3DSANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWSSWITCH

Análise: Captain Toad: Treasure Tracker é um puzzle game para todos

De antemão é legal dizer que essa análise está sendo escrita por alguém que não jogou a versão de Captain Toad no Wii U. A ideia aqui é alcançar o grande público do Nintendo Switch (que é extremamente maior do que os que possuíram o Wii U). O Switch nos dá essa oportunidade de jogar grandes jogos de um console que não fez o sucesso esperado e isso é ótimo para quem não teve a oportunidade de ter o vídeo-game da geração passada da Nintendo. Acreditamos que esse perfil é a maioria dos nossos leitores. Então vamos lá:

Captain Toad apareceu pela primeira vez em Super Mario Galaxy 1 e 2 (baita jogos) e depois disso se tornou um personagem jogável em Super Mario 3D World em níveis especiais chamados de “The Adventures of Captain Toad” ou “As Aventuras de Capitão Toad”. E, com o sucesso do personagem, chegamos ao jogo em questão – Treasure Tracker – onde temos um spin-off totalmente focado nesse personagem que cativou os fãs da franquia do encanador mais famoso do mundo.

1531500500_review-captain-toad-treasure-tracker-switch-3ds

Um Puzzle 3D

Captain Toad: Treasure Tracker tem belos gráficos e uma câmera em 360 graus que você rotaciona para melhorar sua visibilidade e achar segredos pelo mapa/mundo/fase/cubo. Tudo é muito bem pensado e não é raro você se impressionar com a capacidade de criação das cabeças da Nintendo.

O objetivo na maioria dos níveis é explorar o mapa com Captain Toad e chegar até a famosa estrela dourada (que de fato é o que os jogadores mais correm atrás em jogos do Mário, então porque não este ser o tesouro que o personagem tanto quer?!) e seguir para o próximo desafio. Alguns mapas mudam um pouco essa dinâmica e te coloca em carrinhos de mina ou em uma subida de vulcão. Porém a busca pelo 100% do mapa, coletando joias, cogumelos dourados e fazendo os desafios, são o que tornam o jogo verdadeiramente divertido. Apesar da estrela ser o objetivo final, ela está longe de ser a parte mais desafiadora do jogo.

2018071415540200-A6C056CABE0E1894654A3769FAF6D11E-1024x576

Mas não só de puzzles se vive em Treasure Tracker – você também terá de enfrentar chefões em certos momentos. Cada um com uma dinâmica bem específica. O que serve muito bem para dar uma quebrada na parte de quebra-cabeça e dividir bem os momentos do jogo. Além disso a Nintendo é famosa por chefes criativos e acessíveis e aqui ela não deixa a desejar!

Tudo isso contribui para o alcance do jogo, apesar de Treasure Tracker não ser um jogo difícil para quem já é gamer de longa data, ele pode te prender por várias horas com esses objetivos secundários e com desafios de tempo, não tomar dano ou até mesmo não usar certas partes do cenário.

Além disso existe o desafio do “Pixel Toad” depois de completar um nível você pode entrar novamente e tentar achar um Toad pixelado que irá se esconder atrás de paredes ou árvores até que você possa encontrá-lo. Dando ainda mais motivos para você voltar ao mapa. Um belo fator replay para aqueles que buscam o 100% dos jogos.

https://youtu.be/zn5xoxGjWBM

Jogando com 2 players – Chega de “vira ali, não, pra lá, não, ali oh”

Uma das adições que caíram como uma luva para o Switch foi o modo de dois jogadores. Usando um joy-con, cada um terá seu papel na jogatina em dupla. Um controle será responsável por andar com o personagem e girar a câmera para os lados, enquanto o segundo jogador tem controle total da câmera em 360 graus e pode atirar nos inimigos e apontar soluções para o outro jogador com a mira que aparece na tela.

Isso torna Captain Toad: Treasure Tracker, um jogo pensado para o single-player, um ótimo jogo para ser jogado em dupla. A ideia do segundo jogador ter sua participação integrada e não ser só um palpiteiro de fora do jogo foi uma ótima surpresa não só pra mim mas também para minha esposa que é uma jogadora casual que gosta de dar pitacos na minha jogatina. Com essa modalidade ela não precisa levantar do sofá para apontar pra a TV me dizendo o que ela acha que é o certo a se fazer, em Captain Toad o palpite é dado diretamente do sofá. Bela sacada, Nintendo!

WiiU_CaptainToad_scrn01_E3

Uma bela adição por um preço justo

Extremamente indicado para quem não tem o jogo para Wii U, Captain Toad: Treasure Tracker é um jogo obrigatório para fãs da maior franquia da Nintendo e uma ótima opção para quem está sempre jogando com alguém ao lado. O jogo não tem os maiores desafios já criados em jogos deste estilo, como FEZ, mas diverte bastante e é ótima opção para aquela pausa nos jogos mais hardcore.

Criticada por retirar níveis ligados ao Mario 3D World, a Nintendo consegue se redimir trazer ótimos níveis inspirados em Mario Odyssey. O que não justificada a retirada dos níveis anteriores mas agrada pela qualidade superior dos níveis novos.

Por fim o jogo é vendido por $40 (dólares) nos EUA e por R$ 155,49 no Brasil – Clique aqui para ir à loja.

{{

game = [Captain Toad: Treasure Tracker]

game = []

info = [Lançamento: 13/07/2018]

info = [Produtora: Nintendo]

info = [Distribuidora: Nintendo]

plataformas = [Switch, 3DS]

nota = [5/5]

decisão = [Compra certa para quem nunca jogou]

texto = [Puzzles acessíveis]

texto = [ainda mais divertido com 2 jogadores]

positivo = [Dificuldade gradual]

positivo = [Chefões]

positivo = [Soft coop reinventado]

positivo = [Fator replay e desafios]

negativo = [Dificuldade baixa para alguns]

}}

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo