Análise: Pikmin 3 Deluxe é mais um bom jogo do Wii U no Switch

Se aventurar por um planeta desconhecido, ou não, atrás de alimento e histórias para contar.

Pikmin 3 Deluxe é o jogo mais recente da série criada por ninguém menos que Shigeru Miyamoto, criador de Mario e Zelda. Neste jogo você deve comandar pequenos seres, que te ajudarão a alcançar seus objetivos e conseguir comida – que é seu objetivo principal. Pikmin 3 foi lançado originalmente para Wii U em 2013 mas, por conta da pouca popularidade do console anterior da Nintendo, não foi apreciado por muitos como deveria ser (eu, por exemplo). E eu sei que não é a primeira vez quer você lê isso.

Pikmin 3 Deluxe já está disponível para Nintendo Switch e pode ser adquirido na Nintendo Eshop Brasileira. Essa análise foi feita com uma cópia cedida pela produtora.

A aventura que é Pikmin 3 Deluxe

Charlie, Alph e Brittany, três corajosos exploradores, identificaram um planeta misterioso, que rotularam de “PNF-404”, com muitos suplementos alimentares necessários para sua espécie e partiram para explorá-lo. Aqui é onde nossa jornada com Pikmin 3 Deluxe começa.

Após sua descida ao planeta, os heróis se separam e terminam em locais diferentes do planeta. Servindo como nossa introdução ao jogo, começamos com o “Capitão Charlie” que, após examinar seus arredores, encontra algumas criaturas que nomeia de “Pikmin”. Como um passe de mágica, quando ele usa seu apito, as criaturas parecem responder e obedecer aos seus comandos. Mais que isso, Charlie pode até mesmo arremessá-las que as pacíficas criaturas não parecem se importar. O capitão, junto com sua patota de Pikmin se aventuram em uma caverna antes de perdermos contato e continuarmos com um dos outros dois exploradores.

Jogando com Alph, acordamos e nos deparamos com uma espécie diferente de Pikmin, de outra cor. E aqui que começamos a entender como o jogo quer ser jogado. Você deverá usar as pequenas criaturas para abrir caminho, resolver puzzles – isso enquanto procura seus amigos e outros itens essenciais para sua aventura.

Mecânica do Jogo

Em Pikmin 3 Deluxe você deverá aprender o que cada cor dos bichinhos representam para usá-los de maneira eficaz e segura. Como exemplo: os vermelhos são resistentes ao fogo e são melhores em combate, os amarelos conduzem eletricidade, os que parecem pequenas pedras podem quebrar estruturas de vidro e nenhum deles sobrevive dentro d’água, somente os azuis.

Como falado anteriormente, você pode jogá-los para andares mais acima, atravessar gravetos e até mesmo catapultá-los para o outro lado de um rio. Usando seu apito, você poderá chamá-los, separá-los por cor e até mesmo fazer com que parem o que estão fazendo no momento.

Na campanha, você terá um objetivo principal (seguir uma onda de rádio por exemplo) mas não poderá ignorar algumas questões de sobrevivência. Não deixe para trás nenhuma fruta! Elas são extremamente importantes para sua aventura.

Os perigos e belezas de PNF-404

Andando pelo curioso e familiar planeta, você verá que os Pikmin não são as únicas criaturas que o habitam. E a grande maioria dos outros seres são seus predadores ou insetos hostis. A lei da selva se aplica até mesmo em uma história distante como essa.

Se perder muitas das suas preciosas criaturas, você poderá criar mais pedindo para eles carregarem inimigos abatidos ou os núcleos das flores espalhadas pelo cenário. Os Pikmin não são desprovidos de inteligência, então assim que der o comando eles vão sozinhos até sua base para fazer a transformação. Depois é só puxar os brotos para fora do solo para a mágica acontecer.

Essa regra também se aplica para quando eles levarem frutas. Não há a necessidade de acompanhá-los se você já limpou o caminho de inimigos até ali. Na base, você também poderá depositar e extrair Pikmins. Não há a necessidade de andar com um exército muito grande e o jogo tem uma capacidade máxima de 100 unidades fora da base.

Planeje seu tempo em Pikmin 3 Deluxe

Além disso, ainda existe um perigo adicional: a noite! Em Pikmin 3 Deluxe, você terá que fazer suas atividades até que a noite chegue, após esse tempo (demonstrado claramente no topo da tela) você sairá do local e todos os Pikmin que não estiverem na sua base ou te seguindo, morrerão para as “criaturas da noite”.

Para aumentar sua produtividade, cada explorador pode ter seu proprio grupo de Pikmin. Isso significa que você pode ir para três caminhos diferentes do mapa ao mesmo tempo e avançar de maneira mais eficiente. Isso será indispensável mais para o final da campanha e para as missões secundárias. Afinal de cada dia, você precisará tomar uma garrafa de suco para continuar seguindo – e por isso as frutas são indispensáveis!

Com mais de 60 frutas para descobrir, chefões gigantes e um final de jogo incrivelmente desafiador, que colocará todas as suas habilidades à prova, há muito o que fazer na campanha principal.

Pikmin 3 Deluxe também vem com missões paralelas, estrelando certos personagens conhecidos da franquia que podem ter visitado o PNF-404 antes (bem desafiador). Além disso, existem modos de missão onde você pode coletar tesouros, derrotar inimigos ou chefes específicos, ou até mesmo um modo peculiar de “batalha de bingo” em que você combina inimigos e frutas em um cartão antes do seu oponente.

Um prato cheio para quem não teve a oportunidade no passado

Com os gráficos do Wii U mantidos, o “Deluxe” do título é, portanto, totalmente direcionado para a jogabilidade e conteúdo. A estreia da franquia no Nintendo Switch oferece um balanceamento geral dos inimigos, a capacidade de selecionar diferentes níveis de dificuldade, a adição de um sistema de dicas para ajudar novos jogadores e melhorias nos comandos de party. Adicionalmente, temos um prólogo e epílogo inéditos, com missões extras que aprofundam a história de velhos conhecidos como Olimar e Louie.

Com isso, Pikmin 3 Deluxe é uma ótima escolha para aqueles que buscam um jogo relaxante, ainda que desafiador, para passar suas manhãs de final de semana. O jogo pode ser jogador por todas as idades e habilidades, graças ao seu sistema de dificuldade gradual e bela curva de aprendizado. Tudo isso regado de belas e inesquecíveis melodias dignas da Nintendo e de Miyamoto.

Para quem já conhecia sua versão original, de 2013, revisitá-lo só vale caso você sinta saudade de tudo que viveu no Wii U ou está curioso para os novos pedaços da história adicionados. Fora isso, PNF-404 não terá muito a lhe oferecer nesse momento.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Pikmin 3 Deluxe

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 9

8.5

Ótimo!

Vivo, relaxante e desafiador. Pikmin 3 Deluxe é um prato cheio para quem não teve a oportunidade de jogá-lo no passado. Aqui temos a versão definitiva do jogo que, para muitos, é o melhor da franquia de sucesso da Nintendo.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.
Botão Voltar ao topo