ANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCH

Análise: Legend of Mana é um remaster fiel, até demais

Devo admitir que os cenários são lindos...

Legend of Mana é um RPG clássico que foi lançado para Playstation no ano 1999, mas infelizmente nem todos chegaram a aproveitá-lo. Afinal, o console apresenta inúmeras opções de RPGs que haviam sido marcadas como “necessárias” naquela época. Essa análise é sobre o relançamento de Legend of Mana como um Remaster. Quer saber se o jogo ficou bom mesmo? Continue lendo.

Essa análise de Legend of Mana foi feito graças a um código de Playstation 4 cedido pela produtora.

Venham conferir a lenda da árvore de mana

Legend of Mana dá a possibilidade de escolher entre duas personagens para você iniciar a sua jornada. Sem um background para explicar os motivos das protagonistas, somos jogados num mundo de fantasia em que devemos cultivar boas relações com o mundo afora.

Enquanto as duas personagens principais pecam em apresentar uma narrativa, os personagens secundários dão um verdadeiro show. Invés de ser ver o jogo como uma grande narrativa, temos que vê-lo como uma coletânea de pequenas histórias que aquilo que as conecta é uma pessoa desconhecida (você) que está auxiliando os participantes dessa trama.

Cada narrativa tem seu começo, meio e fim. São histórias totalmente distintas que você irá aproveitar tranquilamente.

Análise Legend of Mana
Diálogos super envolventes.

Legend of Mana permite que você construa o seu mapa

Assim que iniciei o jogo para fazer essa análise de Legend of Mana, fiquei surpreso com o sistema de construção do mapa. Nenhum cenário tem sua localidade pré-definida. Desse jeito, temos a liberdade de encaixar cidades, áreas e tudo mais da forma que bem entendermos.

Toda vez que terminamos uma história recebemos algum artefato. Esse objeto pode ser encaixado numa área vazia do mapa-múndi. Desse ponto surge uma nova localização para você explorar a vontade. Tecnicamente falando, isso não tem influência com o que vai acontecer ou deixar de acontecer naquela localização, provavelmente pela época que foi feito não daria realmente para desenvolver algo tão complexo. Contudo, é um sistema bacana que traz uma personalidade para cada jogador.

Não tenha uma jornada solitária

Apesar de você ter a companhia de alguns personagens específicos em algumas histórias, sua jornada tem tudo para ser um tanto solitária. Porém, Legend of Mana permite que o jogador dome alguns monstros e até mesmo construa um golem para te auxiliar no combate.

Além dessas possibilidades citadas, você também é capaz de construir suas próprias armas com os materiais coletados. Importante dar a dica que elas são, realmente, bem melhores do que as armas vendidas nas lojas do jogo.

Um Action RPG clássico da época

Em Legend of Mana não temos um sistema de turnos. Aqui é sangue nos olhos! O sistema de combate é mais voltado para algo action, onde temos um botão para soltar golpe fraco, outro para golpe forte, pulo e bloqueio. As habilidades especiais podem ser adicionadas nos botões de cima do controle.

Para a época, era sem dúvidas um sistema revolucionário com a possibilidade de combar os ataques. Contudo, o remaster não recebeu nenhum refino na temática. Permitindo que os mesmos erros da época acontecessem como hit box estranha que acerta quando não era para acertar e não acerta quando era para atingir.

Inclusive, se você quer jogar no “modo fácil” sugiro que use arco e flecha. É realmente apelão.

Não se trata de um remake

É inegável que a Square Enix estava numa vibe de desenvolver remakes dos jogos clássicos da série Mana. Contudo, Legend of Mana não chega a ser um remake. Ele realmente é um remaster, fiel até demais, ao jogo clássico.

Todos os cenários foram redesenhados para ter uma qualidade em HD, contudo, os personagens permaneceram com o visual pixelado. É notável o contraste entre algo que dá para interagir e algo que pertence apenas ao cenário.

Inclusive, algo que chegou a atrapalhar um pouco a experiência do jogo é o cenário ser tão estático. Saber por qual caminho pode seguir adiante ou quando o beco é sem saída, muitas vezes temos que ir na tentativa e erro, para ver se dá pra seguir adiante num local ou não.

Outro ponto que deve ser citado é que não tem nada para indicar se passou por aquela área ou se estamos num local inédito, pois o jogador depende completamente da própria memória durante a exploração das áreas, por não ter nenhum tipo de indicativo.

Eu compreendo que a Square Enix quis deixar algo mais leal ao original, diferente dos remake dos outros Mana que foram feitos. Contudo, era possível melhorar a experiência dos usuários para entregar uma experiência mais proveitosa e completa. Afinal, eles mexeram no jogo para remodelar os cenários por completo. Por que não otimizar outras mecânicas e sprites?

Análise Legend of Mana

Conclusão de Legend of Mana

Legend of Mana é um remaster que traz o retorno de um clássico do Playstation, contudo, ele também traz consigo as falhas que o jogo clássico apresentava por causa dos limites da época. Infelizmente a equipe de desenvolvimento não teve intuito de trazer melhorias além das visuais e sonoras.

O jogo está longe de ser ruim, mas é necessário levar em conta que realmente se trata de um remaster de um título lançado em 1999. Se isso é algo bom ou ruim, vai depender unicamente da pessoa que estiver jogando.

Mas eu devo admitir que realmente gostei de me aventurar em meio de tantas histórias interessantes em um único game.

Análise Legend of Mana

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Legend of Mana é um remaster que apela pra total nostalgia

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 6.5
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 8.5

7.6

Bom

Legend of Mana não é um jogo ruim, mas podemos ver as limitações e erros da época que ainda estão presentes nesse remaster. Buscaram deixar a experiência visual e auditiva mais agradável, contudo, fizeram vista grossa para a usabilidade do jogo. Fãs e nostálgicos vão amar, contudo, deixou a desejar se comparado com os outros Manas que receberam remake.

User Rating: 3.45 ( 1 votes)

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo