PLAYSTATIONNOTICIASOriginaisPS4PS5PSP VITA

Playstation Indies: publique seu game com a Sony

Veja como fazer games para serem publicados na Playstation

Então, você gosta de fazer jogos, mas não faz ideia de como conseguir uma produtora? Ou como fazer games para Playstation? Ou você precisa ainda de investimento de um projeto brilhante? Estúdio pequeno? De qualquer forma não podemos negar que a Playstation é uma das plataformas mais jogadas atualmente e a Sony preparou um guia rápido para ajudar os independentes. Veja aqui como publicar um jogo pela iniciativa Playstation Indies.

Post original no blog da Sony Playstation, clique aqui (em inglês).

Vamos começar

O primeiro passo para como fazer games para Playstation é se tornar um parceiro da Playstation. Para isso acesse o site partners.playstation.net e inicie o processo de cadastro. Além das informações básicas sobre o estúdio, um dos itens mais importantes na hora de enviar o seu game para análise é o Plano do Projeto (Project Plan). Pense nisso como seu “argumento de venda”, é o ponto máximo para convencer a Sony a comprar (literalmente) o seu jogo. Não é preciso que você se aprofunde nas minúcias do projeto, mas alguns detalhes importantes, como descrição do estilo, tempo estimado até o lançamento, planos de uso da plataforma e, potencialmente, um ou dois recursos principais do jogo. Tudo isso ajuda a orientar o processo de revisão inicial.

Leia Mais

Assim que o registro de parceiro for aprovado e você assinar o Contrato Global de Desenvolvedor e Editor (GDPA), você terá acesso às ferramentas de back-end do Playstation. Dessa forma é possível aprender muito mais sobre como desenvolver e publicar na plataforma. Além disso, a Sony informou que criaram recentemente muitos novos programas para oferecer um suporte melhor aos parceiros indie. Eles planejar continuar a construir novas oportunidades para oferecer suporte aos desenvolvedores seus games.

Parceiros Independentes na Playstation

Às vezes Indies precisam de uma ajuda extra no lançamento dos seus títulos e a Sony tem algumas oportunidades para você apresentar seu projeto para parceria. Segue a lista do que eles consideram mais importante para apreciar o projeto:

  • Breve descrição do jogo. A Playstation quer saber o que torna o seu jogo único. Justifique bem.
  • Cada jogo incrível tem uma equipe por trás. Informe sobre sua equipe, o histórico de cada um e suas paixões.
  • Uma imagem do game ou, melhor ainda, uma versão de demonstração. Elas valem mais que 1000 palavras. A Sony prioriza muito visuais, vídeos ou qualquer coisa interativa que possa dar um gostinho do que você está criando. Exemplos abaixo:
    • Bom: Artes conceituais, imagem de como ficará o jogo na hora de rodar, música e/ou qualquer arte que demonstre o tom do jogo.
    • Melhor ainda: Um vídeo do gameplay do jogo, captura do game rodando é o ideal. Gifs e slides animados também são boas alternativas.
    • O ideal do ideal: Uma versão protótipo. Dividir com eles uma demonstração é o melhor e mais rápido modo de fazer a Sony apreciar e entender seu projeto. Apesar de parecer difícil mostrar algo tão incipiente, eles garantem que o time que avalia entende que nos momentos iniciais qualquer game ainda está muito cru. O importante é ver o potencial do que está em jogo.

Detalhes extras e… vamos falar de negócios

  • Quais outras plataformas além da Playstation?
  • Qual o plano de marketing ao longo da vida do projeto?
    • Você está fazendo o marketing sozinho ou terá uma equipe/ajuda externa?
  • Explicação detalhada do planejamento do projeto e seus custos
  • Qual seu modelo de negócios? – Premium (Jogo Completo), Premium + DLC (Conteúdo Extra via Download), F2P (Grátis para Jogar) etc.
  • Qual a região ou país alvo e quais idiomas estão inclusos em seu jogo?
  • Algum plano para suporte pós-lançamento? Correção de bugs, novos conteúdos, comunidade online etc.?
  • MAIS IMPORTANTE DE TODOS, você precisa de algum suporte ESPECÍFICO por parte da Playstation? Isso pode incluir servidores dedicados por exemplo, mas não somente.

Mãos à Obra

Aposto que você já se perguntou como fazer games para Playstation, pois bem esses são os passos básicos para conseguir apresentar seu game para a Sony, seja para lançamento na plataforma ou para conseguir parceria financeira ou de marketing etc. O mais importante é apresentar as informações de maneira coerente, coesa e objetiva, focando nos diferenciais e no aspecto humano e sentimental por trás do projeto.

Curtiu? Acompanhe o Última Ficha também no Youtube clicando aqui.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo