ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: MotoGP 21 é o melhor da franquia

Confira a nossa análise de MotoGP 21 e entenda porque esse é o melhor jogo da franquia!

MotoGP 21 foi lançado no dia 22 de Abril para a alegria dos fãs das motos mais rápidas do mundo. Já estamos acostumados há mais de 20 anos com jogos baseados na categoria Premium de corridas de motos, e nem sempre as novas iterações dos jogos da franquia são melhores que as anteriores. MotoGP 21, felizmente, não é um desses casos. Eu posso falar confortavelmente que esse é o melhor simulador de corrida de motos já feito. São muitos os pontos fortes desse baita jogo e eu vou fazer um esforço aqui para destrinchar os pontos altos do título e, claro, alguns pequenos deslizes que poderiam ter sido feitos com mais carinho. Confira abaixo a nossa análise de MotoGP 21.


Primeiramente, vale a pena deixar claro que não sou um jogador veterano da franquia. Conheço por alto os jogos lançados um pouco antes da Milestone deixar MotoGP de lado e passar o bastão para a Capcom em 2010. O estúdio italiano pegou de volta os direitos do MotoGP em 2013 e, desde então, não joguei nenhuma nova iteração do jogo. Entretanto, acompanhei a trajetória através de amigos fãs da franquia e outros canais que cobriram as novas iterações. Na época, optei por jogar os jogos da Formula 1, que me prendiam por horas e horas nas telas.

Reaprendendo a jogar – Análise: MotoGP 21

Um dos fatores que me afastaram um pouco de MotoGP e me levaram para Formula 1 foi a questão da acessibilidade. Não me leve a mal, MotoGP é divertidíssimo, mas é muito mais difícil para novatos que Formula 1. Inclusive, quando fui designado para fazer essa análise, cheguei a me questionar se conseguiria reaprender a jogá-lo rapidamente. Para a minha alegria, MotoGP 21 facilita muito nesse sentido, e traz todo o conhecimento necessário para virarmos mestres das pistas.

O jogo proporciona um tutorial bastante completo assim que o iniciamos pela primeira vez. Caso você não tenha muito conhecimento sobre os elementos de simulação de um jogo de moto, recomendo fortemente que você o faça. Aliás, confesso a curva de aprendizado do jogo seria muito maior caso o tutorial do jogo não existisse. MotoGP 21 acerta nesse quesito e deixa tudo muito mais fácil. Inclusive, de acordo com o seu desempenho no tutorial, o jogo inclusive sugere assistências ou não, para que você não se frustre pelo menos em um primeiro momento.

Modos de jogo

MotoGP 21 traz os clássicos modos de jogo rápido e carreira. Se você quiser só uma corrida rápida em uma das pistas oficiais presentes na temporada 2021 do MotoGP. Clicando nessa opção, você vai ser levado aleatoriamente para um final de semana de corrida. Como de praxe, é possível escolher entre as categorias Moto 3, Moto 2 e Moto GP, o piloto e as configurações da sua moto. Não há nada de novo aqui, é a boa e velha corrida para descontrair.

Já no modo carreira, é possível criar um novo personagem, que vai evoluindo ao longo do tempo. À medida que você vai ganhando corridas, é possível assinar novos contratos com outras equipes, contratar assessores e engenheiros melhores, mexer nos salários deles e avançar nas categorias. Além disso, é possível fazer toda a temporada oficial do MotoGP de 2021 com todas as pistas. Não há muito mistério também no modo carreira, já que ele traz exatamente o que se espera, uma progressão de acordo com seus resultados.

Um gameplay de primeira qualidade – Análise: MotoGP 21

Agora, o que me impressionou bastante em MotoGP 21 foi o seu gameplay. Como já dito nessa análise de MotoGP 21, eu tive muita dificuldade em um primeiro momento, já que eu não jogava MotoGP há muitos anos. Para quem nunca se aventurou na franquia, eu diria que talvez esse seja o jogo de simulação de corrida mais difícil disponível nos consoles. Imagine jogar um jogo com uma simulação parecida com Formula 1, só que com duas rodas e a possibilidade do seu piloto isolado para fora da pista.

Acrescente a isso o fato de que você precisa calcular perfeitamente a angulação do seu corpo nas curvas e a pressão que você exerce nos gatilhos para evitar que a moto acelere muito rápido e empine. De fato, a mecânica é bastante complicada. Felizmente, MotoGP 21 oferece assistências diversas caso você precise de um tempo antes de acrescentar alguns níveis de dificuldade.

Eu mesmo comecei o jogo com muita dificuldade, caindo diversas vezes, mas fui pegando o jeito rapidamente. E eu preciso falar pra vocês, que sensação incrível é jogar MotoGP 21 depois de pegarmos o jeito da coisa. Todas essas variáveis que eu citei fazem com que você fique vidrado na tela tentando seguir perfeitamente o traçado da pista e pegando o tempo das freadas e retomadas. A sensação de velocidade é incrível, o que acaba dando uma adrenalina insana sempre que estamos prestes a fazer alguma ultrapassagem. É muito recompensador vencer uma corrida depois de várias voltas tentando se manter dentro da pista.

Uma experiência de nova geração

E vou aproveitar pra fazer um adendo aqui. Caso você esteja querendo comprar MotoGP 21 para Playstation 5, saiba que o trabalho feito pela Milestone nos gatilhos do Dual Sense foi incrível. É possível sentir cada lombada, a vibração do asfalto, trocas de marcha, e muito mais direto no controle. Já era sabido que o Dual Sense faria bastante diferença em jogos de corrida, mas eu realmente não esperava por tanta coisa.

Ainda, o controle ajuda até em termos de gameplay, já que há um feedback nos gatilhos sempre que a angulação da curva é muito alta ou quando a moto não tem velocidade o suficiente para se manter equilibrada. Eu diria, inclusive, que MotoGP 21 se junta a Call of Duty: Black Ops – Cold War e Astro’s Playroom como os jogos que souberam usar melhor as funcionalidades do controle até o momento. É, de fato, uma experiência de simulação de corrida de nova geração.

Gráficos e Áudio – Análise: MotoGP 21

Com relação aos gráficos e ao áudio de MotoGP 21, eu tenho uma boa e uma má notícia. O áudio do jogo usa todo o poder da tecnologia 3D do Playstation 5 para reproduzir os sons das motos de forma incrível. É possível saber exatamente onde cada adversário se encontra usando fones, e a sensação de passar na reta de chegada ouvindo o eco dos motores é magnífica. Caso você tenha fones, ou um bom equipamento de som junto a sua TV, você terá uma experiência de áudio muito boa. Essa é a boa notícia.

Agora, a notícia ruim fica para os gráficos. Só para ser bem claro, o visual do jogo fica longe de ser ruim durante as corridas. Os efeitos no asfalto e os modelos das motos até são bem bonitos, mas o problema é quando a gente chega às cutscenes. Os rostos de todos os personagens são completamente apáticos e os modelos dos prédios fora da pista são um tanto quanto simples. É compreensível que o jogo seja multiplataforma e, dessa forma, precise ser mais leve para abarcar o diferente poderio dos consoles das diferentes gerações. O problema é que acaba que as cutscenes destoam muito de todo o resto do jogo, e não dá nem vontade de ficar assistindo às mesmas.

Conclusão

Finalmente, MotoGP 21 é um excelente simulador de corrida de motos que vai trazer desafios na medida certa e uma sensação de recompensa incrível a cada vitória. O jogo é uma compra certa para fãs de simuladores de corrida e vai trazer horas e horas de um gameplay divertidíssimo, seja nas corridas rápidas, no modo carreira ou nas corridas online. Caso você tenha um Playstation 5, aproveite ainda para desfrutar de todas as funções presentes no Dual Sense, que chegam a ser levemente viciantes.

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Bom, galera, espero que vocês tenham gostado dessa análise do MotoGP 21. Caso vocês queiram saber mais sobre o jogo, comenta neste post que a gente responde vocês. Aproveite também para conferirem o nosso canal no Youtube e nossas análises em vídeo. Estamos sempre postando nossos reviews no canal, e o apoio de vocês é essencial para que continuemos esse trabalho. Entre no nosso canal através desse link e se inscreva!

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

MotoGP 21

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8.3

Ótimo

MotoGP 21 é o melhor já lançado na franquia, e traz desafio na medida certa tanto para novatos quanto para jogadores experientes.

User Rating: Be the first one !

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo