Sem categoriaANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWS

Análise: Logitech G512 Carbon com layout ABNT2!

Teclado com acabamento premium, RGB, chassi de alumínio e padrão de teclas brasileiro!

Com certeza você já se apaixonou por um teclado mais top de linha, de uma grande marca e desistiu de seguir com a compra por conta do padrão das teclas. Muita gente é apegada ao padrão brasileiro (ABNT/ABNT2), seja por costume de uso ou por conta do padrão que usa no trabalho. Comemore, com o Logitech G512 Carbon você tem uma opção!

Gosto por padrão de teclas não se discute. Alguns preferem o padrão americano, outros o brasileiro e alguns, como eu, podem tranquilamente usar ambos ao mesmo tempo. Claro, em alguns momentos você tenta usar um acento de forma errada, mas rapidamente se acostuma. O ponto em questão é a falta de opção no mercado nacional, onde algumas marcas simplesmente trazem o modelo americano sem oferecer o padrão ABNT/ABNT2 para nossos gamers.

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Lembram do HyperX Alloy Origins revisado aqui no site? O teclado com RGB mais incrível que já usamos? Se colocar lado a lado o HyperX Alloy Origins e o Logitech G512 Carbon, principalmente desligados, você notará grandes semelhanças.

Começando pelo chassi de alumínio na parte inferior do teclado, corpo esse extremamente rígido e sólido. Por conta dessa chapa o peso geral do teclado pode ficar um pouco além do que você espera, principalmente se deseja se deslocar com ele na mochila para lá e para cá.

As keycaps são de ótima qualidade, com impressões dos caracteres principais transparentes e nos secundários em cinza. Isso foi um ponto negativo, pois usar o teclado sem iluminação ligada gera uma dificuldade de enxergar a tecla, mesmo em ambientes claros. O teclado possuí apenas dois pés, com uma opção de elevação. Outro ponto negativo, pois quase todos modelos oferecem pelo menos duas opções de ajustes de altura, além do padrão reto. Descanso de pulso não existe dentro da caixa caso esteja acostumado a usar.

Sem a iluminação ligada o teclado é extremamente sóbrio e discreto, podendo ser facilmente usando em seu ambiente de trabalho, desde que não seja um ambiente muito silencioso, pois mesmo os switches sendo brown fazem um barulho que pode incomodar algumas pessoas. Ele possui todas as teclas normais de um teclado, porém sem nenhuma macro. As keycaps são “vazadas”, não possuem uma carcaça que proteja elas como o Logitech G Pro. Isso traz o efeito de vazamento da iluminação RGB, mas neste teclado os LEDs não são tão fortes quanto no HyperX Alloy Origins. A iluminação é muito bacana no G512 Carbon, mas depois do Alloy Origins fica difícil se deslumbrar com qualquer RGB!

SWITCHES GX BROWN TACTILE

Os switches embarcados neste modelo são os GX Brown Tactile. Eles possuem ótimo desempenho, grande resposta tátil, resposta rápida e um barulhinho bem gostoso. No caso o barulho pode ser um problema para os que preferem um teclado mecânico mais silencioso. Em comparação com um Logitech G610 com switches Cherry MX Brown, o barulho deste modelo é consideravelmente maior. Então fique atento caso você se sinta confortável com o barulho de modelos Cherry Brown, tenha em mente que o ruído, mesmo sendo uma delícia de se ouvir, é maior.

As haste protetora dos switches, mesmo sendo transparentes, bloqueiam parte da iluminação. Mesmo tendo keycaps “vazadas”, para fora do chassi do teclado, a iluminação é focada nas teclas, não vazando raios coloridos por toda a sua mesa. Se um dos seus focos ao pegar um teclado é um RGB pulsante, talvez seja melhor dar uma olhada em outros modelos similares.

Por fim, a estabilização das teclas é boa, sendo um pouco inferior ao Logitech G Pro. Já na resposta e desempenho geral do teclado não há nenhuma reclamação a ser levantada.

FEATURES EXTRAS

Além de personalizações através do Logitech G Hub, como todos os periféricos gamers da Logitech, este teclado possuí features integradas ao teclado no próprio hardware. Além de teclas de atalho para nível de brilho das teclas, perfis de iluminação e modo gaming, o teclado conta com um cabo USB fixo (não destacável, infelizmente), grosso e trançado, trazendo grande segurança e passando uma sensação de durabilidade.

Este cabo possuí duas conexões USB, uma para o uso do teclado em si e outra que é na verdade uma extensão USB. Essa extensão USB deve-se a presença de uma entrada USB-A no canto superior direito do teclado. Um toque bem prático para você que queria conectar algo diretamente ao teclado e não ao seu computador. Por ultimo, novamente fica o registro para o padrão ABNT2 para os brasileiros que querem um teclado com nosso padrão de teclas!

CONCLUSÃO

O Logitech G512 Carbon é mais um excelente teclado disponibilizado pela marca no Brasil. Design simples, corpo em alumínio e magnésio escovado, keycaps já conhecidas dos teclados da Logitech, boa iluminação RGB e bons switches. Localizado para o mercado brasileiro no padrão ABNT2, entrada USB no próprio teclado e grande customização via Logitech G Hub, com até 12 teclas programáveis.

Some a tudo isso 2 anos de garantia oferecidos pela marca no Brasil e, por fim, adicionemos à equação o preço do teclado. Na data de publicação desta análise, foi possível encontrar o modelo partindo de R$550,00. Por ser um teclado de alto desempenho, tamanho completo, com chassi alumínio e magnésio escovado, iluminação RGB e 2 anos de garantia o pacote é justo! Antes de ir confira nosso unboxing em nosso canal do YouTube no final desta análise!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo