NOTICIASANÁLISESPCREVIEWS

Análise: Inscryption é o jogo que você não sabia que precisava

Sabe o que acontece quando misturam vários gêneros? Descubra aqui!

Inscryption é um daqueles jogos que você não estava esperando e que de certa forma você fica receoso em pegá-lo, pois mistura tantos gêneros que não sabe se tem como sair algo de bom. Felizmente, você verá nessa análise de Inscryption que mais uma vez a Devolver traz um jogo fora da caixa onde fãs dos mais diversos gêneros de jogos irão amá-lo.

A análise de Inscryption foi possível graças a um código cedido pela produtora. Inscryption será lançado dia 19 de Outubro para PC e conta com legendas em PT-BR.

Uma aula de mestragem

Uma história no estilo RPG raiz

Quando vi Inscription pela primeira vez, fui atraído por sua ideia de misturar muitos gêneros em um mesmo jogo. Parecia ser algo simples e funcional que me cativou de certa forma. Logo ao iniciar o game, fui pego de surpresa por ele ter uma rica história.

Venhamos e convenhamos, um jogo no estilo deck builder ou então no estilo roguelike nem sempre tem uma história cativante. Mas ao adicionar uma forte pegada de RPG, ou storytelling para os mais íntimos, Inscryption se transforma.

Sem saber muito bem aonde você está, o personagem principal acorda em uma cabana escura com uma fraca iluminação de velas. Logo você é abordado por um sujeito que está nas sombras e que lhe convida para um jogo de cartas. Claro, nada é tão simples quanto parece e eventualmente você irá perder e morrer.

Só que você acorda de novo na cabana sem saber o que aconteceu e terá que jogar de novo e de novo até vencer e descobrir o que está acontecendo neste ambiente que parece um purgatório. O interessante é que a história é contada por esse personagem ainda desconhecido como se estivesse mestrando uma mesa de RPG. Ele faz as vozes, tem máscaras para personagens diferentes e mais. A imersão é inesperadamente boa.

Adicionalmente, você pode falar com suas cartas! Algumas das cartas são monstros que estão presos nesse ciclo sem fim e eles tem muita história para contar. Como já viram muita coisa, eles sempre virão com dicas sobre suas jogadas, ponto fraco dos vilões, segredos e mais. Se prepare para uma imersão inesperada e cheia de humor.

Consegue sair dessa enrascada?

Visuais simples e áudio que cumpre sua função

Antes de entrar na análise da parte técnica, é bom falar que o desenvolvedor de Inscryption é Daniel Mullins da Daniel Mullins Games, ou seja, estamos falando de uma única pessoa. Eu fiz esse preâmbulo para dizer que não espere nem uma trilha sonora nem visuais rebuscados em Inscryption.

Na parte visual o jogo traz gráficos bem simplificados, mas com uma excelente arte que se encaixa muito bem nesse ambiente estranho e abandonado. O destaque vai tanto para as cartas de personagens como os tabuleiros que diversas vezes muda de acordo com o ambiente ou então nas lutas contra chefes que se transformam completamente. Por ter uma pegada de RPG de mesa, as ambientações e personagens conseguem trazer a vida a história e as situações dentro da sua proposta.

Inclusive, o jogo conta com um filtro na tela assim como uma tremedeira, que te remete aos antigos monitores CRT dando uma imersão maior em como se tivesse contando uma história do passado.

Agora, falando da trilha sonora, ela não se destaca nem compromete. Os efeitos sonoros são competentes e encaixam bem no jogo. Porém, não existe nenhum grande destaque.

Se perder, o bicho vai te pegar

Inscryption e um gameplay de mil faces

E agora cheguei na parte que mais irei investir tempo falando nesta análise, o gameplay de Inscryption que tem muitos detalhes. Como já disse no início, Inscryption tem uma grande mescla de conhecidos gêneros de jogos.

O primeiro e mais claro é o deck builder. Antes do início de cada tentativa, você receberá cartas básicas de monstros que contam com custo para baixar (sacrifício de cartas ou ossos) e esquilos, que são cartas específicas para serem sacrificadas. As cartas poderão, ou não, ter um valor de ataque, defesa e uma habilidade especial. À medida que avança no jogo você conseguirá mais cartas aumentando seu deck.

Para construir o seu deck, você irá contar com uma parte da mecânica de jogo de tabuleiro. Ao avançar para o próximo desafio, diversas vezes será possível escolher que caminho fará. Um inimigo, uma batalha com alguma condição de terreno, a vendedora de peles, novas cartas, melhorar os atributos de uma carta, sacrificar cartas e mais. Esse caminho irá influenciar diretamente tanto em suas cartas como na dificuldade do seu caminho.

Mas o jogo se passa apenas no tabuleiro? A resposta é não. Você pode também explorar a cabana que inclusive é parte vital do jogo. Aqui temos uma mecânica que lembra muito os famosos Escape Rooms. Procure por pistas, abra caixas, cofres e ganhe novas cartas essenciais para sua aventura.

E se eu perder? Bem, aí entramos na parte de Roguelike. Caso não consiga finalizar sua aventura, você voltará ao início do jogo com seu deck inicial. Para não voltar de mãos vazias, você poderá carregar as cartas de personagens que interagem com você além de sempre levar uma carta customizada. De forma aleatória, você fará uma carta customizada. Baseada nas cartas do seu deck, você irá escolher um valor de invocação da carta, ataque, vida e habilidade.

Todas essas mecânicas juntas transformam Inscryption em um jogo único, divertido, bem feito e extremamente viciante.

Chefões sempre desafiadores

Inscryption é incrível

Fico muito feliz de ter sido fisgado pelo trailer de Inscryption e ter tido a confirmação que temos mais um excelente jogo distribuído pela Devolver Digital.

Inscryption é indicado tanto para quem quer um jogo rápido como algo que irá te desafiar por horas. Espere divertidos diálogos, personagens misteriosos, mecânicas viciantes e muito bem feitas. Se gosta de jogos de cartas, um grande mistério e é fã de uma mestragem clássica de RPG, vá sem medo!

E sendo muito honesto, não tenho nenhuma contra indicação para o jogo. Jogue e seja feliz!

Essa análise de Inscryption segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Inscryption é viciante e divertido

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 7.5

9

Fantástico

Inscryption é um jogo que vai te fisgar pela curiosidade, mas que vai te manter jogando por horas a fio pela sua qualidade e quantidade de mecânicas bem implementadas. Se gosta de mistérios, RPG e cartas, esse jogo é para você!

User Rating: 4.6 ( 4 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo