ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Dirt 4 deixa a concorrência comendo poeira

Dirt 4 chega ao mercado com um peso positivo nas costas: manter o título de melhor jogo de rally do mercado e, também, um dos melhores jogos de corrida da atualidade. É sabido que se manter no topo é muito mais difícil do que chegar nele. Porém, não é impossível. A fórmula mágica (de maneira simplória, claro) deste humilde crítico de jogos é a seguinte: manter às raízes que levaram o jogo até o patamar atual e, ainda, oferecer algumas inovações.

E para alegria dos fãs da franquia, Dirt continua com muita potência e gás para encarar muito chão pela frente.
Se joga na pista!
DIRT 4 te incentiva a ser destemido, capturando a emoção e a paixão das corridas off road. Ele recria muito bem a mistura inebriante de adrenalina e o medo que provoca a execução em torno de uma curva cega, somadas à pressa que você sente para terminar a prova no melhor tempo. As corridas em Dirt 4 são mais do que fazer uma curva perfeitamente, mas sim de saber jogar com todos os elementos do jogo para tomar a melhor decisão entre as seções  e ter sua bravura recompensa ao final.
3243130-18839726_10154705774015488_1870621949700455661_o
Dirt Academy e o tutorial definitivo
E por falar em saber jogar com todos os elementos, Dirt 4 introduz um sistema muito bacana de aprendizagem. A primeira vez que joguei um game da franquia Dirt, ainda na geração passada, foi de certa forma frustrante no início por justamente não conseguir dominar as técnicas necessárias para evoluir no jogo. E falo de técnicas mesmo, pois o básico dos controles é praticamente o mesmo para todo jogo s corrida.
dirt 4 academy review
Por se tratar de um jogo que se propõe a oferecer uma experiência fiel em uma corrida de rally, Dirt 4 simula situações que nem sempre estão ao alcance do conhecimento de todos os jogadores. E é pensando nisso que ele oferece um espaço muito bem vindo chamado Dirt Academy. Situado na DirtFish School, em Washington (EUA), a Dirt Academy lhe ensinará tudo o que você precisa saber para mandar bem em Dirt 4 e, provavelmente, em todo novo jogo de rally que você encarar futuramente.
Comendo poeira
Passadas as lições iniciais, é hora de colocar prática tudo o que foi aprendido em corridas de verdade. No Modo Carreira do jogo, é possível criar seu piloto (que de maneira incrível pode ser uma mulher, mostrando que cada vez mais empresas se engajam na questão da igualdade de gênero), competir em todos os tipos de corrida do jogo, criar sua equipe, atrair patrocinadores e, claro, ganhar muitas recompensas por isso.
Fiesta_Aus_dirt 4 review
Dirt 4 conta com mais de 50 tipos de carros, como: Ford Fiesta R5, Mitsubishi Lancer Evolution VI, Subaru WRX STI NR4, Audi Sport quattro S1 E2 e muito mais. Além disso, o jogo se passa em cinco grandes localidades: Austrália, Espanha, Michigan, Suécia e País de Gales. De florestas a campos abertos, passando por subidas e descidas de serras que exigirão toda sua habilidade. A Suécia será sua provação final. Com neve e gelo cobrindo a pista, manter o carro na rota torna-se um desafio extra que você terá que ultrapassar antes de pensar em conquistar qualquer vitória nessas condições.
Outro ponto muito legal é que Dirt 4 oferece corridas nas mais variadas horas do dia e isso altera completamente sua jogabilidade. Correr em um dia de sol é tudo de bom. Cenários deslumbrantes e visibilidade total. A coisa aperta mesmo quando você precisa correr sob neblina e/ou à noite. Nestas ocasiões, sua visão torna-se muito limitada e será preciso confiar quase que cegamente nas instruções do seu parceiro (ou parceira) de corrida.
Nós capota mas num breca!
Repense isso. Uma das grandes inovações em Dirt 4 é o sistema de danos ao carro. Sim, o carro já ficava avariado em jogos anteriores da franquia, mas agora a Codemaster levou isso a níveis nunca antes vistos. Radiadores que estouram e super aquecem seu carro (o que pode te levar até a abandonar a corrida). Um pneu que fura e você precisa avaliar se dá pra continuar com ele murcho ou se precisará encostar num canto para troca-lo. Sim, agora é possível parar o carro no meio da corrida para concertar ou amenizar partes quebradas que estejam influenciando em sua performance. Um pneu furado já atrapalhará bastante no seu controle do carro. Mas um pneu furado que, ao não ser trocado, raga-se em pedações, deixando a roda do carro em contato direto com o chão, isso sim será um problema para você.
Caminhonetes e Buggies invadem a pista
Outra super novidade de Dirt 4 são as corridas de pick ups e buggies (uma versão moderna do nosso bom e velho bugre). E eles não estão apenas lá para compor. Correr de buggie é completamente diferente do que correr com carros de rally. Esteja pronto para reaprender a dirigir dentro do jogo quando surgirem as primeiras corridas de buggie.
Nevada_Buggy_2_l
Tá bonito pra caramba
Como sempre, Dirt é um colírio para os olhos e dessa vez não é diferente. O trabalho de polimento gráfico, com inúmeros detalhes ao longo das corridas, e uma iluminação de cair o queixo, colocam Dirt 4 na trilha certa para o sucesso. Ponto para a Codemasters que conseguiu deixar um jogo que já era bonito em Dirt Rally, ainda mais bonito em Dirt 4.
Conclusão
Dirt 4 pisa fundo para manter sua liderança como a melhor opção de compra quando o assunto são jogos de rally. Mas eu arrisco ir além. Dirt 4 é, sem dúvidas, uma das melhores opções de jogos de corrida no mercado atual, sem dever nada para ninguém. Um game que agradará muito aos heavy players de corrida e certamente será uma ótima porta de entrada para jogadores mais casuais que queiram arregaçar as mangas e se entregar a um caos de lama, poeira e caminho pedregosos, mas de grandes recompensas.

{{

game = [Dirt 4]

game = []

info = [Lançamento: 09/06/2017]

info = [Produtora: Codemasters]

info = [Distribuidora: Codemasters]

plataformas = [PS4, PC e Xbox One]

nota = [5/5]

decisão = [Compra certa para amantes e entusiastas de jogos de corrida]

texto = [Continua a melhor opção de jogos de rally]

texto = [Bate de frente com os grandes títulos de corrida do mercado]

positivo = [Dirt Academy é uma ótima forma de ensinar jogadores]

positivo = [Gráficos ainda mais bonitos]

positivo = [Variação de tempo durante os rallys]

positivo = [Sistema de dano incrível]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo