Museu itinerante do Vídeo Game volta ao Nova América e inaugura exposição de 2019

Após o grande sucesso ocorrido nos anos anteriores, o Museu do Videogame Itinerante volta ao Rio e inaugura exposição interativa e gratuita no Shopping Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 – Del Castilho). De 12 de janeiro a 03 de fevereiro os visitantes vão conhecer, rever e até jogar em um único espaço, 46 anos de evolução e história dos videogames. Com entrada TOTALMENTE GRATUITA e aberta ao público, serão mais de 300 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos para jogar, além de trazer Palco Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes e as áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBOX ONE X.

A novidade deste ano é a exposição da réplica do BROWN BOX – o primeiro protótipo de console de videogame do mundo. O primeiro console de videogame do mundo completará 47 anos em 2019. Isso mesmo! O Magnavox Odyssey, lançado em 1972, inaugurou um mercado que, com quase cinco décadas, movimenta mais de 100 bilhões de dólares ao ano pelo mundo. No entanto, para que ele existisse, Ralph Baer, engenheiro alemão naturalizado norte-americano criou e aperfeiçoou um protótipo que ficou conhecido como BROWN BOX (caixa marrom). E este protótipo está exposto, atualmente, no The National Museum of Americam History, nos Estados Unidos.

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.

Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. Os visitantes também poderão conhecer e jogar no novo console da Microsoft: o XBOX ONE X.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames¨.

SERVIÇO

MUSEU DO VIDEOGAME ITINERANTE

Data: 12 de janeiro  a 03 de fevereiro de 2019

Local: Shopping Nova América – Praça de Eventos 1º piso

Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Jr., 16 – Del Castilho. Tel.: (21)3083-1000/3083-1005

Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h. Domingo e feriado das 13h às 21h.

GRÁTIS

Publicado
Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *