Sem categoriaESPORTSNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4SWITCHTop UltimafichaXBOXXBOX ONE

OPINIÃO: FIFA 20 está sendo bombardeado pelo mundo (ainda bem)

Jogadores de FIFA 20 de todo mundo não perdoam nas críticas

Esse é um artigo de opinião do autor e não reflete a posição de toda a Redação

Jogadores de FIFA 20 de todo mundo não perdoam nas críticas e análises. Mais um FIFA, mais uma polêmica. FIFA 19 foi extremamente mal recebido por jogadores, atletas profissionais da franquia e por sites especializados em jogos eletrônicos. Diversos bugs no lançamento (o que é inaceitável para um jogo que é praticamente sempre uma DLC do ano anterior), microtransações desrespeitosas e ofensivas e por ter um preço cheio no lançamento não trazendo nada de diferente do ano anterior.

Parece que a EA não aprendeu e FIFA 20 vem sofrendo, mais uma vez, forte crítica. E o que me deixa mais feliz, a maior parte da pressão está vindo do público geral e não da imprensa! Infelizmente não posso dar minha opinião oficial do jogo pois ainda não recebemos (e não sabemos se vamos receber) uma cópia de FIFA 20 para análise. Mas, o que posso, é te mostrar os fatos.

LEIA MAIS

JOGO DE LUCRO BILIONÁRIO SEMPRE QUEBRADO

Assim como FIFA 19, FIFA 20 foi lançado com diversos problemas. Problemas estes relatados aos montes em Forums e redes sociais pelo mundo. A hashtag #FixCareerMode chegou a ser trending topic do Twitter, fazendo com que se pronunciar:

“A partir do feedback recebido em FIFA 19, foi uma prioridade abordar estas preocupações em FIFA 20 e implementamos melhorias lógicas neste sistema no início do desenvolvimento, quando os resultados eram positivos.

“Infelizmente, uma mudança perto do final do desenvolvimento, a inserção de um calendário fixo na primeira temporada do Modo Carreira, resultou num problema onde mudar o calendário dos jogos cria novos problemas de congestionamento de partidas. A nossa equipa está a investigar uma correção para este novo problema e também está a investigar o sistema para ver se existem outras melhorias que podem ser feitas para melhorar os algoritmos.”

É ISSO QUE VOCÊ LEU! Eles estavam cientes mesmo antes do lançamento que o jogo estava parcialmente quebrado! Foi identificada uma mudança ao final do desenvolvimento, ANTES DO LANÇAMENTO, e mesmo assim a EA preferiu lançar sua mina de dinheiro o mais rápido possível do jeito que estava, sem se importar com a péssima repercussão do título de 2019. O que importa (parece) ser cobrar R$275,00 em lojas físicas, preço acima de outros lançamentos de grandes jogos single players e muito acima de jogos anuais, como o concorrente PES 2020.

O FEEDBACK DOS SEUS JOGADORES PARECE NÃO IMPORTAR

Outro ponto debatido mundo à fora é o cabeceio dentro de FIFA 20. Jogadores reclamaram que o cabeceamento quase nunca resulta em gol ou jogada perigosa, sendo impossível usar jogadas aéreas com foco em gols de cabeça. Sabe qual foi a resposta da EA para este tópico?

“Grande parte desta decisão está num esforço em promover a diferenciação de habilidade e a ideia que a maioria dos golos marcados são um resultado direto das ações do jogador.”

“Apesar de estarmos sempre à procura de formas de melhorar o jogo, de momento não temos planos para mudar isto em FIFA 20.”

É isso mesmo. Tá todo mundo reclamando? OK, seguiremos com o que temos.

Outro feedback é de que o botão de passe foi fortemente nerfado, impedindo que você use ele para sair com a bola da defesa de cabeça. O passe de cabeça na defesa para a saída de bola está bem mais fraco do que no ano passado. E a resposta?

“Em FIFA 20, devido às mudanças nos cabeceamentos, como abordado na anterior questão, os jogadores que usam o botão de passe podem notar que a ação é menos eficaz. Os jogadores devem usar o botão de corte de bola para tentar tirar a bola da área ao defender.”

Você quer usar o passe? Nós queremos que você use o corte de bola.

Os goleiros, sempre polêmicos em jogos de futebol, também deram as suas caras. Em um jogo de futebol parcialmente quebrado, os goleiros tendem a ser grandes vítimas. E parece que esse era mais um problema que a EA estava ciente, pois olhem a resposta da mesma:

“Existem diversas atualizações e correções nas quais estamos a trabalhar para lançar numa futura atualização, com um foco específico nas áreas mencionadas”.

Como que um jogo lançado há poucos dias já pode ter diversas atualizações e correções planejadas para o futuro? É sério, EA. Como vocês lançam um jogo com DIVERSAS CORREÇÕES PLANEJADAS? Isso é desonestidade com seu público fiel.

Vou até dar um desconto para a multibilionária EA. Vou parar de citar o feedback da comunidade por aqui, para não ficar muito extenso. Mas não acabou!

MICROTRANSAÇÕES QUE JÁ ERAM OFENSIVAS VÃO GANHAR MAIS UM LUGAR EM FIFA 20

FIFA é o título da EA (provavelmente) mais rentável quando falamos de microtransações. O modo Ultimate Team é um desrespeito para quem ama o formato. Ou você jogar por centenas de horas para conseguir uma carta razoavelmente boa ou despeja dinheiro aos montes para conseguir o time dos sonhos. NÃO É JUSTO! Quem não gasta não consegue jogar competitivamente de igual para igual. É PAY TO WIN! Falando o português bem claro, é PAGUE PARA VENCER!

Pois bem, teremos mais microtransações em FIFA 20 vindo por ai! O novo modo VOLTA, também criticado por ter informação demais na tela, cores, luzes e um monte de bobagem que atrapalha o gameplay, TERÁ MICROTRANSAÇÕES NO FUTURO! Vou deixar um trecho da própria EA para ilustrar mais este absurdo:

“Construímos o jogo para que, no futuro, podemos adicionar compras in-game se sentirmos que acrescenta algo à experiência do jogador”

A única coisa que é acrescida com a inserção de microtransações no modo VOLTA é a quantidade de dinheiro que vocês receberão a cada mês. Não somos otários, pelo menos não a maioria de nós.

O QUE A COMUNIDADE ESTÁ ACHANDO DE FIFA 20?

Vou deixar vocês com 4 capturas de tela, uma para cada console onde FIFA 20 foi lançado. Aqui você verá o verdadeiro sentimento dos JOGADORES, diferente da mídia gringa.

Os prints são da data desta publicação, 30 de Setembro de 2019. Qual será a resposta da EA para estas notas pífias no Metacritic? Será que a solução será uma microtransação cosmética para o menu do jogo? Ou será que o terceiro uniforme dos times também deve ser pago? As chuteiras que as pessoas tanto gostam de trocar, será que se forem pagas melhoram as notas?

NÃO ACEITAMOS MAIS QUE VOCÊS FAÇAM O QUE QUISER!

Fico muito feliz com a conscientização dos jogadores pelo mundo. Foi-se o tempo onde engolíamos tudo que nos era oferecido pois não dava para reclamar. Vocês tem voz! Através da imprensa e através de vocês mesmos! Vocês devem dar uma BASTA para práticas cada vez mais abusivas e para jogos cada vez mais preguiçosos! Não aceitem que um jogo anual quase sem inovação ser lançado com problemas! E isto não é apenas para FIFA ou EA, diversas empresas tentam cada vez mais tirar o seu dinheiro sem justificativa! GEARS 5 é um exemplo que, após ser lançado e receber inúmeros elogios, liberou diversas microtransações onde uma skin custa 10 dólares e uma finalização mais 7 dólares. Reclamem, gritem e principalmente, não comprem jogos assim!

Parte da matéria usou o Eurogamer como base argumentativa.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo