ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWSSWITCH
Tendência

Análise: New Pokémon Snap revitaliza a série!

Prepare-se para tirar fotos mais dinâmicas e com uma variedade ainda maior de monstrinhos!

Há cerca de 22 anos a série Pokémon era agraciada com uma proposta totalmente diferente do esperado. Um game em primeira pessoa, na qual os objetivos dos jogadores se resumiam em capturar momentos orgânicos dos monstrinhos ao invés de colecioná-los em Pokébolas. A chegada de Pokémon Snap foi surpreendente, e uniu diversos jogadores que se cativaram por essa experiência mais tranquila e que finalmente colocava os jogadores a acompanhar ações cotidianas dos personagens que tanto amavam.

Após sete gerações de jogos da franquia, a popularidade e apreço dos jogadores pela série apenas cresceu. E o jogo de fotografia ficou marcado como um dos experimentos promissores, porém abandonados pela Nintendo ao longo dos anos. Após muito clamor dos fãs, New Pokémon Snap finalmente chegou às lojas, com um escopo ainda maior e mais animador para qualquer um que tenha crescido com os monstros de bolso.

Esta análise foi possível graças ao código cedido pela Nintendo, a qual agradecemos a parceria e confiança. O jogo está disponível em mídia física e digital exclusivamente para Nintendo Switch.

O que é New Pokémon Snap?

Nesta nova aventura vivemos um novo fotógrafo Pokémon cuja missão é catalogar os monstrinhos da região de Lental e investigar um fenômeno inédito na série: Algumas criaturas passam a brilhar ao interagir com certas plantas. Com a ajuda do professor Mirror, o veículo NEO-ONE e uma câmera fotográfica, os jogadores partem para essa jornada de capturar as interações dos seres que habitam os mais distintos biomas do local.

New Pokémon Snap

Contando com mais de duzentas criaturas, o jogo é subdividido em áreas contendo diferentes ambientações, variando desde o fundo do mar a um deserto escaldante, o que permite aos jogadores vivenciar momentos cotidianos e ações rotineiras que ocorreriam na vida real. Apesar dos mesmos esbanjarem personalidade na série principal, não é possível ter uma visualização do estilo de vida dos Pokémon de maneira realista, e para a graça dos fãs, a série Snap materializa todo esse sentimento de curiosidade sobre o que os monstros fariam em um ambiente livre.

A movimentação é totalmente remanescente do game original, com os jogadores sendo levados pelo veículo de maneira automática, controlando apenas a câmera fotográfica e podendo realizar algumas ações que interagem com os Pokémon a fim de forçar novos movimentos dos mesmos. As fotografias são salvas até o final das fases, onde então é apresentada uma seleção de capturas para enviar para avaliação do professor. Após Mirror entregar as notas, os jogadores recebem progressos de nível para desbloquear novas versões do mesmo nível, que podem incluir desde novos monstrinhos a rotas totalmente diferentes dos locais.

Diga xis!

Herdar a jogabilidade principal de seu antecessor pode assustar alguns jogadores que buscam inovação, mas felizmente New Pokémon Snap aprimora e muito a experiência que encontramos no jogo de Nintendo 64. Além de quadruplicar a quantidade de monstros, o jogo conta com variantes para cada cenário, sendo três níveis de pesquisa e mais uma variante noturna que altera completamente a fauna do local. No período noturno, os seres que estavam ativos durante o dia se encontram dormindo. Ou ainda melhor, após desbloquear alguns pré-requisitos, os jogadores recebem a capacidade de atirar orbes luminosos que iluminam os cenários e até os próprios Pokémon!

Essa nova funcionalidade adiciona um charme ainda maior às fotos, que agora estão em alta definição, e destacam ainda mais os habitantes do local. Vale ressaltar que o fenômeno é um dos elementos centrais de narrativa do game, servindo até para evidenciar as batalhas contra chefes, que são basicamente Pokémon gigantes e raros que possuem uma iluminação própria causada pelo efeito destes orbes. Cada encontro com um desses chefes possui uma jogabilidade diferente e é necessário maestria dos jogadores para acertar as fotos perfeitas. E isso adiciona dinamismo à aventura, exigindo que os jogadores realizem ações diferentes para desbloquear a forma mais fotogênica dos monstros.

Cada monstrinho possui quatro níveis de foto, a fim de catalogá-los em quatro situações diferentes. Fotos com uma estrela, por exemplo, apresentam os seres em posições ou movimentações comuns. A raridade da ação vai aumentando até o nível quatro, que compreende poses raras nas quais os mesmos podem se encontrar. Vale ressaltar que essas classificações são apresentadas pelo Professor no final de cada fase, e os jogadores precisam utilizar de todos os seus recursos para levar as criaturas a interagirem com o ambiente ou outros seres.

Além da jogabilidade principal, os jogadores ainda podem editar suas fotos a fim de adicionar filtros, figurinhas e efeitos que os permite exaltar os melhores aspectos da foto, ou simplesmente fazer piada com momentos engraçados dos monstrinhos. Os jogadores podem então compartilhar essas capturas com seus amigos on-line e visualizar fotos de jogadores do mundo inteiro.

New Pokémon Snap

Posando para a câmera

Não é difícil se apaixonar pela ambientação que a Bandai Namco (sim, é a Bandai que desenvolveu o jogo) condensou nessa nova aventura Pokémon. A qualidade gráfica é muito superior em relação ao jogo original por motivos óbvios, mas não é apenas isso que traz charme ao jogo. Visto que a aventura ocorre totalmente nos trilhos, os desenvolvedores somente precisaram se preocupar com o que é visível nos caminhos padrão da aventura. Com isso, foi possível alocar muito mais esforço nas animações das criaturas e em como todo o ambiente pareceria vivo.

Os cenários são muito bem trabalhados, com texturas bonitas e que combinam com a estética da série. Inclusive, considerando a qualidade gráfica, não é difícil de se questionar o que os últimos games da série vêm trazendo, se comparado ao nível de detalhes que a Bandai conseguiu entregar. Não tem um momento que os jogadores não vão se emocionar em ver seus monstros favoritos recebendo vida na tela do Switch.

O clique perfeito de New Pokémon Snap

O carisma da franquia é elevado à décima potência em New Pokémon Snap, entregando uma experiência totalmente fora do comum aos jogadores hardcore, mas que conquistará os fãs da série sem pensar duas vezes. Não existem jogos com propostas semelhantes no mercado, provavelmente por conta da ideia ser tão arriscada a ponto de não gerar interesse a maior parte dos jogadores. No entanto, ao adicionar personagens tão icônicos, fica claro que o conceito é bastante promissor e pode entregar horas de diversão a fio.

O jogo conta com uma enorme variedade de conteúdo, garantirá uma rejogabilidade sem igual e é um jogo obrigatório a qualquer fã da série Pokémon. Estivemos aguardando por uma continuação há mais de vinte anos, e finalmente recebemos um jogo que expande tudo que amávamos no original, de novas fases e monstros a novas interações e, com isso, despertando a criança que vive dentro de todos nós.

New Pokémon Snap

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

New Pokémon Snap

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5
Nostalgia - 10

9.5

Excelente

New Pokémon Snap é uma continuação perfeita para um jogo clássico do Nintendo 64, que condensa o que mais amávamos na obra original e expande para uma experiência ainda mais densa!

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo