ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Aquarium Designer é exatamente o que você está pensando

Foco no PH da água

“Crie o aquário dos seus sonhos! Sua criatividade é o único limite!”. Essa chamada era praticamente a única informação que eu tinha de Aquarium Designer antes de jogá-lo pela primeira vez. Confesso que a curiosidade sobre o que um “simulador de aquário” tem a oferecer sendo minha maior motivação ao iniciar a campanha do game. Sim, eu disse campanha. Mas enfim, o que é que Aquarium Designer, criado pelo pouco conhecido Sigur Studio, entrega ao jogador? É o que vou responder nas próximas linhas.

Essa análise de Aquarium Designer foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo já está disponível no PC e não conta com legendas em PT-BR.

Profissão Aquarista

É importante deixar claro que Aquarium Designer não é um jogo de pesca. E, apesar de possuir inúmeras espécies de peixes à disposição, tampouco é um jogo sobre as simpáticas criaturas aquáticas. A estrela aqui é o aquário. Como o nome do jogo já deixa bem claro, temos aqui um jogo sobre o design deles. O objetivo maior em Aquarium Designer é utilizar o design das coisas para completar objetivos e seguir em frente. Isso não significar ter o aquário mais bonito ou colorido, mas sim o mais funcional e melhor planejado.

Aquarium Designer tem dois modos de jogos: a campanha principal e o modo My Aquariums. O primeiro começa quando você recebe um e-mail do seu “tio Joe” pedindo para você montar um aquário para decorar a casa. Assim você começa sua carreira de aquarista e assim serão todas as missões do modo principal. Você receberá por e-mail um pedido para montar um aquário, esse pedido conterá alguns objetivos e para cumpri-las você terá um orçamento disponível.

Praticamente todos os pedidos envolverão os atos de colocar peixes, plantas e pedras no aquário e prestar atenção na temperatura e nível de PH da água para manter os peixes vivos. As missões que tentam inovar, pedem para que você use peixes de determinadas cores, ou lhe entrega uma pintura de criança para que você faça um aquário o mais próximo possível.

Relaxando e criando, mas não seguindo a canção

Se a variedade das missões não merecem muito destaque, não é a dificuldade presente nelas que vai merecer. O cumprimento das missões não exige qualquer esforço ou estratégia. Basta simplesmente comprar e colocar os itens pedidos. Em cerca de 2 horas você terá completado a campanha principal. Isso contando o tempo em que fiquei só admirando os peixinhos.

O outro modo disponível, chamado My Aquariums, é mais interessante. Ele permite que você crie o aquário do jeito que quiser, sem qualquer restrição de design. Esse modo é dividido em outros dois: realista e casual. O modo realista vai exigir do jogador os cuidados de um aquário real. Plantas e peixes podem morrer, mesmo quando o jogo não estiver aberto. Ou seja, para manter seu aquário funcionando, você terá que abrir o jogo periodicamente para manutenção. O modo casual é como um sandbox. Você estará livre para usar todo sua criatividade para montar um aquário sem qualquer risco.

Visualmente, Aquarium Designer é surpreendente agradável. Apesar de ser um jogo de baixo orçamento, ele faz um bom uso da Unity Engine além de ter uma interface bem limpa. A criação é bem fácil e intuitiva e sua criatividade é recompensada visualmente. O ponto mais fraco é a parte sonora. As músicas de elevador utilizadas são irritantes. Garanto que em pouco tempo você optará por colocar no mudo.

Aquarium Designer vale a pena?

Aquarium Designer é um bom jogo para relaxar. Para os amantes de aquário e pessoas mais criativas, pode inclusive ser bem divertido. No entanto, é preciso ressaltar que não há muito conteúdo a oferecer. Em pouco mais de 2 horas você já terá feito tudo o que dá para fazer no game. Dito isso, com um justíssimo preço de cerca de R$20,00 na Steam, vale uma olhada em Aquarium Designer. Nem que seja só pela curiosidade.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Aquarium Designer

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 4

6.1

Razoável

Sempre quis ter um grande aquário, mas não quer gastar o dinheiro necessário para isso? Aquarium Designer pode ser exatamente o que você precisa.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo