ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWSSWITCH

Análise: Observer (Switch) é mais uma excelente oportunidade de revisitar essa maravilha

Observer foi originalmente lançado no final de 2017 para PS4, Xbox One e PC. Tendo tido muito sucesso e recolhendo excelentes críticas, a equipe de desenvolvimento trabalhou para trazer esse clássico para o Nintendo Switch.

Fico feliz de dizer que o jogo trouxe não somente um bom port (com o já esperado drowngade), como traz uma novidade interessante. Vamos ver como o jogo se sai abaixo.

Nossa análise original pode ser vista aqui

Policial Lazarski de volta a ação

A ambientação em Observer é muito boa e mistura o estilo de survival terror com cyberpunk. Particularmente ao jogá-lo, me lembrei muito do filme do Juiz Dredd de 2012. Partindo de uma premissa similar, você será o oficial Lazarski que deverá ir para uma área barra pesada chamada de classe C buscando pistas sobre seu sumido filho Adam que entra em contato com seu pai após muito tempo sumido.

Após ir ao primeiro apartamento que tinha pistas de seu filho, Lazarski vê uma pessoa já morta e procura saber o que aconteceu. Nesse meio tempo, o prédio entra em full lockdown, ou seja, ninguém entra e ninguém sai até o prédio ser liberado. Sendo o único policial dentro do prédio, cabe a Lazarski investigar o que está acontecendo no prédio e descobrir o assassino.

Velhas e novas mecânicas de investigação

Com o coração batendo forte a procura de seu filho, Lazarski terá a disposição duas habilidades principais para investigar a cena. A primeira é uma bio-visão que ajudará a procurar pistas referentes a acontecimentos biológicos, ou seja, coisas relacionadas a sangue, tipo de ataque sofrido, comidas, drogas, etc. Já a segunda visão especial dele será uma visão tecnológica que irá interagir com computadores, alarmes e tudo que tenha algum tipo de energia.

Por ser um detetive, boa parte do jogo irá exigir do jogador muita percepção e poder de dedução. Além disso, será necessário prestar muita atenção nos eventos e no que é dito. Um exemplo é no início do jogo que é dito que deve chegar a um apartamento específico. Para tal você deverá seguir reto, virar a direita, esquerda, seguir reto e novamente a direita. Isso é falado e você deverá se lembrar da onde ir. Não espere um mapa ou indicações para facilitar sua vida. Adicionalmente, será necessário realmente observar o mundo como um detetive, incluindo bater de porta em porta, abrir todas as gavetas e armários.

Além dessas mecânicas, existe mais uma que é como diversos interrogatórios podem acontecer. Claro, é possível falar com pessoas da forma normal tentando achar novas pistas e respostas para os acontecimentos. Mas além disso, será possível entrar na mente das pessoas e questioná-las através de um interrogatório “mucho loco”. Será necessário solucionar quebra cabeças, ter coração forte para partes muito tensas e prestar atenção nos detalhes para chegar ao final desse anda usual interrogatório.

Downgrade gráfico e novidade pro Switch

Antes de mais nada, é importante dizer que o jogo roda bem no Nintendo Switch. Não presenciei nenhum tipo de problema de FPS, mas é notório que o jogo sofreu downgrade visual. Felizmente por Observer ter uma estética única, é possível seguir com o jogo sem muitas dificuldades. Honestamente, eu não me incomodei em nenhum momento com os gráficos e performance no Switch.

O que achei legal é que essa versão adiciona duas novidades. A primeira é a mais simples que é a possibilidade de utilizar o touch screen. Será possível muitas vezes fazer escolhas com o toque na tela. Já a segunda me interessou muito mais que é a utilização do HD Rumble. Em diversos momentos a vibração dos Joy-Con serão usadas para passar uma sensação de tensão, de abrir portas, passos pesados e muito mais. De certa forma, isso acaba te envolvendo ainda mais no jogo.

Conclusão

Observer é um excelente jogo e quem não o jogou em 2017, tem a oportunidade de jogá-lo em qualquer lugar agora no Nintendo Switch. É um port muito bem feito que utiliza as funções do Switch como o Touch Screen e o HD Rumble (algo raro de se ver nos jogos em geral). Embora o jogo tenha sofrido um downgrade visual, sua performance é estável e muito satisfatória.

Vale somente frisar para os novatos, que Observer é um jogo investigativo e que tem um ritmo mais lento. Caso queria algo com mais ação, Observer não seria a escolha para você.

{{

game = [Observer para Switch]

game = []

info = [Lançamento: 07/02/2019]

info = [Produtora: Bloober Team]

info = [Distribuidora: Bloober Team]

plataformas = [Nintendo Switch]

notaV2 = [9,0]

decisão = [Compre se gosta do estilo]

texto = [Observer apresenta excelente narrativa]

texto = [cheio de quebra cabeças desafiadores]

positivo = [Narrativa e história]

positivo = [Investigação]

positivo = [Clima tenso]

positivo = [HD RUMBLE]

negativo = [downgrade visual]

negativo = [Ritmo lento em momentos]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo