ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4XBOXXBOX ONE

Análise: Draugen – entre nessa história intrigante

Jogo da Red Thread Games te coloca diante de um mistério cheio de suspense.

O misterioso e enigmático jogo da Red Thread Games, Draugen, chega aos consoles no dia 21 de fevereiro. Lançado anteriormente para PC via Steam no dia 29 de maio de 2019, recebeu agora uma versão paras os consoles PS4 e Xbox One, e a equipe do Última Ficha recebeu o código do jogo para PS4 e preparamos essa análise especialmente para você.

História

O ano é 1923 e você é Edward Charles Harden, um viajante americano que vai até uma ilha em busca da sua irmã que está desaparecida. Acompanhada de uma jovem com uma mente criativa, Lissie você irá a uma comunidade esquecida na costa da Noruega, ao chegar lá você se depara com uma trama cheia de mistérios onde a busca pela sua irmã não fica sendo a única prioridade.

Como se trata de um narrativa investigativa, não vou arriscar falar mais, pois pode ser algo considerado um spoiler sobre o jogo e essa não é o nossa intenção. Segue uma dica, o jogo começa em um ritmo pouco lento, mas conforme você vai se aprofundando começa a despertar a vontade de descobrir o que realmente aconteceu, a aventura é curta o que deve durar mais ou menos umas 4h de jogatina.

Jogabilidade de Draugen

O jogo é em 1ª pessoa e segue bem os padrões desse tipo de game. Você utiliza os direcionais para se movimentar e os botões para interagir e interromper determinadas ações, nas interações é muito similar aos games de point and click. Chegou em determinado local, irá aparecer um círculo mostrando onde você pode/deve interagir e ao chegar próximo ele diz qual é a interação, olhar, pegar, abrir, sentar e etc.

O personagem principal conta com um caderno de anotações, onde podemos ver o mapa e isso acaba sendo feito de uma forma interessante. O mapa se encontra justamente em seu caderno –  que vai sendo “desenhado” conforme você frequenta os locais que não foram explorados. Nesse caderno também ficam as pistas que você encontra e as informações para a continuidade do jogo.

Digno de um jogo investigativo a jogabilidade consiste em dialogar com outros personagens, interagir com eles e tomar determinadas decisões para se alcançar o objetivo, mas não pense que as suas decisões irão influenciar no jogo, porque não vão.

Fica como ponto negativo a falta de uma linguagem em PT-BR. Costumo sempre falar em minhas análises que o mercado de jogos no Brasil tem números expressivos e isso nunca deve ser ignorado. Como você é basicamente um detetive em busca da sua irmã perdida, se não tiver uma boa compreensão do inglês você vai acabar perdendo alguns detalhes e apresentar certa dificuldade em entender a história, já que ela conta com muitos nomes de famílias envolvidas no mistério e também várias dicas.

Leia mais

Os gráficos de Draugen

Draugen conta com bons gráficos, mas nada de encher os olhos. Felizmente o jogo é muito bem ambientado com vários detalhes bem interessantes, inclusive são esses detalhes que dão uma certa imersão no jogo e te faz querer desvendar os mistérios.

Pelo ambiente ser em uma ilha na Noruega, você vai se encontrar em um ambiente “rural” tendo destaque a natureza do local. Outra coisa interessante é que o jogo conta com uma opção nas configurações que você pode habilitar uma função chamada “1923 Mode” que deixa o jogo em preto e branco remetendo a época em que o jogo se passa. Confesso que utilizei essa opção por alguns minutos, mas logo retirei pois preferi jogar o jogo colorido mesmo.

Áudio e trilha-sonora

Enquanto estamos caminhando pela ilha não temos música ao fundo, somente escutamos os sons da natureza, água, vento e os pássaros. Já em alguns momentos, o jogo conta com uma trilha-sonora para colocar determinado suspense no jogo, ou uma música para emocionar o jogador e isso ficou muito bem pontuado.

Gostei muito das músicas que realmente fazem o coração acelerar e também dos sons da natureza que acalmam a gente em momento oportunos durante o jogo.

Conclusão

É um excelente jogo de investigação em primeira pessoa da Red Thread Games, vale gastar um pouco do seu tempo já que o jogo é curto, mas tem uma história cativante.

Quando comecei a jogar confesso que fiquei um pouco receoso, mas a medida que as coisas foram correndo o jogo faz você se interessar pela história e começa a lhe jogar uma quantidade de informações onde levanta vários questionamentos de como, onde e porque…

É um jogo recomendado, que, mesmo com a qualidade gráfica abaixo do que habitualmente vemos, não deixa a desejar entregando um jogo polido onde em momento nenhum percebi a queda de FPS e com uma trilha-sonora encantadora que sabe mexer com os nosso sentimentos.

Draugen

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 8
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8

8

Bom

Investigue o paradeiro de sua irmã e se surpreenda com uma história de suspense, cheia de enigmas que irão deixar a sua cabeça em parafuso para entender o que aconteceu.

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo