca e isso não importa, se ele tiver a entrada 3.0 ele vai funcionar (na teoria né. Se comprar um HD xingue lingue, não boto a mão no fogo). As marcas mais conhecidas são o Samsung, Western Digital, Hitachi, Seagate e Toshiba.

Agora falando do Switch, o console da Nintendo vem com míseros 32 GB de espaço interno. Para aumenta o seu espaço é necessário comprar um cartão micro SD. Novamente, qualquer marca serve, mas o interessante é que ele seja de classe 10. Atualmente eu tenho um de 128 GB que está aguentando muito bem. E vale notar que o Switch não tem suporte para o HD externo.

discuss-fisica-digital-luis

Jogo Digital x Físico

As pessoas que compravam jogo antigamente sempre iam as lojas comprar a sua linda caixinha com o jogo, porém, o modo de comprar jogos mudou. Hoje cada vídeo game (PS4, Xbox One e Switch) possui sua loja própria online que muitas vezes tem excelentes descontos.

Além de ser de extrema confiança, você baixa o jogo de forma imediata. É possível tanto registrar seu cartão de crédito em cada aparelho, como é possível comprar cartão pré pago de cada um para colocar créditos na conta. Mas faço duas observações.

1 – A primeira é que a mídia física pode ser revendida. Afinal quem vai querer dar a sua conta com todos os jogos e sua senha para terceiros? Acho que ninguém né? Então é algo de se pensar na hora de fazer um dinheiro extra para o próximo jogo.

2 – Como a Nintendo não está oficialmente no Brasil, você não terá como comprar na Store brasileira e os jogos físicos serão mais caros do que de costume. O que pode ser feito é fazer uma conta em outro país (canada ou EUA, por exemplo) e comprar na internet cartões pré pagos para comprar o que quiser. É assim que faço no meu Switch e uso a Amazon.

Vale comprar contas e jogos digitais no Mercado Livre?

A resposta curta e grossa é um belo não. Muitas vezes o vendedor pode comprar um jogo de um cartão clonado, ou então ele pode mudar a senha depois de um tempo, ou pode ser algo ilegal e por ai vai.

A tentação de pagar muito menos em um jogo é absurda, mas como diria o ditado, quando a esmola é demais o santo desconfia. Então fuja desse tipo de cilada. E claro, é possível que seja um negócio legitimo e que não vai te dar nenhum problema, mas quem está disposto a arriscar?

Por fim, vou dar um bom conselho. Junte-se com um amigo de confiança e com um gosto parecido com o seu e faça uma conta para os dois. Ai poderão dividir os custos e ambos poderão jogar o jogo ao mesmo tempo (um na conta original e o outro na conta criada).

gamaniak_chambre-dediee-consoles_19

Aonde guardar o console

Pode parecer besteira, mas muitos tem a dúvida de onde deveria colocar o console. A ideia é bem simples, ele precisa ficar em um lugar minimamente arejado. Eu diria que o “buraco” onde será guardado precisa ter cerca de 20 centímetros para os lados e para cima.

O refrigerador do PS4 é em suas laterais, enquanto o do Xbox One é em cima. Ou seja, é vital que você não tampe essas partes onde rola a refrigeração. E claro, evite um lugar onde o sol bata diretamente nele.

Posso carregar o controle pelo adaptador de celular diretamente na tomada?

Se você tem amor ao seu dinheiro e ao seu controle, não faça isso! Cada equipamento eletrônico tem uma voltagem ideal e tem uma saída de energia padrão. Uma coisa é a corrente que passa pelo USB do seu console ou do seu PC e a outra é a corrente que passa para seu celular.

A orientação é que carregue diretamente via seu console sem nenhuma gambiarra. É possível usar outros cabos que não seja o original do vídeo game? Sim, é possível, uso direto o cabo do meu celular para carregar meus controles, mas faço isso via o PS4 ou o Xbox One. Nunca pela tomada!

Jogar online e jogos de graça

Por fim, esta nova geração te obriga a assinar a PS PLUS (PS4) e a Games with Gold (Xbox One) para que possa jogar online com seus amigos. Então é bom que assine para conseguir jogar online, caso contrário, seu console só jogará as campanhas single player.

Para compensar este gasto, cada console lhe dará alguns jogos gratuitos por mês, ou seja, caso compre o PS4 você terá 2 jogos de PS4, 2 jogos de PS3 e 2 jogos de PS Vita por mês completamente gratuitos (a maioria é jogável no PS4). Caso opte pelo Xbox One, você ganhará 2 jogos para o One e 2 jogos para o 360 e todos serão jogáveis no Xbox One graças a retrocompatibilidade que ele possui.

E o Switch? Bem, ele terá um serviço similar, porém, ainda não está ativo. Ou seja, o online é gratuito até o momento e você não ganhará nenhum jogo.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo