NOTICIASHARDWAREPCSem categoriaTop Ultimaficha

Conversamos com o Engenheiro Sênior da Western Digital sobre a linha WD_BLACK

João van Dinteren, Engenheiro Sênior da Western Digital, respondeu algumas perguntas feitas sobre a linha WD_Black

A Wastern Digital está no mercado há muito tempo, oferecendo soluções de armazenamento e sendo uma das marcas mais utilizadas, conhecidas e respeitadas no segmento. Com diversos produtos, desde diversos tipos de HDs mecânicos, SSDs SATA e passando por diferentes NVMEs, uma linha muito forte da marca é a WD_BLACK.

A WD_BLACK é uma linha focada para os gamers, com armazenamento premium para PCs e consoles. Todos os recursos, design e materiais que entram no desenvolvimento dos produtos WD_BLACK são feitos especificamente para fornecer aos jogadores as ferramentas e os equipamentos que eles precisam para ter o melhor desempenho.

ANÁLISE: HyperX Alloy Origins, um acerto e tanto

Tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas para João van Dinteren, Engenheiro Sênior da Western Digital, à respeito da WD_BLACK. Confira abaixo a entrevista:

Quais os tipos de produtos WD_BLACK os gamers têm a sua disposição no mercado brasileiro? Qual seria o destaque na sua opinião e por que?

“A WD_BLACK é uma marca da Western Digital criada para atender um de nossos públicos mais criteriosos: os gamers. Sob essa marca, estão diversas soluções em SSDs e HDDs, externos ou internos. O portfólio de soluções da WD_BLACK é ideal não apenas para o armazenamento, mas principalmente para a velocidade que esses jogos pedem, oferecendo uma experiência única de jogabilidade e satisfazendo até os jogadores mais exigentes.

As soluções foram desenvolvidas para elevar a jogabilidade dos jogadores, proporcionando carregamento instantâneo para os diferentes tipos de gamers, seja para aqueles que estão começando ou para os profissionais. Além de permitir  acessar a biblioteca de jogos de qualquer lugar, também melhoram a velocidade e performance. 

Entre os produtos, destaco o SSD WD_BLACK SN850 NVMe, um SSD que atinge velocidade de até 7.000 MB/s em leitura e 5.300 MB/s de gravação (na versão de 1TB). Com até 1.000.000 IOPS, também proporciona uma experiência de jogo suave, responsiva e poderosa. Além da performance, o produto oferece espaço necessário para armazenar os jogos favoritos.

Esta solução conta com a tecnologia NVMe, interface que utiliza como protocolo de comunicação o PCle da placa mãe para oferecer mais velocidade e rendimento para o armazenamento. Por meio do NVMe, o SSD é conectado diretamente ao computador ou notebook, trazendo ainda mais autonomia aos processos e maior desempenho.

Também destaco os últimos lançamentos, três novos SSDs para o público gamer. Um deles é o SSD externo WD_BLACK D30 Game Drive, projetado para trabalhar com a próxima geração de consoles como Playstation 5. Lançamos também uma versão do SSD WD_BLACK D30 Game Drive para Xbox e o SSD interno WD_BLACK SN750 SE NVMe, mais uma solução projetada para os PCs e notebooks gamers.”

O que diferencia os produtos WD_BLACK voltados para os gamers dos produtos comuns da WD?

“Além de elevar a jogabilidade, os produtos da WD_BLACK oferecem maior velocidade e performance, com leitura de até 7.000 MB/s, como no caso do SSD WD_BLACK SN850 NVMe. 

Nos últimos anos os gráficos e a fidelidade da imersão de alguns jogos estão mais intensos e as tecnologias de acesso instantâneo se tornaram cruciais para aprimorar a experiência nos games. 

Por isso, o portfólio da WD_BLACK é ideal para a expansão do armazenamento, mas também para a velocidade que esses jogos pedem para uma experiência única de jogabilidade.”

Existe um foco com a linha WD_BLACK que passa a sensação que não é mais “sobre armazenamento”, é “sobre os gamers”. Como a linha WD_BLACK pode impactar a vida de jogadores, sejam eles de jogos mais leves e competitivos até jogos bem mais pesados e triple A. Para gamers mais leigos, comprar uma placa de vídeo nova ou um processador, resulta em mais frames. Qual o real impacto de uma mídia de armazenamento melhor?

“Os produtos da WD_BLACK tem como função inicial a expansão do armazenamento. Nossos SSDs se iniciam com capacidades de 500GB e podem ir até 2TB, caso do SSD WD_BLACK SN850 NVMe. Mas é preciso entender que o público gamer não precisa apenas de mais memória, mas principalmente de performance para alcançar jogadas excelentes. E é isso que nossas soluções oferecem, adicionam mais velocidade para carregar os gráficos dos jogos, por exemplo. Com jogos cada vez mais sofisticados e realistas, tudo o que os gamers não querem é  perder tempo, o que se não ocorrer pode significar “game over”, uma expressão que detestam! E isso vale para todos os tipos de jogos, sejam os mais leves até os mais pesados. 

Além disso, com as opções de produtos externos, os jogadores podem acessar as bibliotecas de onde estiverem. No caso do SSD WD_BLACK D30 Game Drive, que é um produto compacto de alta performance, o jogador alcança velocidade de leitura de até 900 MB/s e pode armazenar até 50 jogos. 

Outra opção que posso destacar é o SSD WD_BLACK SN750SE NVMe, que graças ao armazenamento interno de DRAM-less que utiliza a tecnologia de armazenamento PCIe Gen4, garante velocidade de leitura de até 3,600 MB/s. Com isso, ele consome até 30% menos energia em comparação com seu antecessor, permitindo que o jogador fique no jogo por mais tempo antes de sua próxima recarga. O painel WD_BLACK permite que os jogadores mantenham a saúde do drive e monitora o desempenho de pico no modo de jogo, mesmo durante o streaming.”

Falando agora de consoles, o PS5 aceita a expansão de sua memória interna utilizando um padrão igual ao de PCs gamers. A própria WD_BLACK já anunciou produtos compatíveis. Por que o usuário de PS5 deve se atentar na hora de comprar uma mídia compatível e como os produtos WD_BLACK vão satisfazê-lo da melhor forma?

“O SSD WD_BLACK SN850 NVMe com dissipador de calor elimina as suposições na escolha de uma unidade de armazenamento compatível para o slot M.2 do seu PlayStation 5.

É uma solução tudo-em-um que fornece a velocidade de próxima geração, estrutura de resfriamento e formato compacto necessários para atualizar com segurança o armazenamento interno do console, para aqueles com acesso ao software PlayStation 5 Beta.”

Confira mais informações sobre a linha WD_BLACK em seu site oficial clicando aqui.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo