ANÁLISESNINTENDOREVIEWSSWITCH

Análise: Pokémon Let’s Go (Pikachu), um sonho de infância se tornando realidade

ATENÇÃO: leia este review da mesma forma que eu me preparei para jogar Pokémon Let’s Go. Desapegue de toda a experiência complexa que os RPGs tradicionais de Pokémon sempre puderam proporcionar para os jogadores hardcores. Esqueça um pouco o modo tradicional de jogo que consagrou a série Pokémon desde as versões Red/Blue/Green. Olhe para este jogo como uma fusão entre um spin off e o jogo clássico que sempre jogamos, desde o Gameboy. Combinado? Então vamos falar sobre este jogo tão esperado!

Pokémon Let’s Go Evee e Pokémon Let’s Go Pikachu estão disponíveis na loja Nintendo, assim como em cartões pré pagos nas lojas americanas.

O jogo analisado mais especificamente será o Pokémon Let’s Go Pikachu, embora tenhamos recebido os dois, optei pelo ratinho elétrico pois amigos pessoais optaram pelo Eevee, porque pensei que conseguiria retirar alguma diferença gritante entre eles. Mas no fim das contas, muda somente os Pokémon selvagens encontrados pelo mundo e o Pokémon inicial do jogo, que não evolui (nem o Pikachu que te dão nem o Eevee).

O lançamento nada mais é do que uma atualização, extremamente caprichada, do saudoso Pokémon Yellow que é a versão definitiva dos ainda mais saudosos Pokémon Red e Blue. Para pessoas como eu, na casa dos 25-30 anos, é um tsunami de nostalgia. Jogar o Let’s Go na casa dos seus pais, no play do prédio onde você morava na época dos clássicos de Gameboy, sentado na privada por mais tempo do que deveria, deitadão no sofá… é simplesmente uma viagem no tempo. Não somente os 150 primeiros Pokémon ajudam nisso, as músicas são iguais (claro, muito bem remasterizadas), o mapa, os treinadores pelo mapa, os ginásios, é simplesmente uma volta incrível ao início dos anos 2000.

Antes de qualquer análise mais profunda preciso agradecer. A Nintendo realizou nossos sonhos de criança. Em termos de gráfico, animações, mapa, fundo das batalhas, animações dos ataques, animação dos Pokémon, enfim, tudo é o que sonhamos quando crianças, achando que esse dia nunca chegaria. Este Pokémon, para mim, chega num nível bem próximo de perfeição em termos de gráficos e jogabilidade, além até do que eu poderia imaginar quando criança. Lembre-se, jogávamos Poké Blue/Red/Yellow numa telinha menor que a palma das nossas mãos, com um som mono, sem o samba de cores que temos hoje em dia e com animações de batalhas bem simples. O que temos aqui é uma evolução fantástica!

Agora, calma! Para de repetir o que alguns veículos e YouTubers vem dizendo. “Ah, o jogo é muito fácil!” – “Ah, ele é só pra criança!” – “Sem desafio nenhum, perdeu toda a graça!” – “Esse remake estragou a experiência dos RPGs”. CALMA! Primeiro, vamos entender a estratégia da Nintendo aqui, pelo menos ao meu ver.

Após um fracasso colossal com o Wii U, a nossa amada Nintendo vem tendo um considerável sucesso no Switch, trazendo novos títulos incríveis logo de cara e excelentes remakes. E já que a proposta do Switch é ser um console de mesa e mobile – e aproveitando o fim da vida da linha 2DS/3DS – ficou sempre aquele burburinho se sairia finalmente um RPG do Pokémon para o console de mesa da empresa. Enfim, saiu. Porém, nunca foi dito pela Nintendo que este seria um remake da versão clássica de RPG Red/Blue/Yellow!!! Ele é apenas ambientado na mesma época, com praticamente todos os desafios mas numa temática de gameplay totalmente diferente. E a empresa sempre deixou claro com seus releases, gameplays e trailers, que não seria um jogo fiel ao clássico RPG! É um spin-off ambientado no passado. E essa estratégia é simplesmente sensacional pois, com um jogo, a Nintendo conseguiu juntar os mais velhos (como eu) que jogaram seus jogos quando criança e a nova geração que já começou a jogar Pokémon com o 3DS, sem nunca ter jogado um joguinho sem cores e completamente limitado.

Jogue este jogo livre de qualquer expectativa referente aos primeiros jogos. Se você fizer isso, eu te GARANTO que você vai se divertir pra caramba muito demais! Dito isso, vamos ao jogo em si.

MECÂNICA DE JOGO

O novo gameplay é simplesmente fantástico. É tanta coisa nova que posso deixar passar algo. Agora podemos andar montados em Pokémon de grande porte, substituindo completamente a bicicleta, sendo muito mais legal! Andar em cima do Arcanine igual o Gary na entrada do anime, navegar pelas águas nas costas do Lapras assim como o Ash na mesma entrada, entrar na bolsa do Kangaskhan enquanto passeia por Cerulian… é simplesmente um sonho essa nova mecânica de andar pelos cenários.

A batalha é muito mais imersiva, por diversos motivos. Parece uma super evolução de Pokémon Stadium, a câmera fica navegando pelos personagens e pelo cenário, mostrando inclusive comandos de ataque dos treinadores. Os ataques em si estão belos e você sente realmente que o mesmo acertou o inimigo, não parece uma coisa falsa. Os Pokémon agora tem seu tamanho real representado. O Onix, por exemplo, bate quase no teto do primeiro ginásio! Parece bobo, mas é uma imersão inédita na série Pokémon. Os cenários de fundo das batalhas são muito bem trabalhados, principalmente dentro dos ginásios que incluem cadeiras para a torcida assistir as partidas. Não são falsos e completamente repetitivos como antigamente, parecem muito mais fidedignos ao local que realmente iniciou-se a batalha.

A mudança mais drástica é relativa aos Pokémon selvagens. As mudanças são algumas:

  • Você não batalha mais contra os selvagens, agora é apenas possível capturá-los. Esta parte é praticamente idêntica ao Pokémon Go de smartphones, onde você acumula Pokébolas (dadas à você por treinadores de rua derrotados), berries para acalmar os monstrinhos e lançamentos que vão de normais, “nice”, “great” e “excellent”. Mas e ai, como eu vou treinar meu Pokémon? A cada captura todos os seus Pokémon dentro da party ganham XP. É uma forma diferente de evoluir seus bichinhos, te obrigado a capturar tudo que é Pokémon.
  • A melhor mudança referente aos selvagens é que agora não é mais uma surpresa achá-los. Eles ficam aparecendo na tela! Sim, andando pelo mapa! Entre as moitas, pela caverna, em todos os lugares onde eles apareciam de surpresa nas versões anteriores. O principal motivo por eu achar essa uma das melhores mudanças da mecânica de jogo é que, agora, não preciso mais ficar encontrando 487 Zubats e fugindo de batalha sempre que preciso cruzar uma caverna, posso simplesmente “dibrar” os monstrinhos andando pelo mapa. Vou ao encontro deles apenas como me da vontade.
  • Safari Zone agora serve para a interação com Pokémon Go, que funciona muito bem para o que se propõe. Neste caso sai aquele antigo modo como funcionava o Safari e entram parques vazios nos quais você povoa com Pokémon transferidos do seu smartphone. Particularmente, muito mais legal que o chato Safari antigo.

GRÁFICOS

Incrível como este Pokémon conseguiu alcançar os meus sonhos infantis quando jogava Pokémon Red/Blue/Yellow. O mapa é riquíssimo, os gráficos são fantásticos para o mundo Pokémon, os ataques são incríveis, alguns deles vale a pena usar repetidamente para ver a animação. São inúmeros designs de bonequinhos, ginásios completamente diferentes um do outro por dentro, enfim, os gráficos são nota 9,9! Mas por que 9,9 se é tão fantástico? Porque não sei como o jogo é cheio de pixels aparentes! Principalmente jogando na TV! Nintendo! 2018 (quase 2019)! Vamos caprichar nas texturas, o Switch é capaz de rodar jogos BEM mais pesados que Pokémon e sem deixar os pixels à mostra.

ÁUDIO

10/10. Não precisam mexer em absolutamente nada na trilha sonora. É simplesmente a velha e nostálgica atualizada para os dias de hoje, onde os consoles tem mais capacidade do que o antigo Gameboy.

Fica um pedido: dublem todos os Pokémon! É fantástico ter o Pikachu e o Evee com a dublagem do anime, imagine todos os Pokémon com suas dublagens ao invés de grunhidos?

MODOS COOPERATIVO E ONLINE

Agora podemos ao agitar de um JoyCon jogar com um amigo no mesmo console. Seu amigo ganha um personagem, que divide seus Pokémon e pode batalhar junto de você. Mas, se você já acha o jogo fácil sozinho, vai ficar mais pistola ainda quando adicionar um segundo jogador. Isso acontece pois o jogo não balanceia a dificuldade, mantendo a mesma que antes só que agora com mais força ao seu time.

O modo online existe. Eles serve para que você enfrente seus amigos em batalhas (agora não precisa de cabo game link, risos).

CONCLUSÃO / TL;DR

Este é o jogo para você se envolver emocionalmente como nunca antes na série Pokémon. Principalmente se você tem a minha idade ou é mais velho. A nostalgia bate forte como Mike Tyson. Os gráficos e a ambientação é tudo que a gente sonhou quando criança, a trilha sonora consegue ser uma evolução da já perfeita trilha do passado e as novas mecânicas de jogo, mesmo que duramente criticadas, após pegar intimidade com o gameplay se tornam bem vindas e inovadoras.

Não se deixe levar por algumas críticas de que o jogo é ruim ou fácil, eu respeito todas elas e entendo. Mas você deve provar o jogo, deve se envolver com o mesmo. Te garanto que são grandes as chances de você eleger este como um dos melhores da série. Falo isso de peito aberto, com amigos particulares e membros do site se opondo a minha opinião.

Pokemón Let’s Go Evee e Pokemón Let’s Do Pikachu estão disponíveis na loja Nintendo, assim como em cartões pré pagos nas lojas americanas.

Nintendo, muito obrigado por esta maravilha do mundo Pokémon! Me senti realizado ao jogá-lo.

{{

game = [Pokémon Let’s Go Pikachu]

info = [Lançamento: 16/11/2018]

info = [Produtora: Game Freak]

info = [Distribuidora: Nintendo]

plataformas = [Nintendo Switch]

nota = [5/5]

decisão = [Sonho de infância na palma das minhas mãos]

texto = [Repaginada, a série Pokémon estréia no]

texto = [Switch com muitas nostalgia, avanços e diversão]

positivo = [Gráficos]

positivo = [Fugir dos selvagens]

positivo = [Cenários]

positivo = [Trilha sonora perfeita]

negativo = [Pixels demais]

negativo = [Fácil demais para uns]

}}

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo