NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4PS5XBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Preview: Beta de Battlefield 2042 agradar jogadores saudosos com novidades recentes da franquia

A beta sugere um game mais livre ao jogador

O Beta de Battlefield 2042 propõe agradar jogadores saudosos com novidades recentes da franquia, por exemplo, nos mais recente jogo lançado como Battlefield V. Ainda sim, as novidades são muitas e requer boas horas de jogo para se adaptar a certas diferenças do gameplay e já adianto que a proposta é ser um jogo mais livre no modo como quer lançar seu soldado ao campo de batalha!

Antes de mostrar aqui as novidades e características mantidas, algumas observações importante para jogadores de longa data da franquia:

  • A comparação será, a maior parte, ao jogo lançado recentemente, ou seja, Battlefield V.
  • O que será levado em conta são as configurações básicas de controle, de câmera, campo de visão e sensibilidade.
  • Por ser um beta, não comentarei aqui eventuais bugs e outros problemas que surgiram durante o gameplay, devido o jogo estar em desenvolvimento.

Confiram aqui nosso bate papo com os desenvolvedores e hands off do jogo

Nostálgico, mas com novidades!

De cara já vemos a semelhança de jogos no layout que surgem na tela se assemelharem bastante com o Battlefield IV, o game de guerra (de grandes proporções) contemporânea mais recente lançado da franquia. Os cenários mais próximos da atualidade com a volta dos conhecidos contêineres, estruturas com prédios, altos, o retorno de veículos como caças e, principalmente, os bons e velhos helicópteros.

As especialidades básicas são o Batedor (sniper), Assalto, Engenheiro e Médico. No entanto as novidades com o BFIV terminam por aqui, pois a jogabilidade está diferente quanto ao usar o nosso soldado. Andar e correr estão mais pesados até mesmo se comparados aos Battllefield 1 e contrário ao que vimos no Battllefield IV e Battllefield V. Virar pros lados, mira mais lenta para quem gosta de usar metralhadoras pode ser um problema, pois as rajadas atiradas até chegar ao alvo vão lhe destacar mais ainda e não dá tanto tempo para acabar com quem mirou mais rápido em você nas trocas de tiro.

A proposta de manter locais onde podemos abastecer nossos equipamentos ou bolsa de saúde não se mostrou durante a beta, mas está disponível como opção no menu de customização em por a caixa de munição fixa no fase ou a caixa médica para membros da equipe você mesmo poder coletar. Provável retornar os pontos de reabastecimento? Acho muito provável que sim.

Voltando a falar de armamento, as armas para liberarmos se mostraram diferentes, mas creio que será normalizado como de costume da franquia no game já pronto. Mas vale ressaltar como ficou: o jogador vai liberando uma nova arma, independe de ser mais apropriada ou não para a classe que se usa. Por exemplo: iniciei os testes como sniper, mas liberei duas metralhadoras de assalto e outra para engenheiro. Aqui nos leva a maior novidade mostrada na beta que vamos a seguir no próximo tópico.

Customização Livre

Durante a beta de Battlefield 2042 algo que chamou bastante atenção são as classes continuarem com seus packs de equipamentos exclusivos para escolher. No entanto, é possível ir com uma classe de soldado, mas usar outros tipos de armas e itens que de costume são próprias apenas das especialidades específicas. É possível ir com assalto, mas por acessórios de outras classes como, por exemplo, de batedor e por uma mina usadas por engenheiros. Também tem a possibilidade de selecionar, antes de entrar em batalha, armas que seriam de outras classes. Um engenheiro pode muito bem pegar um fuzil de sniper ou um fuzil semiautomático mais usado pela classe médico nos jogos mais recentes. Ou mesmo usar o batedor e equipar com C5 e um lança foguetes para destruir tanques ou aeronaves inimigas. Além disso, foi mantida a trocar de armas de qualquer classe durante a jogatina.

Outro exemplo de liberdade que dá é escolher um personagem de assalto, mas por outro pacote exclusivo no lugar do básico de outra classe. Se você é um jogador versátil e gosta de trocar de classes durante a mesma partida, pode ser uma boa fazer misturas e pro um que se adapte ao seu estilo de jogo, podendo extrair o melhor (e o pior) de cada classe. Para exemplificar, a classe assalto vem com ganchos para alcançar pontos altos e e deslocar para outros pontos mais rápidos, você pode pegar um fuzil e ir para locais mais altos, onde jogadores não o alcançarão e agir como um sniper, ou o inverso, em escolher o pack de atirador de elite, que vem com sensor de movimento e revelar inimigos próximos no mini mapa e derrubar com sua metralhadora. As opções são bem diversificadas!

Confira Hazard Zone, a terceira experiência multiplayer distinta de Battlefield 2042

Observações finais

Um último destaque, mas não menos importante, é o crossplay entre Playstation e Xbox. Confesso que a princípio foi uma surpresa, mas uma boa surpresa. Isso porque os jogos de Battlefield costumam a diminuir o número de jogadores depois de um certo tempo por inúmeros motivos e isto deve ajudar a manter os servidores mais movimentados

Por ser uma beta, creio eu, que funcionalidades como evolução de nível de jogador e de personagens, evolução e customização das armas e veículos e os demais acessórios das classes disponíveis não estão no formato e layout oficiais que deverão ser quando lançar o game. Penso que a beta foi mais para ajustar dano, ver latência do servidor, observar coices das armas e cadências de tiro, mas vamos aguardar para que uma possível próximo teste para jogadores venha logo para irmos ajustando, junto da EA Entertainment, uma melhor experiência para todos em Battlefield 2042.

Números da Guerra

Como curiosidade, a EA liberou, em seu perfil oficial no Twitter os números totais registrados da beta de Battlefield 2042 de tiros, kills, até mesmo o uso de paraquedas e outros parâmetros contabilizados. São os números:

  • Tiros disparados: +17 bilhões
  • Mísseis disparados: 380.283
  • Passeio de elevador: 5,8M
  • Paraquedas usados: 10,5m de Km
  • Total de tornados: 94,698
  • Mortes por C5: 1,9M
  • Ranger Call-inns: 10,8 milhões
  • Arma mais usada: M5A3
  • Equipamento mais utilizado: Gancho

Para mais números, acesse o link do perfil oficial de Battlefield 2042 no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo