NOTICIASCOBERTURASOriginais

Jogos Olímpicos de Tóquio ao som de musicas clássicas de jogos

Conseguiu reconhecer quantas?

Como quem apenas queria ver a abertura de jogos Olímpicos de 2021 em Tóquio, adiada em um ano devido à pandemia do novo Coronavírus e que foi ao ar nesta sexta-feira, 23 de julho, tomei um choque ao notar algo diferente e ainda sim familiar quando os atletas entravam no Estádio Nacional de Tóquio: Jogos Olímpicos de Tóquio ao som de músicas clássicas de jogos! Ok, já esperava algo relacionado, mas acreditava ser no mundo dos animes consagrados como Dragon Ball, mas a surpresa foi o momento e a seleção das trilhas sonoras de jogos consagrados e amados por todos nós.

Final Fantasy XIV recebe requisitos básicos e ferramenta benchmark

O site Oficial das Olimpíadas de Tóquio 2021 deu a dica e, como bons fãs desta mídia que tantas emoções nos traz em forma de diversão, vamos citar as músicas de games que apareceram e deram o tom épico à cerimônia de abertura e uma até bem casada com o momento como veremos a seguir.

Site oficial das Olimpíadas mencionando dando a dica

A novidade da olímpiada não ficou apenas com as novas modalidades estreantes no evento como escalada, surfing e Karate. Após a montagem dos anéis olímpicos na cerimônia de abertura, foi a vez dos atletas fazerem o tradicional desfile. Assim que ouvi a primeira música começou a tocar, o sorriso estampou o meu rosto e depois foi só ficar atento às próximas trilhas sonoras de jogos que estariam por vir.

  • A primeira música que tocou junto à comitiva grega, por ser a terra natal dos jogos olímpicos são sempre os primeiros a se apresentarem, foi do game de RPG Dragon’s Quest (Square-Enix) conhecida como Edrick’s Theme. A franquia teve seu início no ano de 1986 para o NES (Nintendo Enterteiment System) e, desde então já conta com onze títulos, sendo o mais recente lançado em 2017, Dragon’s Quest XI.
  • Final Fantasy Fanfare é uma grande conhecida também dos fãs de jogos da franquia de RPGs da Square-Enix e foi outra que fez-se presente durante a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Tóquio. Sempre escutada no final de cada batalha ou mesmo durante a ending em uma versão para Final Fantasy 8 (um dos meus prediletos entre todos) ou cantarolada pelo personagem Prompto em Final Fantasy XV, a fanfarra da vitória é tão marcante quanto qualquer outra música do game. Um dos grandes sucessos dos games vem desde 1987 e conta com quinze títulos principais, vários spinoffs e o Final Fantasy VXI já está em fase de desenvolvimento.
  • Outro game que teve sua música tocada foi da série de jogos Tales of Series – Sley’s Theme (Bandai Namco), franquia a qual vem desde 1995 até os dias atuais e tem data marcada para setembro deste ano Tales of Arise chegando à família de jogos de RPG.
  • Monster Hunter (Capcom) foi mais um game com sua música apresentada no Estádio Olímpico e trouxe do seu repertório Proof of a Hero. Este game é daqueles que pode se dizer com facilidade ser viciante ao extremo e conta com vários jogos em diferentes plataformas desde os portáteis. Proof of Hero é perfeita para o evento, pois a sensação dos atletas em ganhar uma medalha é quase comparada a derrotar um tigerex (é verdade esse bilete).
  • A próxima música fez a famosa casadinha com o tema dos jogos, Olympus Coliseum de Kingdom Hearts, mas a versão do terceiro jogo da franquia principal lançado em janeiro de 2019 e é mais um da lista da desenvolvedora Square-Enix a participar da cerimônia de abertura das olimpíadas. Olympus Coliseu & Olímpiada… cara, quem poderia imaginar, não é Nomura?
  • Será que a Square-Enix tem mais algum game com música emplacada no evento? Se você disse sim, acertou! Chrono Triger está no coração de muitos gamers e The Frog’s Theme quando começou a tocar foi algo lindo de se ouvir e ver. O game lançado em 1995 marcou época como um grande clássico no mundo dos games. Uma grande música de um grande personagem para o maior evento do esporte mundial!
  • O próximo jogo que teve sua música representada foi um com uma incrível história da franquia e que empolgava a cada aventura e não, não é RPG, mas o simulador de aviões de guerra Ace Combat 5: Unsungwar com First Flight! Uma música perfeita para a situação de um dos jogos que possui uma ótima jogabilidade e fases com incríveis desafios e ao mesmo tempo empolgantes.
  • A série Tales entra no páreo com mais uma música e, vamos combinar, esta música é inspiradora demais! Royal Capital Majestic Grandeur de Tales of Graces (2009) foi outra da Bandai Namco a emprestar sua trilha sonora às Olimpíadas. Esta tem um charme que combina com o evento esportivo e seus objetivos.
  • Wind of Departure, para fãs deste jogo, com certeza veio de cara de qual game pertence. Monster Hunter também possui outra trilha sonora para compor a lista.
  • E o nosso ouriço azul não poderia ficar de fora. Sonic The Hedgehog (SEGA) veio com Star Light e muita nostalgia direto de Tóquio! É a música da quinta zona do jogo clássico de 1991 e o ouriço possui vários jogos desde então e em várias plataformas, inclusive para mobile.
  • Konami traz o esporte ao maior evento esportivo do mundo. Winning Eleven Efootbal Walk on Theme foi escutado durante a apresentação dos atletas, mas, ao que parece, a Konami não chegou a divulgar sua música para por aqui aos fãs do simulador de futebol.
  • Robo’s Theme é a próxima música. Ok, temos muitos robôs em jogos, mas um dos mais marcantes, se não o mais, é o do Chrono Trigger, o qual consta pela segunda vez aqui na nossa lista.
https://www.youtube.com/watch?v=PEDbo0aUTXA&ab_channel=11minutes
  • Square-Enix outra vez meus amigos e amigas. Fazer o que se há tantas músicas marcantes e esta é uma bem marcante mesmo? Final Fantasy’s Main Theme é conhecida até por quem não companha tanto a franquia de RPGs mais famosa do mundo. Olha só como merecia estar na abertura dos Jogos Olímpicos. Certeza, se tocar enquanto os jogadores estiverem disputando, vão receber buff. Mas aí não pode né?
  • Dos tempos de PS2 e Xbox, desenvolvido pela SEGA e mais um RPG para compor nossa lista de músicas é Fantasy Star Universe de 2006. Com a trilha sonora Guardians, foi mais uma ingressar na playlist em Tóquio. Essa é mais uma saudosista, apesar de fazer parte da primeira década do século XXI.
  • Outra fanfarra para entrar na lista e também da Square-Enix e Kingdom Hearts voltou a tocar no Estádio Olímpico. Confesso, tanto a Olympus Coliseum e Hero’s Fanfarre combinaram bem com a cerimônia.
  • Essa eu confesso que não reconheci de cara, mas os jogadores com bastante gameplay de vida vão lembrar deste game de nave clássico da Konami. Gradius. Este game teve início nos arcades e depois passou a compor em cartuchos para consoles e fez até crossover no game The Paradious, A música é Gradius (nemesis) 01 act 1-1.
  • A próxima música vibrei muito quando escutei. Para mim um clássico e com trilha sonora impecável e não poderia ficar de fora da Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Songs of Acients do game Nier: Automata (2017). Desenvolvido pela Platinum Games, conta uma história envolvente, séria e bastante reflexiva. Um jogo obrigatório para fãs de games. Confesso, esta música esta na minha playlist pessoal.
https://www.youtube.com/watch?v=iXlPt8mFkNI&ab_channel=FuckingAwesome
  • Saga Series teve sua origem no Game Boy em 1989 e conseguiu o seu lugar ao sol com histórias e um gameplay envolvente para um RPG de portátil. Depois ganhou versões para consoles e encantou o mundo a cada novo título.
  • Para concluir a lista de jogos que fizeram parte da seleção de músicas para tocar durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, um representante dos jogos de luta se fez presente. Consegue imaginar qual game teria estas músicas épicas para entrar no seleto grupo? Acertou quem disse Sou Calibur e a OST selecionda foi The Brave New Stage of History. Soul Calibur é um jogo de luta 3D desenvolvido pela Bandai Namco.

Para quem quiser acompanhar os jogos olímpicos, acesse este link para mostrar toda a programação e horários das competições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo