ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Them’s Fightin’ Herds – Jogo de criança?

Um jogo fofo? Não se deixe levar pela aparência! Mas sim... é bem fofo.

Them’s Fightin’ Herds é o “jogo de luta de pôneis” que você vê pela internet e que acaba de ser anunciado para a EVO 2020. O jogo possui um visual muito parecido com o desenho My Little Pony e, ao contrário do que muitos acham, não é uma copia barata de arte do famoso desenho infantil. O jogo de fato foi criado por fãs da série e com participação de Lauren Faust, a diretora criativa  do reboot do desenho, em 2010.

Após 7 anos, e vários dramas que não vamos cobrir aqui (procure na internet), Fighting is Magic muda de nome e chega na Steam com o nome de Them’s Fightin’ Herds – e é sobre ele que vamos falar em nossa análise.

Um visual que, no mínimo, chama atenção

A primeira coisa que chama atenção no jogo é seu visual. O jogo possui um visual estilo desenho infantil, com 6 personagens carismáticos, na primeira impressão, baseados em diferentes tipos de animais, como: Cavalos, Coelhos, vacas, lhamas e etc.

Com um visual 2D caprichado, os desenhos e arte do jogo são muito coloridos e bem desenhados. As animações retratam bem cada um dos golpes, apesar de serem difíceis de ler no primeiro momento. Cada personagens tem sua movimentação e golpes bem diferentes em um primeiro momento e com certeza você vai escolher o seu preferido pela sua arte ou animal favorito. Esse é com certeza o ponto alto do jogo e o que fez seu marketing pela internet.

Tudo isso é regado a uma música que acompanha bem a arte do jogo e traz aquele sentimento de luta em meio a um desenho animado. O que cativa e embrulha o combate, poderes e situação das lutas de maneira competente.

Jogabilidade e tutorial

Logo de cara, para os amantes de jogos de luta, Them’s Fightin’ Herds não vai encaixar. Nenhum dos comandos vão ser familiares, os golpes vão parecer soltos e sem encaixe. Além disso um dos botões fará movimentos esquisitos e irá parecer o único que solta algum poder. E é bem por aí mesmo!

No jogo temos 3 botões de ataque (fraco, médio e forte) e um quarto botão que é o botão mágico do jogo. Imagine aqui os comandos básicos de Marvel vs Capcom 3, trocando o botão que joga o inimigo para o alto (X ou A) pelo botão mágico de Them’s Fightin’ Herds. Cada personagem teu suas características mágicas e é basicamente isso que difere um do outro. O prolema é que o sistema é bem complexo e diferente de tudo que vimos até hoje. (Ou que eu já vi até hoje, e olha q eu já vi muita coisa). Tornando necessário aprender tudo do zero… e aí que entra o tutorial de Them’s Fightin’ Herds.

No tutorial eu descobri que todos os combos, de todos os personagens, são feitos da mesma maneira. Claro, estamos falando de combos básicos que o jogo ensina. Os profissionais que veremos na EVO provavelmente levarão tudo isso a um nível muito alto! Com isso, a mecânica de treinando irá lhe ensinar o combo básico do jogo, que consiste em: ataque fraco, médio, forte, levantar o adversário para o alto, pular e repetir o ataque fraco, médio e forte. Isso pode ser feito com todos os personagens e é isso que você vai ver as pessoas fazendo em partidas online do jogo. Temos aqui vários tipos de tutoriais para melhorar sua agilidade nos botões, aprender os ataques mágicos de cada personagem e o treinamento já conhecido para ficar criando combos contra a máquina.

Dica: Sistema de Mágica para cada personagem

De modo a facilitar a vida de quem for jogar e para você entender melhor como os personagens se diferem, segue a lista com as características mágicas de cada um – retirado da Wiki official do jogo..

Como dito antes, cada personagem tem sua própria mecânica em torno do Sistema Mágico e aqui estão alguns breves resumos de cada um dos sistemas do personagem.
  • Velvet: Possui 6 ações. Começa com 0 ações mágicas. Eles geram lentamente ao longo do tempo, ou ela pode usar seu Super Nível 2 para obter 3 ações. Sua magia lhe dá acesso a especiais que reforçam seu zoneamento e jogo defensivo. Ela ganha um projétil de bola de neve que pode disparar de vários ângulos, especiais de vento que a permitem manipular o posicionamento de seu oponente e uma inversão.
  • Arizona: Possui 3 ações. Começa com 0 ações mágicas. Gera executando especiais do laço, executados usando várias direções e o botão D. Estes laços têm boa utilidade combinada e utilidade neutra. Depois de ter magia, ela obtém acesso às versões mágicas de suas promoções habituais, bem como a duas promoções adicionais. Ela ganha acesso a um Magic Dash que lhe permite escapar da esquina ou passar bolas de fogo, além de um Magic Counter que leva a um cenário combo ou + no bloco se o oponente o ativar.
  • Oleander: Possui 3 estoques. Começa com 0 ações mágicas. Gera pressionando D para executar um movimento especial de leitura. Uma vez que ela tenha magia, ela pode realizar teleporte em várias direções (assim como um teleporte que pode acertar o oponente e é invencível), estabelecer armadilhas estacionárias e obter uma versão mágica de sua bola de fogo habitual. Todos os seus especiais mágicos drenam o medidor do oponente se eles acertarem.
  • Paprika: Possui 6 ações. Começa com 6 ações mágicas. Possui vários comandos com D que permitem que ela jogue vários “presentes” no oponente. Cada sorteio tem seu próprio custo associado. Seus presentes de maçã e brócolis permanecerão no chão como um “comestível”, que Paprika ou seu oponente podem pressionar A para comer enquanto estiverem perto deles. Comer uma maçã restaura a HP, enquanto Brócolis ganha medidor. A páprica também pode atirar uma planta em vaso, que atinge duas vezes e pode prender o oponente, bem como um rolo de canela de baixo impacto que viaja lentamente pelo chão. Ela não pode recuperar ações mágicas a menos que o oponente coma um de seus dons.
  • Pom: Possui 3 ações. Começa com 3 ações mágicas. Pode usar temporariamente sua magia para convocar vários filhotes que ela pode comandar com o botão D. O uso de uma mágica fornecerá a ela um filhote de escavador de várias batidas, que só tem um uso. O uso de duas magias pode dar a ela um filhote de cachorro pairando alto ou um cachorro mordedor de baixo impacto, os quais têm dois usos. Com 3 magias, ela pode convocar um grande cão. Uma vez que seus cães são dispensados, sua magia se regenerará após um breve período de tempo.
  • Tianhuo: Possui 2 ações. Começa com 0 ações mágicas. Pressionar D fará com que ela entre em um estado de voo sem nenhum custo mágico. Sua mágica irá gerar ao longo do tempo, mas irá parar brevemente de gerar se ela pisar no ar ou voar. Ela pode gastar mágica para executar chutes do Firecracker, que funcionam como uma ferramenta divekick / combo. Ela também pode executar três movimentos diferentes do Firecracker, cada um com sua própria utilidade. Um deles é um ataque em giro, um é um giro mais baixo para frente que permite ataques aéreos surpresa rápidos e um é um giro mais alto. Enquanto estiver em seu nível 2, sua mágica sempre será gerada, independentemente de estar voando ou não.

Jogando Them’s Fightin’ Herds online

Apesar de terem poucas pessoas online durante nossos dias de jogatina, fomos capazes de jogar algumas partidas no mundão digital. Você entrará no modo online e ver a lista de servidores e quantas pessoas tem dentro. Algum um pouco parecido com as salas de Mortal Kombat. Como não encontramos salas voltadas para o público da América Latina, entramos em uma sala Americana para apanhar batalhar.

As salas online são bem fofinhas, como o jogo, viramos sprites do animal que você preferir (temos customização desse sprite, óculos, bonés e etc) e andamos pela site num estilo Dragon Ball FighterZ. Aqui podemos conversar com todos que estão na sala, mandar figurinhas, emojis e convidar cada um para lutar de maneira individual. Apesar de estar com o ping um pouco alto, nos aventuramos para as lutas.

A luta fluiu bem, como esperado, as primeiras batalhas era uma disputa pelos combos pré-definidos do jogo e sabendo disso fiquei na defensiva esperando uma brecha para me aproveitar (o que não foi muito fácil por conta do ping). E acabei ganhando mais do que perdi, isso provavelmente graças a minha experiência prévia com jogos de luta versus o nível da galera da sala que eu estava na sala.

A comunidade do jogo é super ativa e acabei fazendo algumas amizades durante minhas partidas, aprendi ainda mais sobre o jogo e sua história. Todos ali amavam a experiência que o jogo trazia e estavam esperançosos quanto a EVO de modo a aumentar a popularidade do jogo. É muito legal ver uma comunidade sendo gentil e querendo ver o futuro próspero para seu jogo do momento. O pessoal da Mane6 tem muita sorte nesse ponto.

https://www.youtube.com/watch?v=eWa2yVjEkMk

Modo História

Them’s Fightin’ Herds também possui um modo história que de certa forma parece estar em Beta. Hoje é possível somente jogar o primeiro capítulo onde você controla a personagem Arizona.

A história é simples e rápida durando cerca de 2 horas, porém, é bem diferente do que já viu em qualquer jogo de luta. De certa forma esse modo história mistura as mecânicas de luta, cenários como de RPG e desafios de plataforma! Sim, é bem inusitado.

Na hora de andar pelos ambientes e falar com os NPC’s, você segue a mesma visão dos RPG’s da década de 90, igual ao HUB do modo online que mencionei acima. É possível falar com pessoas, pegar algumas missões, assim como resolver missões para avançar na história.

E isso nos leva para a parte de plataforma. Em inúmeros momentos será necessário fazer algumas escaladas para chegar a um novo ambiente. Para tal terá que pular de forma exagerada ou bem calculada para chegar aonde quer. Claro que não será “de graça” e eventualmente terá que bater em alguns inimigos simples (porém chatos).

Por fim temos as lutas clássicas. Durante a aventura de Arizona ela terá como missão ser a campeã dos herbívoros (e comedores de panqueca) e lutar para protege a chave que protege o portão dos temíveis predadores comedores de carne. Aqui temos diversos estilos de luta. Temos as fáceis contra NPC’s simples, lutas contínuas contra diversos NPC’s que tem dificuldade variada, luta contra as outras campeãs (afinal cada reino elegeu um representante).

Essas lutas são fantásticas e extremamente cansativas. Muitas vezes as outras campeãs (personagens principais) terão até três modos completamente diferente que muda completamente o modo de lutar. Isso sem contar a rápida escalada de dificuldade que pode frustar alguns. E também vale destacar algumas lutas de chefões que são extremamente divertidas e diferentes de tudo que já vi.

Resumidamente, Them’s Fightin’ Herds tem um modo de história curto, desfiador e muito original. Felizmente os próximos capítulos serão lançados gratuitamente.

Expectativa vs Realidade

Diferentemente de jogadores que acompanharam a novela que foi Them’s Fightin’ Herds, novos jogadores podem ser pegos de surpresa. Isso porquê, apesar de ter um visual que enche os olhos das crianças e jovens, o jogo é bem profundo em relação ao seu sistema de mágica e dá pouco espaço para criatividade fora dele. O que pode afastar muito jogadores buscando uma diversão mais simples ou um jogo mais casual, como aparenta ser.

Além disso, eu me questiono um pouco quanto aos seus personagens. Seis personagens parece um número muito pequeno para um jogo de luta atual, mesmo que indie. Apesar de parecerem diferentes, os combos iguais fazem você ser “bom” ou “ruim” com qualquer personagem que pegar. Deixando apenas o fator mágico como diferencial. Isso significa que, aparentemente, todos os jogadores terão um mesmo estilo de luta. O jogo não parece dar muita liberdade para a criatividade. (coisa que iremos confirmar na EVO com os pro-players).

Apesar de ser um jogo controverso (visual de desenho, colorido, e um sistema de combate complexo para a maioria), Them’s Fightin’ Herds é um grito de vitória para a equipe da Mane6 Inc e para a comunidade que esperou e apoiou o jogo por tanto tempo. Apesar de mirar em um público muito específico, o jogo irá agradar gamers hardcore que procuram um novo desafio nos jogos de luta e aqueles que são atraídos por seu visual chamativo e inusitado para um jogo de luta competitivo.

Them's Fightin' Herds

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Curva de Aprendizado - 6

7.1

Them's Fightin' Herds é um grito de vitória para a equipe da Mane6 Inc e para a comunidade que esperou e apoiou o jogo por tanto tempo. Apesar de mirar em um público muito específico, o jogo irá agradar gamers hardcore que procuram um novo desafio nos jogos de luta e aqueles que são atraídos por seu visual chamativo e inusitado para um jogo de luta competitivo.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo