NOTICIASANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Trackmania é um promissor reboot da série

Jogo foca em simplicidade, em gráficos agradáveis e muita criatividade

Como mencionei em meu preview de Trackmania, o jogo já prometia muito. Inicialmente chamado de Trackmania Nations, o jogo vem trazer um reboot digno a série dando um novo frescor para sua engajada comunidade. E agora, Trackmania chega em 1º de Julho estando disponível para PC via Uplay e Epic Games Store. Confiram abaixo nossa análise.

Me sinto um disco de curling na pista de gelo

Modo treino e copa de verão

Ao iniciar o jogo, a primeira coisa que irá (ou deve) fazer é ir no modo treino que irá apresentar algumas breves situações que lhe mostrará o jogo te reserva. Asfalto normal, pista de terra, pista ondulada e pista de gelo. Obstáculos por todos os lados. Três tipos de turbo e mais. Isso tudo lhe dará um gostinho do que o jogo tem a oferecer e como você deverá se segurar dentro da pista para completar os desafios.

A ideia em Trackmania não é ser o primeiro em uma corrida complexa com diversos adversários. A sua proposta é lhe apresentar um circuito muito louco desafiador onde você será testado das formas mais diversas. Curvas complexas, pistas te forçando a ser jogado para fora, trechos escorregadios e muito mais. Inclusive existem alguns combos diabólicos onde só começar a acelerar e fazer a primeira curva já é algo muito complexo.

Novo turbo que lhe fará planar

E com as mentes mais demoníacas da Ubisoft reunidas, temos a Copa Summer (verão) onde serão apresentadas cerca de 40 pistas que irão te deixar maluco! No geral, você muito raramente irá conseguir sequer completar uma pista na primeira tentativa. Inclusive a Ubisoft já confirmou que a cada 3 meses uma nova temporada, com novas pistas, será lançadas gratuitamente.

A proposta é te desafiar inúmeras vezes, podendo competir com o seu fantasma e o fantasma de todos adversários do mundo. Cada vez que melhorar seu tempo e evoluir suas medalhas (bronze, prata e ouro) estará mais perto de se tornar o melhor do mundo em uma pista. Algo bem interessante é que a Ubisoft adicionou comparações de tempo com o país, continente e mundo. Ou seja, sempre poderá estar competindo com alguém em um desses níveis.

Eu só consegui fazer retas

Faça sua pista em Trackmania

Talvez o grande destaque do jogo seja o modo de criar sua pista. Depois de entender as possibilidades do jogo com o treino e a copa verão, é hora de exercitar a criatividade.

No modo criação é possível literalmente criar o que quiser. Existe o modo simplificado onde pode fazer um circuito simples com curvas, retas, mudar o tipo de pista (normal, ondulado, gelo e terra) e também utilizar os trechos de turbo, super turbo, turbo “planador”, câmera lenta e até desligar o motor.

Nesse modo é possível misturar esses elementos básicos e desafiar o jogador. E também existe o modo mais avançado que adiciona muitos mais elementos como os postes para serem colocados no meio da pista ou então fazer o looping que irá desnortear seu senso de direção.

Além de poder testar as pistas que você criou, será possível compartilha-la com a comunidade para que todos possam se divertir (ou entrar em pânico) com ela.

Uma das pistas do dia escolhidas pelo capiroto

A comunidade elevará o jogo as estrelas

Sendo direto, olhando Trackmania como um jogo single player (offline), ele é curto. Mas a ideia é que jogue ele online compartilhando experiencias e checando as criações das comunidades.

Por parte da Ubisoft, a promessa é que sempre existirão desafios e pistas especiais escolhidas. Ou seja, a cada novo dia haverá no mínimo uma novidade para você experimentar. Mas o jogo não é dependente da Ubisoft, ele é uma ferramenta poderosa de criação assim como Mario Maker.

Mesmo antes do lançamento oficial do jogo, ele já conta com mais de 40 grupos onde cada grupo faz diversas pistas temáticas. O que mais me impressionou, por toda a nostalgia, foi o clube do Mario Kart que conta já com 5 pistas da franquia. Outros grupos também estão focados em temáticas automobilísticas como Formula 1 e Nascar. O céu é o limite e você pode experimentar essas e outras pistas criadas.

Mario Kart em Trackmania <3

Trackmania é sempre divertido de jogar

Trackmania é um excelente reboot da franquia que conta com gráficos agradáveis e uma ótima jogabilidade. O jogo inicialmente aparenta ter “pouco” conteúdo, mas ele será expandido quase que diariamente tanto pelas mãos da Ubisoft como pela comunidade que está engajada e ativa no jogo.

Jogue as pistas da comunidade, jogue as pistas da Ubisoft ou então crie suas pistas e compartilhe com o mundo. O limite desse belo e desafiador game será somente a criatividade de seus jogadores e criadores.

Um pequeno adendo que tenho que fazer é que até a data de lançamento do jogo, ele possuía um pequeno problema no FPS. Independente se eu jogasse no Ultra ou no Low, o jogo sempre caía cerca de 20 frames enquanto jogava. Isso não atrapalha a experiência, mas em alguns momentos pode dar um certo “engasgo” no jogo.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Trackmania tem sucesso em renovar a série

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 7

8.4

Ótimo

Trackmania é um reboot da série e consegue renova-la com sucesso. O jogo está em constante expansão e sempre desafiará todos os jogadores com as pistas mais inusitadas, seja da equipe de desenvolvimento ou de outros jogadores pelo mundo.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo