Analise: Assetto Corsa Competizione no console deixa a desejar

Jogo é muito bom, mas peca na hora de considerar o joystick como um controle

Antes de falar do lançamento de Assetto Corsa Competizione, tenho que contar sua história. O jogo é um spin off do Assetto Corsa tradicional, mas segue a mesma vibe de ser um simulador de corrida profissional. Ou seja, não compre o jogo achando que ele será apenas mais um jogo de corrida e muito menos um jogo arcade.

O jogo não apenas é um simulador de corrida, mas é um simulador nichado de corrida que foca nos carros GT (Gran Turismo) e mais especificamente no campeonato europeu GT World Challenge.

Competizione entrou em early access na Steam em 2018 e foi oficialmente lançado em 2019. Um ano após sair para PC, o jogo chegou ao Playstation 4 e Xbox One no dia 23 de Junho. Será que a adaptação para os consoles foi boa? Confira na análise abaixo.

Nada como o falso sentimento de liderar uma corrida antes dela começar

Compre um volante ou nem tente jogar Assetto Corsa Competizione

Como falei acima, Assetto Corsa Competizione é um simulador quase profissional de corrida e para tal, você praticamente precisa ter um volante para jogá-lo. Como não tenho um volante, que custa de 2 mil reais para cima, tive uma experiência cheia de emoções.

Somente considerando a atual geração de consoles, eu joguei todos os jogos de Formula 1 (incluindo um beta para F1 2020), todos Dirt lançados (incluindo um alpha de Dirt 5), Gran Turismo Sport e todos os Forza da Microsoft. Digo isso para demonstrar que tenho vasta experiência em jogos de corrida. Mesmo tendo essa experiência e conhecimento de automobilismo, eu simplesmente não consegui completar um única volta sem sair da pista.

É inquestionável que Competizione possui inúmeras qualidades como carros lindos, um som impecável, uma simulação de física de ponta, diversas câmeras dando imersão, porém, ao jogar no controle, o jogo simplesmente desmorona.

Muito infelizmente minha experiência pessoal foi a pior possível e caso não seja jogador da franquia ou um ávido conhecedor de engenharia de carros, você pode sofrer a mesma frustração que sofri.

Mas para acabar esse tópico com um destaque, tenho que falar da IA. Os adversários são muito competitivos e não irão se incomodar em estar lado a lado em uma curva. É possível ajustar a IA para ser mais ou menos agressiva conforme seu nível.

Câmera de dentro do capacete impressiona

Muitos pontos positivos e alguns negativos

Ok, na jogabilidade com o controle Assetto Corsa Competizione pode deixar a desejar, mas e o resto do jogo? Bem, a primeira coisa que posso falar é que o som dos carros é fenomenal. Cada carro tem seu próprio som e é absolutamente fantástico. Até para degustar desse belo áudio, recomendo fortemente utilizar uma câmera interna que além das já conhecidas no mercado, inclui uma dentro do capacete.

Por falar de câmera interna, cada carro é fielmente representado incluindo até a costura no couro. É um prazer visual olhar cada detalhe dentro dessas supermáquinas.

Abordando a parte gráfica, o jogo corre somente a 30 frames por segundo e não incomoda muito, embora 60, como é  na versão de PC, seja melhor. O gráfico no geral é bem bonito, incluindo os carros, as pistas que foram feitas com imensa fidelidade e a iluminação. Mas não chega a se destacar em um mundo onde temos tantos jogos de corrida com excelentes gráficos.

Na realidade o jogo deixa a desejar em alguns momentos com pop up de textura, fatores extra pista (torcida, árvores, etc) com uma modelagem extremamente simplista e eventualmente (acontece mais quando está chovendo) aparece um fantasma do carro entre a aceleração e frenagem.

E abraçando a simulação do jogo, você não somente terá inúmeros ajustes a fazer como terá que ficar de olho em diversos fatores como pressão e temperatura do pneu que irá influenciar diretamente no grip de seu carro.

Alguns dos carros disponíveis no jogo com a DLC (mas é quase tudo já)

Conteúdo limitado, mas não no lançamento

Um dos problemas que Assetto Corsa Competizione sofre desde seu lançamento é com o seu conteúdo. A versão de lançamento para consoles é a 1.3 faltando pouco para lançar a versão 1.4.

Isso já traz cerca de 30 carros e quase 20 pistas. Caso compre o jogo até o dia 7 de julho de 2020, receberá gratuitamente o pacote Intercontinental GT Challenge Powered by Pirelli que traz conteúdo adicional. Caso vá comprar o jogo após o dia 7 de Julho, terá que desembolsar mais 15 dólares pela DLC.

Essa DLC, inicialmente incluída no jogo, traz 10 novos carros e 4 novas pistas: Kyalami Grand Prix Circuit (África do Sul), Suzuka Circuit (Japão), Weathertech Raceway Laguna Seca (Estados Unidos) e Mount Panorama Circuit (New South Wales Australia).

Quanto as pistas, acredito que já temos um número interessante, até pela possibilidade de ter um sistema de customização de pista muito rico com dia, noite, chuva e mais. Porém, os carros ainda deixam a desejar. De um lado é muito bom poder dirigir um carro com todos seus detalhes e customizações da vida real. Por outro lado, temos apenas um pouco mais de 30 carros para escolher.

Felizmente a diferença de jogabilidade entre os carros é nítida e você irá investir um bom tempo tentando domar o carro que mais se adapta ao seu estilo.

customização de corrida sempre impressionante

Modos de jogo

Algo muito importante em um jogo de corrida são seus modos de jogo. Bem, Assetto Corsa Competizione conta com relativamente poucos modos, mas ricos em customização.

Dentre os modos temos corrida única, multiplayer, campeonato e modo carreira. O interessante é que caso escolha uma simples corrida existe diversos sub grupos para escolher como teste, sprint, corrida de muitas horas, 24 horas de Spa (circuito da Bélgica), pode alterar horário da corrida, seguir com horário oficial, acelerar em até 48x o tempo, mudar a imprevisibilidade do tempo e mais.

Ou seja, isso transforma as corridas de formas inimagináveis e sempre com conteúdo oficial do campeonato de Gran Turismo. Por falar em campeonato, também temos o modo com este nome, onde escolherá seu carro e correrá dentro dos ajustes que você fez (com ou sem classificatória, corridas curtas, medias, longas e muito mais).

Algo que é uma crítica ao jogo desde seu lançamento é seu modo carreira. Ele é simplesmente um modo campeonato, mas com uma espécie de teste/trial para saber o quão bom//ruim você é. Mas no geral acaba sendo a mesma coisa que fazer um novo campeonato.

Vale ou não vale comprar Assetto Corsa Competizione?

Essa é uma pergunta muito complexa. A minha primeira resposta é, se for comprar, faça isso agora, pois o conteúdo extra e a economia de 15 dólares da DLC compensa muito.

Além disso, para jogar Assetto Corsa Competizione como se deve, recomendo muito ter um volante. Infelizmente jogar somente no controle, é decepcionante. Isso não quer dizer que o jogo seja ruim, pelo contrário. Ele está repleto de qualidades e detalhes que são fielmente replicados por ser uma simulação de alto nível. O grande destaque vai para o áudio impecável e para como cada carro é diferente na dirigibilidade.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

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Assetto Corsa Competizione Deixa a desejar

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade (considerando controle) - 5
Áudio e trilha-sonora - 9
Diversão - 6

6.9

Bom

Assetto Corsa Competizione é um simulador de carro impressionante para a competição GT que finalmente chegou aos consoles. Embora esteja cheio de qualidade, sua adaptação para o console deixou a desejar em algumas áreas, principalmente na jogabilidade com o controle.

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Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.
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