NOTICIASOriginais

Stadia: Veja porque as operadoras de internet estão mais empolgadas que você

O Google revelou ontem mais detalhes do seu serviço de jogos por streaming, Stadia. Poder jogar games recentes em qualquer lugar, sem a necessidade de um super computador ou vídeo-game empolga muita gente, principalmente em nosso país onde tudo é mais caro e dispendioso.

Porém, você deve prestar atenção não só na velocidade de internet que precisa para conseguir uma boa experiência (pelo menos 35 mb) mas também em um negócio chamado “Franquia” que (algumas) operadoras de internet a cabo tanto defendem na justiça.  A franquia de internet a cabo é igual a franquia do seu celular, você pode tramitar X gb por mês – 2, 20, 50, 200.. por aí vai, e depois o acesso é cortado ou extremamente reduzido.

Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

O Grupo Claro (que o serviço da NET Virtua faz parte e detinha 32% do mercado brasileiro em 2015) foi o responsável por querer refletir o que vemos em outros países de primeiro mundo no Brasil. Onde o plano cobriria não só velocidades mas também o limite de tráfego, de downloads, que você poderia fazer a cada mês na sua casa. O problema é que nos outros países seu dinheiro vale mais, as coisas são mais justas, cobrar caro por um serviço mediano e ainda colocar mais limitações pode ser um grande ultraje para com a sociedade brasileira.

O ministério da Ciência, Tecnologia e Telecomunicações vetou essa cobrança (por enquanto) e disse que debater sobre isso não é uma prioridade agora. Estamos livres, ainda… 

Com isso, temos o Stadia, onde você tem uma experiência em tese mais acessível mas que nas entrelinhas conta com o entrave da Franquia de internet. Veja:

A PC Gamer fez as contas e chegou à conclusão que em 65 horas de jogatina você terá gasto 1 TB (isso mesmo.. HUM TERA) de sua franquia. Isso dá mais ou menos 2 horas jogando por dia, em um mês. Eu acredito que muitos jogam um “pouquinho” mais que isso né? Levando em consideração que operadoras que cobram franquia no Brasil vendem pacotes adicionais de 20gb. Faça as contas de quantas vezes você terá que comprar “mais internet” em um ano.

Então tenha em mente tudo isso antes de migrar ou se empolgar com esses serviços logo de cara. As operadoras vão querer uma fatia nessa brincadeira também. A sobrecarga derivada do Stadia no Brasil pode, e provavelmente vai, trazer de volta o debate sobre franquias ao legislativo. Vamos ficar de olho.

 

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo