ANÁLISESNOTICIASPCPREVIEWS

Preview: White Noise 2 traz bons sustos a preço de banana

Talvez 2016 tenha sido o ano mais importante em toda a história da Steam. Conforme estatísticas oficiais apresentadas, 40% de todos os jogos presentes na ferramenta de venda de jogos foram lançados neste ano. Isso se dá principalmente pela chegada da realidade virtual à plataforma com o lançamento do HTC Vive e Oculus Rift, pela facilidade em lançar e financiar novos jogos por meio do Greenlight, e do acesso antecipado aos jogos em desenvolvimento. Nesse cenário de enxurrada de jogos, alguns acabam se tornando febres, como Rust, Dead by Daylight, Rocket League ou Stardew Valley. Entretanto, devido a essa quantidade hercúlea de títulos disponíveis, alguns bons jogos acabam passando batidos sem receber a devida atenção que merecem. Este é o caso de White Noise 2. Confira abaixo nosso preview sobre o jogo:

White Noise 2 se trata de um jogo multiplayer no estilo Dead by Daylight, em que quatro indefesos personagens devem buscar fitas pelos mapas escuros enquanto fogem de um monstro cabuloso, que tem como único objetivo procurar e matar todos eles. Produzido pela pequena independente Milkstone Studios, o título ainda em desenvolvimento tem como missão ser uma evolução do viral e saudoso Slenderman, que colocava o jogador em busca de notas pelo mapa enquanto era perseguido pelo assustador homem alto, magro e sem rosto. Aliás, coloque evolução nisso. Enquanto o precursor não oferecia qualquer opção diferente de fugir do monstro, White Noise 2 te dá uma gama de escolhas grande, seja em termos de mapa, personagens, monstros, ou até lanternas que servirão de arma contra o enviado de Belzebu. A principal diferença, entretanto, é poder se colocar no lugar do monstro e buscar implacavelmente os quatro personagens, que não podem fazer muito além de usar suas lanternas para espantar os cramonhos.

Ganhamos 5 códigos de review para que pudéssemos fechar uma party e jogar com cinco editores do site. Apesar de termos pesquisado um pouco sobre como seria o gameplay do jogo, não tínhamos muita ideia de o quê seria White Noise 2 de fato, e entramos de cabeça. Cada personagem do jogo possui atributos diferentes com relação a sua estâmina, vida e capacidade mental. Além disso, cada um possui uma bússola que permite ter uma ideia da fita mais próxima, e um botão para gritar e revelar sua posição (tanto para os amigos quanto para o monstrengo). Ao mesmo tempo, o monstro possui poderes que permitem encontrar suas presas com mais facilidade. Dentre eles, temos uma bússola que mostra a posição do personagem mais próximo, um decoy que funciona como uma fita fake para atrair as presas, invisibilidade temporária, teletransporte para um lugar aleatório e a possibilidade de colocar totens pelo cenário, que denunciam a posição dos adversários casos esses passem perto do artefato.

White Noise 2 Screenshot

Pois bem, assim que iniciamos a primeira partida, percebemos quanto carinho a Milkstone Studios está colocando em White Noise 2. Os gráficos, apesar de simples e caricatos, fazem um bom trabalho em proporcionar um clima misterioso e angustiante para o jogador. Os únicos dois mapas presentes no Early Access do jogo são bem distintos. Enquanto um funciona como uma espécie de parque tenebroso, o outro consiste de um hospital abandonado. Pessoalmente, gostei mais do level design do segundo, já que o confinamento e o clima de labirinto em que o mesmo nos coloca são perfeitos para proporcionar sustos absurdos. O parque, apesar de bem feito também, dá mais liberdade aos jogadores, o que acaba por deixar os sustos menos recorrentes.

A curva de aprendizado do jogo não é muito grande. Já com menos de uma hora de jogo aprendemos as nuances de como prosseguir pelo cenário evitando o monstro e buscando as fitas de forma efetiva. Confesso, à medida em que se aprende a jogar o jogo de fato, menos desafiador e surpreendente ele fica, já que as estratégias do capiroto ficam cada vez mais previsíveis. Ao mesmo tempo, após alguns sustos, passamos a tratar o monstro mais como um obstáculo a ser evitado do que efetivamente um inimigo assustador. Contudo, destaco que esse ponto se trata mais de um problema do gênero terror cooperativo do que do White Noise 2 necessariamente. O título até tenta aumentar a variação e a rejogabilidade através de diversas lanternas e diferentes personagens, mas ainda assim tudo acaba se tornando repetitivo demais. Obviamente, o jogo ainda está em desenvolvimento, então muitos outros mapas, monstros, personagens e novas ferramentas serão lançadas assim que o jogo for terminado. Para uma obra ainda em andamento, White noise 2 até que se mantém bem sólido.

White Noise 2 Screenshot 2

De forma resumida, apesar de ainda estar em Early Access, White Noise 2 traz um excelente custo benefício aos jogadores, proporcionando algumas horas de diversão com os amigos pela bagatela de R$15,99 na Steam. Junte-se a mais quatro amigos, tome sustos e ria bastante enquanto joga esta pequena pérola da loja mais abarrotada de jogos que já existiu.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo