NOTICIASANÁLISESPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Judgment, nem todo herói usa capa, nem todo vilão usa máscara!

Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

Quando fui escalonado para fazer o review de Judgment, confesso que pouco sabia sobre ele. O máximo que eu tinha de informação era que seria um título trazido pelo mesmo estúdio de Yakuza, Ryu Ga Gotoku Studio, e como um spin-off da série, me perdoem fãs, mas eu não joguei todos os Yakuzas então não tenho muitas referencias, OK?

Falando de modo geral, Judgment foi mostrado na TGS de 2018 e finalmente chega as prateleiras do PS4. Os gráficos são os mesmos já conhecidos dos fãs, tudo baseado no mundo real, neon lights e um mundo bem vivo.

Ambientação

Judgment começa exatamente com uma resolução de um caso do advogado Takayuki Yagami que faz parte do quadro de funcionários da Genda Law Office. Um de seus clientes, recentemente absolvidos, acabara de ser incriminado novamente por ter matado sua namorada a facadas e incendiado a casa dela. Isso foi a desgraça da carreira de Yagami, ele não conseguia mais advogar sabendo do que causou a uma pessoa, quando venceu aquele caso e a absolvição. Mesmo em negação, pois se recusa a acreditar que seu cliente tenha cometido o crime, resolve deixar a profissão.

3 anos se passam, mas a advocacia não o abandona Yagami, apenas muda de forma. Agora Yagami ganha a vida sendo detetive, indiretamente ele ainda trabalha para seu antigo escritório Genda Law Office, mas como um agente de campo, coletando provas, encontrando álibis, desvendando quebras cabeças e eventualmente quebrando a cara dos mal encarados Yakuzas. Sim Yagami também manja dos paranauê, é um mestre de Kung-Fu que domina dois estilos, o da Garça Azul e o estilo do Tigre, o que lhe é muito bem vindo, pois ele precisa disto com muita frequência.

O jogo se passa no distrito de Kamurocho em Tókio, um bairro já conhecido dos fãs, e olha, pelo que eu pude pesquisar e entender, o bairro é retratado de forma bem fiel, provavelmente as localizações mudem de lugar com freqüência, mas as ruas e ambientes públicos sem mantém. O bairro anda infestado de Yakuzas e algumas famílias têm brigas constantes, resultando também em muitos crimes. Yagami será inserido nesse contexto e, por conta de um crime que ajudará a solucionar, terá de tomar algumas decisões que influenciarão diretamente no controle das facções de Kamurocho.

Mecânica

Confesso que o mais me impressionou em Judgment foi a quantidade de coisas a fazer, assim como as mecânicas exigidas para certas atividades. Como um bom agente de campo, ele precisa visitar cenas de crime e uma vez lá é necessário vasculhar o ambiente em busca de provas. Aqui você tem de vasculhar canto por canto em busca de algo que possa auxiliar o time da Ganda Office a resolver seus casos.

Mas nem só de CSI vive um detetive. Muitas vezes para vasculhar as cenas de crime será necessário um pouco de criatividade e para isso o game te dá muitas ferramentas. Você terá a sua disposição disfarces, ferramentas de comunicação com seus parceiros e até mesmo um drone que pode ser utilizado para prescrutar a área, ouvir conversas, descobrir entradas ou itens que não seria possível a pé. Quando infiltrado ainda será possível usar um lockpick ou um fio para arrombar as portas. Geralmente infiltrações vem acompanhadas de uma mecânica stealth.

E mesmo com todas essas possibilidades, você ainda terá de sair na mão ou com o que o ambiente te disponibilizar, sério, você pode usar caixas, cones de transito, sofás, cadeiras e até bicicletas para acabar com a raça daqueles que ousam cruzar seu caminho e acredite, muitas vezes as pessoas VÃO querer cruzar seu caminho. As vezes você está ali de boas andando pela rua quando de repente alguns maus elementos resolvem escorraçar você. Aí a criatividade manda, sair correndo ou enfrentar, usar o ambiente ou mesmo as paredes para acrobacias para poder resolver essas rixas.

A evolução do personagem se dá com SPs. Esses são ganhos em toda ação que você desempenha. Falou com um char que precisava? SP ganho. Descobriu uma prova importante numa cena de crime? SP ganho. Andou pela cidade e jogou minigames (já abordo inclusive)? SP ganho. Basicamente o SP é a forma de recompensa mais perene no game ainda que exista a moeda corrente, Yen, que é usada para aquisição de itens.

De itens o jogo está cheio, de lojas também. Cada loja possui seus próprios itens e além disso ainda é possível comer, tomar café, andar de táxi, comprar presentes para amigos e para sua namorada e o mais importante, MINIGAMES! Mas cara, eu não diria APENAS MINIGAMES! Você pode ir até arcades houses e escolher uma máquina para jogar. Para se ter uma ideia, a casa da Sega conta com os games Fighthing Vipers, Virtual Fighter 5, Puyo Puyo e Fantasy Zone, que você paga alguns Yens e pode jogar. Eu pirei demais nisso aqui, chegando a fechar algumas vezes o Virtual Fighter 5. Foi bem surpreendente descobrir que um jogo possui jogos reais para jogar dentro dele.

Conclusão

Judgment é um ótimo jogo para você que já acompanha a série Yakuza. Eu me diverti muito acompanhando Yagami em sua saga para redenção e aposto que tem muito mais cosias que eu posso fazer. Definitivamente vou revisitar o game para poder aproveitar um pouco mais das sidequests, sendo elas um conteúdo bem massivo que eu não tive tempo para explorar e que por vezes me deixava confuso.

Os gráficos acompanham os jogos da Ryu Ga Gotoku Studio, o que não é algo que desagrada visualmente falando, mas as vezes fica visível que não há um trabalho de captura facial e que a expressão de alguns personagens durante diálogos fica, deveras, estranha. Mas não é nada que diminua a experiencia do jogo, é apenas algo que pode ser melhorado!

Agora vai lá, acaba com os Yakuzas e me conta o que você achou!

{{

game = [Judgment]

game = []

info = [Lançamento: 25/06/2019]

info = [Produtora: Ryu Ga Gotoku Studio]

info = [Distribuidora: SEGA]

plataformas = [PS4]

notaV2 = [8,0]

decisão = [Detetive porradeiro, chega mais]

texto = [Muita coisa para fazer]

texto = [tão pouco tempo para jogar]

positivo = [Mistura de mecânicas]

positivo = [História]

positivo = [Game in game]

positivo = []

negativo = [Animação de expressões]

negativo = [Confuso]

}}

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo