ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: WRC 6 de volta à trilha das vitórias

Quem curte jogos de corrida e, principalmente os de rally, certamente conhece a franquia World Rally Championship. Seu auge foi na era dourada do Playstation 2, no qual o game fazia imenso sucesso com gamers e mídia especializada. Porém, um deslize na geração passada tirou a franquia dos trilhos, mas WCR 6 promete colocar o game de corrida novamente no caminho das vitórias. Confira nossa análise.

Jogabilidade deliciosa

O jogo começa com você dirigindo um carro top de linha em um circuito razoavelmente fácil para que os jogadores possam sentir o jogo. Ponto para a galera da Kylooton Games por já nos colocar dentro da ação tão rápido. E tudo fica realmente veloz. Com um poderoso modelo A8 cuspindo fogo a cada acelerada, a adrenalina (e as rotações por minuto) vão lá no alto.

WRC-6.05_100816

Jogos de rally são classicamente muito mais difíceis do que seus irmãos “on road”. Manter o controle da direção (e o carro na pista) envolvem uma curva de aprendizado que em WRC 6 não é tão grande quanto em outros títulos. Há quem goste disso e há quem prefira o mais manual e simulado possível. É aí que o jogo acerta outra vez. Baseado na sua forma de pilotar (perícia em aceleração, frenagem, controle do carro etc.) o jogo mesmo te sugere um modo de correr (pode ser manual, semi-manual etc.) e ainda propõe um nível de dificuldade com base em sua expertise. Senti um misto de orgulho e tensão quando me foi sugerida a dificuldade normal e a direção semi-manual. Se por um lado vi que não era a pior pessoa jogando um game de rally, por outro tive a certeza que minha vida não seria fácil ao longo do jogo.

E não foi. Desde que iniciei o modo campanha consegui ir passando de fases ao me classificar dentro do número pedido por cada etapa, mas nada foi fácil. Algumas corridas fui bem, em outras nem tanto (correr à noite é de longe meu calcanhar de aquiles). O jogo é extremamente prazeroso e participar das provas é uma delícia. Ainda mais porque os primeiros eventos você compete com um carro da primeira categoria, ou seja, com uma potência menor e, logo, mais fácil de controlar. O modo campanha segue o calendário oficial da FIA – WRC e os fãs do esporte ficarão gratos em ver o quanto a equipe da Kylooton Games se dedicou para entregar um produto de qualidade.

Variedades é outro ponto forte de WRC 6. Mantendo a tradição dos jogos de rally, a variedade de possibilidade em uma corrida é gigante. Desde o tipo de material no solo (terra, neve, asfalto, brita e muito mais), passando pela condição climática (sol, nevoeiro, neve etc.) e até o horário das corridas. Há desde uma bela manhã de sol até o breu absoluto de uma corrida noturna (exceto pela luz dos seus faróis, claro). Isso sem falar que o jogo conta com 18 países e, pelo menos, umas duas ou três pistas diferentes para cada país.

PREVIEW_SCREENSHOT1_497734

Gráficos, gráficos, gráficos

Graficamente, WRC 6 é bem bonito. Porém, sim, ele fica aquém das grandes franquias como Dirt Rally. Os modelos dos carros são MUITO reais e a sujeira que eles acumulam é muito bacana. Quando escolhemos correr pela manhã em um dia de sol, os gráficos não fazem feio pra ninguém. Sombras, efeitos de luz e texturas fazem uma composição visual muito bacana. O problema está nos outros horários. Quando temos menos luz influenciando o cenário é que vemos uma menor qualidade em texturas e ambientação em geral. Porém, nada demais, mas é algo que se nota. Em contrapartida, os 60 FPS nos quais o game roda trazem um charme especial e é mais um ponto de destaque para o time da Kylooton.

Vale fazer uma última ressalva pelo esforço que o time de desenvolvimento e a evolução gráfica do jogo ao compararmos com o criticado WRC 5, lançado para a geração passada. Tivesse um orçamento um pouco maior e provavelmente os gráficos não ficariam devendo para nenhum jogo de ponta atual.

wrc 6 playstation 4

Local multiplayer (split screen), desafios semanais e modo online

Além do modo carreira (que se joga sozinho), é possível curtir o bom WRC 6 com amigos. O game conta com um clássico modo online, no qual você desafia outros corredores (sempre fantasmas, nunca com carros mesmo na pista) e ainda pode chamar um amigo para um “pega” local. A tela aparecerá dividida (como sempre foi desde que o mundo, dos games, é mundo) e vocês poderão se divertir em um modo cada vez mais escasso em jogos de corrida (ponto para os desenvolvedores). Outro modo legal são os modos semanais, que apresentam desafios que precisam ser feitos dentro de determinado prazo de tempo. Além de ser mais um modo de jogo bacana para o jogo, eles ainda lhe apresentam cenários novos que você provavelmente ainda não conheceu disputando as provas do modo carreira.

Conclusão

WRC 6 volta aos trilhos depois de derrapar com sua versão para a geração passada. O jogo ganha por ser altamente divertido e inclusivo e pela variedade de circuitos, modos de jogo e possibilidades. Se não é o melhor jogo de rally do mercado, certamente é uma ótima opção a ser considerada por amantes do esporte ou jogadores mais generalistas que curtem o gênero.

{{

game = [WRC 6]

game = [FIA – World Rally Championship]

info = [Lançamento: 11/10/2016]

info = [Produtora: (Kylotonn Games)]

info = [Distribuidora: Big Ben Interactive]

plataformas = [Xbox One, PS4, PC]

nota = [4/5]

decisão = [Divertido, bonito e inclusivo]

texto = [Amantes de rally ou jogadores casuais vão gostar]

texto = [Uma ótima opção no mercado de jogos de rally]

positivo = [Delicioso de se jogar]

positivo = [Variedade de corridas]

positivo = [Modelagem dos carros incrível]

negativo = [Gráficos deixam a desejar]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo