NOTICIASANÁLISESPCXBOXXBOX ONE

Análise: Drake Hollow é complexo e estressante

Jogo possui sistemas complexos, mas também alguns defeitos frustrantes

Desenvolvido pela The Molasses Flood, Drake Hollow é um jogo que mistura sobrevivência e gerenciamento de base em terceira pessoa. Mais conhecido pelo game The Flame in the Flood, o estúdio chega com uma proposta mais ambiciosa, permitindo até quatro jogadores explorarem esse mundo misterioso. Com um conceito bastante semelhante ao modo Salve o Mundo de Fortnite, Drake Hollow já está disponível para PC e Xbox One.

O que é Drake Hollow?

O jogo inicia com a criação do personagem que os jogadores controlarão na aventura. Após a criação do mesmo, é apresentada uma cutscene mostrando o protagonista chegando ao Hollow, ao atravessar uma porta misteriosa em um parque.

Com isso, os jogadores são colocados na pele de adolescentes que precisam coletar recursos e sobreviver nesse mundo distorcido, enquanto unem-se a pequenas criaturas chamadas Drakes. As mesmas são seres humanoides que se assemelham a vegetais, e auxiliam os jogadores para construir a base e desbloquear novas melhorias. Ainda, para deixar as coisas ainda mais confusas, um corvo falante provém auxílio na aventura, ensinando mais desse mundo misterioso e definindo missões para progressão no game.

Perdido nas florestas

Um dos grandes destaques de Drake Hollow encontra-se no sistema de gerenciamento de base, que casa totalmente com a questão de sobrevivência presente no game. Inicialmente o jogo insere dois Drakes na vila do jogador, e com as missões definidas, é necessário sair em busca dos recursos para aprimorar e expandir a base. No entanto, é perceptível que os tutoriais não auxiliam em aspectos importantes da aventura, levando os jogadores a descobrirem por conta própria muitas das mecânicas.

O jogo se passa em arquipélagos gerados proceduralmente e cada ilha é separada por um mar de névoa que mata os jogadores que não estiverem sob o efeito de um consumível. E visto que não havia prestado a devida atenção no aviso de texto que apareceu na tela, acabei precisando reviver. Um ponto muito útil desse game é que não existem grandes punições por morrer. O espírito do jogador aparece na base e são apresentadas duas opções: Reviver ali e perder durabilidade das armas, ou caminhar até o corpo e reviver lá, sem punição alguma.

Após completar a missão inicial, é necessário aventurar-se pelas outras ilhas, onde os objetivos são bastante simples. Entre eles, estão: destrua raízes gigantes, enfrente inimigos, salve novos Drakes e colete o máximo de recursos no caminho. Enquanto é divertido coletar novas armas e vestimentas, é um pouco frustrante a vastidão desses cenários. Ainda, os mesmos chegam a parecer repetitivos com o tempo, somado com a falta dos recursos reaparecerem, é necessário se deslocar-se bastante longe para conseguir os materiais necessários para aprimorar sua vila.

Gerenciando uma cidade de plantas

Como mencionado anteriormente, um dos principais aspecto do jogo é gerenciar uma vila de Drakes. Os mesmos ficam escondidos debaixo da terra em diversas ilhas, e precisam ser coletados para se juntarem às vilas. Lá, eles constituem uma sociedade com exigências que variam entre sede, fome e diversão. Caso algum desses aspectos comece a faltar, as criaturinhas podem ficar doentes e acabar falecendo.

Por conta disso, é muito necessário que os jogadores explorem os cenários e consigam providenciar as necessidades dos monstrinhos. Como os recursos naturais não se recuperam automaticamente, pode ser preciso explorar lugares mais distantes do cenário, sempre mantendo o cuidado de não demorar demais para voltar ao acampamento. Outro aspecto interessante do game é a possibilidade de evoluir os Drakes. Oferecendo pedras que são coletadas ao derrotar inimigos, os jogadores podem levar as criaturinhas até a fase adulta. Isso concede bônus de nível de acampamento, desbloqueando novos recursos, e os mesmos passam a trazer benefícios maiores à base.

Ainda, de tempos em tempos, ocorre uma invasão de monstros ao acampamento, exigindo que os jogadores retornem as bases para evitar que as construções sejam demolidas e seja necessário refazer diversos objetivos para progredir. Após completar todas as missões do cenário, o corvo anuncia que é possível partir para a próxima fase e a base migra para um novo arquipélago. Esse sistema torna a aventura mais dinâmica, e visto que o jogador não perde progresso algum, não há motivo para manter-se no mesmo lugar.

Batalhando para conquistar

Um outro detalhe a ser abordado é o combate presente no jogo. Devido à falta de um travamento de câmera nos inimigos, chega a ser desafiador enfrentar monstros. Existem três variações mais comuns dos mesmos: Uma espécie de cachorro pequeno que ataca com um movimento bastante previsível; Uma criatura maior, que possui bastante vida e causa ataques fortes, porém mais lentos; e uma espécie de lobo que possui uma variedade grande de movimentos e ataques rápidos e que causam bastante dano. Este último consegue causar frustração só de encontrá-lo no cenário, visto que os jogadores já saberão que precisarão demandar um tempo maior e possuem grandes chances de perder vida.

Para combater esses inimigos, os jogadores contam com uma grande variedade de armas, que variam entre de curta e de longa distância. Cada arma possui uma velocidade de ataque e poder diferente e é fácil localizar diversos desses equipamentos nas buscas pelo cenário. Enquanto a quantidade de armas de curto alcance é abundante, as armas de longa distância causam dano elevado, porém a munição é escassa.

Um mundo ideal

Drake Hollow conta com um visual semelhante ao Fortnite, com personagens e construções seguindo uma estética mais cartunesca. A trilha sonora é bastante melancólica, e caso os jogadores estejam curtindo a aventura por conta própria, cria uma ambientação bastante solitária.

Visto que o mundo não conta com outros humanos, apenas com seres fofinhos e monstros obscuros, é fácil sentir que o mundo parece frio e vazio, provocando um sentimento triste e desanimador no jogador. Com outras pessoas a aventura se torna mais divertida em todos os quesitos apontados anteriormente. Ainda, caso o jogador esteja disposto a entregar horas para o game, a experiência pode entreter bastante, com a grande variedade de construções, um sistema de base semelhante ao Fallout 4 e a possibilidade de desbloquear diversos itens para customizar o personagem.

Drake Hollow vale a pena?

Drake Hollow é uma experiência de survival que conta com bastante conteúdo, e diversas de suas mecânicas são interessantes. No entanto, o jogo possui problemas no combate e o gerenciamento de base podendo ser frustrante com diversos empecilhos que foram colocados na jornada.

Como uma experiência para um jogador, o mundo chega a ser solitário e melancólico. Mas visto que o mesmo possui capacidade para até jogadores simultâneos, a jogabilidade torna-se mais dinâmica e divertida.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Drake Hollow

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 5.5
Diversão - 5.5
Áudio e trilha-sonora - 7

6.4

Razoável

Drake Hollow mistura um gerenciamento de base bastante completo com um mundo e jogabilidade um pouco vazios, proporcionando uma experiência não muito empolgante para os jogadores.

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo