ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Super Mega Baseball 3 continua inclusivo e divertido

Jogo traz melhorias pontuais

Eu fui conhecer a franquia em Super Mega Baseball 2 quando joguei em 2018. De cara me apaixonei pela franquia, pois trazia um jogo de baseball que era muito simples e prático de ser jogado, ainda mais por não ser um esporte famoso por aqui.

Quando ouvi que Super Mega Baseball 3 seria lançado em 2020, fiquei extremamente animado. Fiquei ainda mais feliz, pois a desenvolvedora Metalhead Software anunciou que o jogo teria um novo modo de gerenciamento de time. Confiram abaixo nossa análise do jogo que está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC e conta com Cross Play!

Voltando ao campo de Baseball

Super Mega Baseball 3 é um jogo de esporte que não conta com personagens ou uma história. Caberá a você pegar seu taco, escolher seu time fictício e começar a jogar. Para quem já jogou o segundo jogo da franquia, se sentirá em casa, pois tudo se manteve e foi melhorado.

O jogo, por mais que tenha uma modelagem cartunesca, segue a física real do esporte assim como suas regras. Ao escolher seu time, será possível focar em defesa, contato na bola, força, velocidade e mais. Ou seja, existirá um time do seu gosto.

No campo, você deverá fazer mais pontos ao rebater a bola e conseguir roubar as quatro bases. E, quando na defesa, deverá impedir o avanço de seu adversário. Será possível substituir os personagens, escolher táticas, mandar um jogador roubar uma base, tentar pegar um corredor desprevino e mais. Ou seja, é um jogo completo de baseball com todas as possibilidades e regras.

EGO, MOJO e habilidades

Algo que acaba sendo o grande diferencial desse jogo é o sistema de EGO e MOJO. EGO é o sistema de dificuldade que que você pode adaptar de 1 a 99 onde quanto maior o número, maior a dificuldade e a seriedade do jogo.

Como exemplo, eu que sou um novato no jogo, jogo no EGO 30. Mas graças as funções online e seu ranking era possível ver “tarados” que jogavam com EGO de 45 para cima.

Já o MOJO é a sua sanidade psicológica dentro do jogo. Conseguiu rebater a bola e roubar várias bases? Seu Mojo e foco no jogo aumentam. Conseguiu eliminar vários batedores? Seu MOJO aumenta e você será imparável.

Porém, o mesmo acontece no caso contrário. Caso seja eliminado diversas vezes ou não consiga fazer um strike, você irá se desestabilizar rapidamente e se tornará inútil até o fim do jogo e para futuras partidas.

Por fim, muitos dos jogadores terão habilidades que podem influenciar no jogo tanto positivamente como negativamente. Por exemplo, rebater com mais força uma bola alta. Ou então ter algum bônus caso esteja indo rebater depois de ter sofrido dois strikes. Existem ainda alguns bônus que te afetam negativamente e podem ser ativados dependendo da situação.

Gráficos e som

Novamente, quem jogou o último jogo da franquia irá perceber que pouco mudou em Super Mega Baseball 3. Os gráficos estão bem similares, embora tenha tido um polimento nas texturas e iluminação. As animações também foram melhoradas e dependendo da situação e frustração do jogador ele terá animações detalhadas e no geral engraçadas (e revoltadas).

Prepare-se para ver tacos quebrados ao ser eliminado ou então uma efusiva comemoração ao marcar um Home Run.

O mesmo vale para a parte sonora que, convenhamos, não tem como se fazer mágica em um jogo de esporte. O destaque vai para a inclusão de novas frases do narrador do jogo que faz diversas piadinhas.

Novo modo carreira

Muitas das melhorias em Super Mega Baseball 3, de certa, foram um polimento geral do jogo e maior adição de customização. E ao jogar essa novidade, o novo modo é o que acaba se destacando. Afinal, melhor que fazer seu time ser o melhor da liga, é poder gerencia-lo nesse meio tempo.

Logo de cara eu digo que a melhor opção é fazer um jogo custom com menos tempos (innings). Fazer uma temporada completa com 10 innings cada jogo pode ser algo muito massante.

Inicialmente vou falar o que esse modo oferece. É possível gerir sua saúde financeira, melhorar as habilidades de seus jogadores através de treinamentos e trocar de personagens. Inclusive, com o passar do tempo e com o envelhecimento dos jogadores, eles poderão se aposentar ou perder status, assim como ganhar habilidades indesejadas.

Embora isso pareça muito atrativo, na realidade o modo deixou a desejar e me senti um tanto desapontado. Tudo é feito de forma limitada e simples. Na parte do dinheiro, cada time começa com um certo valor em caixa (varia entre times) e não existe uma mudança por jogo. Ou seja, não pode ganhar com receita dos jogos, venda de direitos de imagem, patrocínio, nada!

Na parte de treinamento, você ganha um valor fixo por rodada e só poderá desenvolver um jogador quando conseguir atingir o valor necessário. Mas mesmo assim, a seleção de qual jogador e melhora é pré-determinada e em alguns casos você ainda tem que esperar X rodadas para poder liberar esse treino.

Em suma, o jogo lhe oferece possibilidades de melhorias e gerenciamento, mas elas acabam sendo muito limitadas.

Super Mega Baseball 3 ou 2?

Após jogar Super Mega Baseball 3 eu cheguei a seguinte conclusão, caso você já tenha o 2, espere uma promoção. Sim, é verdade que o novo jogo apresenta novos modos, em especial na customização, um polimento maior em sua física e gráficos, mais estádios e etc. Ele é sim um jogo melhor que seu antecessor, mas as melhorias, em geral, são um grande polimento e o modo carreira acaba deixando a desejar.

Mas caso ainda não possua nenhum jogo da franquia, pode comprar com tranquilidade Super Mega Baseball 3, a diversão é certa e terá a melhor versão do jogo, dessa ótima franquia.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Super Mega Baseball 3 continua divertido e inclusivo

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 7

8

Ótimo

Super Mega Baseball 3 é inquestionavelmente melhor que seu antecessor e traz melhorias em todas as áreas, incluindo customização do seu personagem, time, modos de jogo e mais. porém, em certos momentos ele parece ser uma grande atualização do segundo jogo e você se pergunta se vale ter esse gasto extra, até porque o modo franquia (carreira/gerenciamento) deixa a desejar em suas limitações. Mas não me entendam a mal, o jogo é muito bom e caso não tenha Super Mega Baseball 2, pode comprar Super Mega Baseball 3 de olhos fechados!

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo