ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWS

Análise: Logitech G Pro X Wireless Superlight é impecável

G Pro X Wireless Superlight é o G PRO X mais leve, se tornando o novo mouse perfeito para fps!

Se tem algo que a Logitech não para de fazer é lançar novos periféricos para gamers. As vezes refinamentos de produtos existentes, evoluções ou até mesmo produtos completamente novos. O Logitech G Pro X Wireless Superlight é uma dessas evoluções, de algo que já era excelente e ficou excepcional.

Se o G PRO X Wireless teve elogios rasgados, com ressalvas ao preço, por mim em 2020, poderia o Superlight surpreender de alguma forma algo que já era quase que perfeito para quem busca simplicidade, boa construção, boa ergonomia, excelente sensor e desempenho acima da média?

DESIGN E AUTONOMIA

Não há mudança visual, pelo menos a olho nu, entre o G PRO X Wireless e o Superlight. As diferenças sutis ficam para o Logotipo ‘G’ que não é retro iluminado com RGB, possuí cor sólida, a palavra ‘Superlight’ impressa do lado direito do mouse e a ausência de botões adicionais do lado direito.

Fora isso é o mesmo mouse, o mesmo formato ambidestro, excelente material, cor fosca (que neste versão branca ficou maravilhosa) e conexão micro-USB. A essa altura esperava que o Suerplight, por ser mais recente, receberia USB tipo C, mas não foi desta vez.

Na parte de baixo do mouse há algumas mudanças em relação ao “não-Superlight”, como o tamanho dos pads e suas formas. Há muito mais superfície de contato com pads que na versão Wireless comum, o que traz uma sensação de evolução neste quesito também.

Sobre autonomia, a Logitech diz que o Superlight tem autonomia de até 70 horas de uso. Isto mesmo, 70 horas! Infelizmente, pelo tempo que ficamos em posse do mouse, não foi possível utilizar toda sua carga, o que nos leva a crer que é muito possível que as 70 horas sejam realistas, já que não há RGB ou nada que possa sugar energia do mouse. Vale destacar que é possível utilizar o mouse enquanto carrega via cabo.

PEGADA E CONFORTO (SUPERLEVE)

Assim como não há mudança visual à olho nu, a pegada do G Pro X Wireless Superlight é extremamente similar ao G Pro X Wireless. Ainda bem que a Logitech não tentou modificar ou evoluir neste aspecto, pois estes mouses, com seu formato simples, estão entre os melhores e mais confortáveis para todos os tipos de uso, seja jogatinas competitivas, casuais ou uso geral.

Todas as pegadas são bem atendidas pelo mouse: claw, fingertip ou palm. No caso da claw e palm você não terá problemas com mãos pequenas, médias ou grandes. Já na fingertip, se sua mão for bem pequena, pode ter alguma dificuldade, principalmente por conta da localização dos botões na lateral. O botão mais a frente fica numa distância que pode ficar inutilizada dependendo do tamanho de seu dedão ou seu dedo mindinho (destro ou canhotos).

Enquanto o G Pro X Wireless tinha 82g, o modelo recebido nesta análise e pesado por mim no unboxing bateu apenas 62 gramas. Parece pouco, mas 20 gramas fazem diferença e representa uma diminuição de quase 25%. E o mais legal é que, diferente da tendência de quase todas as outras fabricantes que buscam criar o mouse super leve, o design se manteve. As concorrentes optam por carcaças cheias de buraquinhos, como se fossem colmeias, assim retirando parte do material da construção e deixando o mouse mais leve. A Logitech de alguma forma conseguiu alcançar 62 gramas com o design sóbrio e super querido pelos gamers.

DESEMPENHO

Como mencionado lá em cima no design, o mouse agora possui pads (ou pézinhos, como você preferir) que tomam uma parte muito maior da base do produto. Em material PTFE, o produto vem inclusive com uma tampinha extra com pad PTFE em todas superfície, deixando ainda mais área de PTFE – para um deslize super suave e super preciso.

O sensor no G Pro X Wireless Superlight é o consagrado Hero 25K, com mínimo de DPI em 100 e máximo em 25600. Sua distância mínima de lift off fica em 1.2mm e a taxa atualização entre 125Hz e 1000Hz. Essa baixa distância mínima de lift off é perfeita para quem joga com baixa DPI e vive reposicionando o mouse para o scope perfeito. Desta forma estes seus reposicionamentos não serão registrados pelo mouse.

Temos um total de 5 botões, os dois principais, dois laterais e o scroll, que pode ser pressionado como botão. Assim como todos os produtos de ponta da Logitech, o scroll, preciso e excelente, até mesmo para um mouse gamer.

CONCLUSÃO

Não tem para onde fugir! O que já era excelente está buscando a perfeição. O G Pro X Wireless Superlight é o melhor mouse sem fio para jogos que já passou pela redação do Última Ficha. Ótima construção, excelente ergonomia, peso baixo, autonomia monstra, design sóbrio, excelente software (Logitech G Hub) e sensor de ponta no mercado.

Ele é de longe, ignorando preços, o melhor mouse para jogos fps. E não só isso, ele é extremamente multiuso. Por ser super leve, usar ele por longos períodos de trabalho não vão cansar a sua mão. Fora a autonomia de 70 horas por carga, o que supera uma semana inteira de trabalho acrescentadas algumas horas de jogatina.

Falando em preço, o que tirou a nota diamante do G Pro X Wireless foi seu preço na data de publicação de sua análise, na média de 850-950 reais, o que era muito para a época mesmo sendo um mouse de ponta. Já o G Pro X Wireless Superlight, que deveria chegar mais caro por ser uma evolução, é possível de ser encontrado na faixa de 700-850 reais.

Sim, 700 reais ainda é muito para um mouse, porém não há competição nesta faixa de preço para ele, levando em conta desempenho, design, qualidade e tudo que já foi citado. Fora que na gringa, o mesmo modelo custa 150 dólares, que na cotação atual fica acima dos 800 reais, tornando sua comercialização no Brasil bem vantajosa.

É com gosto que, desta vez, o G Pro X Wireless, com sua versão Superlight, recebe o selo diamante e é SUPER recomendado!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo