ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Kosmokrats é um ótimo jogo de puzzle

Pegue sua Vodka, aqueça sua batata e entre no mundo de Kosmokrats

Camaradas comunistas, chegou nossa hora de explorar o universo em Kosmokrats e vencer a corrida espacial contra o maior inimigo de todos: Os Capitalistas.

Se você gosta de muito humor, referências e puzzles bem desafiadores, você vai adorar Kosmokrats. Confira abaixo nossa análise do jogo onde já adianto que ele infelizmente não possui legendas PT-BR.

O jogo já está disponível para PC via Steam. Nossa análise foi feita através de um código cedido pela produtora.

A guerra nuclear aconteceu

Kosmokrats se passa em um passado distópico durante a guerra fria onde tanto a União Soviética como os EUA tem uma grande facilidade para explorar o espaço.

Você será um humilde descascador de batata (inclusive este será seu nome, “Potato Peeler”) que será tirado de seu cargo de suma importância para dirigir um drone no espaço e montar diversas bases, naves e as mais diversas unidades.

Depois de fazer um breve tutorial, você começa a montar suas primeiras naves e estações até que algo não parece certo. O grande comando comunista manda acelerar todas as construções e depois de um tempo envia inúmeras pessoas ao espaço.

A hora que tudo aconteceu

E enfim aconteceu. Alguém apertou o botão vermelho e a Terra foi destruída por uma guerra nuclear! Agora cabe a você, um mero descascador de batata, montar toda a frota espacial antes que os capitalistas os alcancem.

E se ainda não notaram, todas missões e a história é cheia de humor. E a solução para o grande comando sempre será cortar a ração de batatas e dobrar o horário de trabalho. E não ouse questionar o alto comando! As consequências são terríveis.

Só falta mais uma peça

A jogabilidade de Kosmokrats

A jogabilidade em Kosmokrats é extremamente simples, porém, muito desafiadora. Os comandos incluem mover a nave e um botão para utilizar a energia magnética, que é limitada, para arrastar as peças a serem encaixadas.

Ao iniciar qualquer fase, você verá inúmeras peças voando no espaço. Através de uma cutucada nessas peças, será possível arrastá-las no espaço até conectá-las com suas respectivas cores (azul, vermelho e amarelo).

Simples certo? Porém, o desafio é gigante. O primeiro desafio é o tempo! Você tem cerca de 2 minutos a cada novo puzzle para juntar as peças. E não pense que isso é fácil, você ficará que nem um louco correndo contra o tempo para juntar tudo sendo que a medida que o tempo vai acabando você começa a ver sua base/nave ser destruída.

Com o tempo chegando ao fim, tudo irá se desintegrar

O outro grande desafio é que para conseguir uma boa pontuação, não poderá quebrar os itens de cada peça. Como exemplo tem o painel solar para captar energia ou então o depósito de batatas que alimenta a população no espaço. E claro, não se esqueça que sempre terá diversos cosmonautas flutuando no espaço. Caso erre um encaixe, poderá fazer eles virarem purê espacial.

E já imaginou se encaixa uma peça errada? Isso vai acontecer e simplesmente quebrará suas pernas. Dependendo do encaixe, ou você perderá imediatamente perdendo este módulo ou então terá que improvisar para conseguir encaixar o resto.

E talvez vocês esteja pensando que caso perca um quebra cabeça, terá que recomeçar, certo? Errado! Caso perca uma nave você sofrerá as consequências. Isso lhe dará inúmeros problemas como status de fome, menos passageiros vivos e por ai vai. Ao longo do jogo será possível ativar inúmeros buffs e debuffs que irá influenciar sua jogabilidade.

Simplesmente a combinação de tudo isso ao mesmo tempo te deixará tenso e louco. E caso tente sair e retornar ao jogo para tentar novamente um puzzle, saiba que novas peças serão geradas. Não espere molezinha!

Gráficos e ótimos sons

Em Kosmokrats um dos grandes destaques é a parte sonora. A trilha sonora em sí e boa e funcional, porém, a dublagem é fenomenal. Como esperado, os personagens terão um forte sotaque Russo. Adicionalmente, os diálogos, situações e questionamentos são muito bem feitos.

Sempre antes das missões existirá um debate ou um diálogo entre personagens, pedidos, ideias autoritárias e mais. Tudo muito bem dublado.

Já a parte gráfica é bem agradável. Quando está montando os puzzles no espaço é tudo muito bem feito e colorido. Já quando está na base e está vendo os personagens, eles são simplistas – diria poligonais – trazendo um ar cômico ao jogo.

VAL 9000

Referências para todos os lados

Algo bem legal em Kosmokrats é que é possível desbloquear muitas coisinhas incluindo jogos para passar o tempo. Tudo é inspirado em jogos clássicos como Pong ou Tetris. Cada jogo chega de forma diferente do tradicional que conhecemos.

Além dessas distrações, existe também a inspiração a cultura pop. Uma das mais óbvias é a inteligência artificial que irá construir em certo momento chamada de VAL 9000 (clara referência a HAL 9000 do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço).

Venha ser um orgulhoso cosmonauta em Kosmokrats

Se você gosta de puzzles complexos, uma ótima dublagem, muito humor e sessões de pânico contra o relógio, Kosmokrats é seu jogo.

Eu fui positivamente surpreendido tanto com a história como com os complexos desafios. Espere o inesperado neste jogo com quebra cabeças que irão literalmente quebrar sua cabeça e que te forçará a adaptar a cada novo desafio.

A mistura entre falta de gravidade e a correta utilização de seu ímã é o que irá separar as crianças dos adultos e irá fazer você querer tacar o controle – ou teclado – na parede.

Inclusive essa irritação é possivelmente o único ponto negativo do jogo. Algumas vezes eu segui a lógica correta de um encaixe, mas a peça esbarrava na outra e simplesmente travava me deixando com poucas opções. A solução muitas das vezes era chegar dando um porradão, mas isso me fazia perder tempo e danificar a estação não conseguindo alcançar a pontuação máxima.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Kosmokrats é divertido e desafiador

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5
História e personagens - 10

8.8

Ótimo

Kosmokrast é um excelente jogo para passar o tempo e desafiar tanto suas habilidades para resolver puzzles como seu senso de urgência. Espere dar muitas gargalhadas nesse ótimo jogo que mescla muito bem história, desafios e momentos para respirar e relaxar.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo