ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise – Super Monkey Ball Banana Mania é um jogo pra desestressar, mas…

... pode ter um efeito contrário devido à câmera

Super Monkey Ball Banana Mania é um jogo bem divertido, com inúmeros estágios, desafios, modo multiplayer e muito a se liberar. Ele dá bastante vontade de jogar após um dia estressante, mas pode ter o efeito contrário e você sairá mais estressado do que entrou se não jogar com moderação, devido ao problema de câmera. Mas ainda assim, é um neste ótimo remake que reuniu três jogos com inúmeros estágios.

A análise de Super Monkey Ball Banana Mania foi possível graças a uma cópia cedida pela produtora e o game já está disponível para PlayStation 4, XBox One, PlayStation 5, XBox Series X/S, Nintendo Switch e PC via Steam.

Mamacos me mordam!

A história é bem simples: o macaco cientista louco, Dr. Bad Boon, quer explodir a ilha dos macacos (ele é louco, né? Talvez por isso mesmo) e Aiai, nosso macaquinho herói, e seus amigos partem em uma aventura para impedir que o lar deles seja destruído, passando por vários lugares e cada um com desafios que aumentam a cada progressão da história. Aqui pegamos o próximo gancho e o ponto forte de Super Monkey Ball Banana Mania: os estágios variados!

Do simples ao desafiador

Durante o modo história, somos apresentados a 8 estágios divididos em fases, que variam na quantidade de acordo com o novo ambiente. Para completar um estágio é necessário concluir todas as fases disponíveis e chegar até seu final. Mas não pense que é simplesmente ir em frente! Cada fase vai acrescentando desafios com novos obstáculos a cada progresso. As consequências são as mais variadas possíveis como: cair do cenário por excesso de velocidade em uma curva, errar ao passar por um ponto que faz o personagem pular, perder o controle e cair no abismo da fase, blocos que se movem para abrir buracos, objetos que caem, plataformas móveis, que dependendo da velocidade que se movem, pode exercer força da gravidade para as laterais e fazer o personagem cair. Enfim, para derrubar você da plataforma até o ponto de concluir a fase, são muitas dificuldades

Os cenários são criativos e podemos interagir em alguns. Por exemplo, há fases que precisamos chegar até certo ponto e não basta apenas seguir em frente e coletar as bananas pelo caminho. Se insistir em passar por um ponto muito difícil vai acabar perdendo a paciência (confesso que perdi uma duas ou três centenas de vezes), quando nos vemos obrigados a achar outro caminho ou encontrar algum dispositivo para desativar os obstáculos ou deixar mais fácil de passar. Além de cada fase surpreender na verticalidade e na lateralidade. A velocidade que alcançamos pode ser amiga ou inimiga e cabe ao jogador procurar o melhor método de passar de cada fase, que em dado momento, me deu uma vertigem boa ao jogar.

Sonic também embarcou na aventura

Sim, dá para perder a cabeça em certos momentos e acabar se estressando, mas não pela dificuldade em si do game, que por sinal, é outro fator divertido. O grande vilão da história, além do Dr. Bad Boon e dos obstáculos, é a câmera do jogo. Existe uma dificuldade para se acostumar à movimentação dela e não é possível controlá-la livremente para podermos visualizar o caminho na nossa frente. Muitas vezes fiquei de frente pro obstáculo que desejei passar, mas a câmera não acompanhava a movimentação do personagem que focava apenas a lateral do macaquinho deixando o ponto cego por onde se deseja passar. Com impactos recebidos por algum obstáculo ao passar por cima ou colidir, a câmera se desestabilizava e não conseguia me concentrar onde aterrissar pelos tremores frenéticos.

A coloração pode atrapalhar em certos estágios quando alcançamos uma velocidade considerável nas fases. Chegou o momento de brilhar em excesso ou mesmo desfocar e virar um borrão onde só vemos o macaco correndo. Além do tempo para se acostumar, a movimentação da câmera pode dar leves enjoos para quem não está acostumado com jogos do estilo.

Neste cenário o chão se movimenta em pêndulo, derrubando quem não controlar bem a velocidade

Minigames e challenges

O ponto mais divertido do jogo e que dá muita satisfação em ir são os minigames e fazer seus desafios! Ao todo são 12 minijogos para jogarmos que variam entre corridas no melhor estilo Mário Kart, modo batalha em Rumble Arena, Jogo de sinuca, boliche, golfe, bote, tiro ao alvo, dodge ball (carimba/queimada), futebol e baseball. É possível jogar off-line ou on-line com pessoas do mundo inteiro ou com algum amigo em sala privada. Aqui você passa horas se divertindo de fato e ainda pode mudar se enjoar para outro minigame

Os challenges são missões extras que podemos fazer enquanto jogamos o modo história ou minigames. Ganhamos moedas para trocar e customizar nossos macaquinhos e até mesmo conseguir outros personagens jogáveis como Sonic e Morgana do Persona 5. Os desafios vão desde conseguir certos números de bananas, fechar a fase dentro de certo tempo ou não cair nenhuma vez.

Análise – Super Monkey Ball Banana Mania: conclusão

Super Monkey Ball Banana Mania é um jogo versátil, devido às inúmeras fases, minigames, desafios e modo cooperativo e versus no modo on-line ou off-line. Cada cenário é singular, pois a forma como os obstáculos são posicionados em cada estágio, o faz variar bastante em forma sempre apresentando um novo desafio e novidades. E isso acontece por mais que se repitam certos obstáculos ao longo da jogatina.

A câmera, porém, é o grande vilão do jogo, podendo desestimular o jogador e fazendo-o parar de jogar. Mesmo deixando a câmera mais sensível nas opções, isso não resolve o problema e fica ainda mais difícil de se atentar a tudo que acontece em grande velocidade na tela.

Essa análise de Super Monkey Ball Banana Mania segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Super Monkey Ball Banana Mania

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 6
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 7

7.3

Bom

Divertido, desafiador, colorido e alegre. A proposta da Sega de unir três jogos em um foi uma ótima sacada e dá pra passar um bom tempo em família ou amigos para se descontrair. O game peca muito pela câmera atrapalhar o jogador e ser uma experiência por vezes ruins, mas a versatilidade do jogo o faz atrativo

User Rating: Be the first one !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo