Como trocar Joy-Con com drift de graça no Brasil [+passo a passo com fotos e prints]

Se você tem um Nintendo Switch, tirando o modelo OLED que, segundo a Nintendo, resolveu o problema de Joy-Cons com Drift, provavelmente você já sofreu, sofre ou sofrerá com o fantasma do Drift. A empresa demorou anos mas, há algum tempo, admitiu o erro no projeto e abriu processos de reparo para Joy-Cons que sofrem de Drift em vários países. Um destes países é o Brasil, onde o processo é feito através de uma empresa parceira, chamada de Deal4B – Soluções em Tecnologia. E é nessa matéria que você vai saber como trocar Joy-Con com drift de graça no Brasil.

Caso você não saiba o que é o problema de Drift, recomendo dar uma olhada neste artigo do Gizmodo. O foco aqui vai ser no processo de reparo dos Joy-Cons através do processo oficial no Brasil. Em nenhum momento eu me identifiquei como membro de uma mídia especializada em games, falei que o processo seria documentado para uma publicação ou algo do tipo. Fiz o processo como um cliente qualquer, para que fossem isolados quaisquer tipos de privilégios que pudessem ser aplicados no processo.

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Para facilitar a linha do tempo dos acontecimentos, todos os passos serão divididos em tópicos com datas. Eles servirão não somente para você ver a evolução do processo, mas também terá todo o caminho das pedras para que você possa fazer o processo caso venha tendo problema com seus Joy-Cons. Vale lembrar que este reparo de Drifts é aplicado para produtos comprados do forma oficial ou não no Brasil e para produtos comprados em outros países. A apresentação de nota fiscal não é obrigatória para O REPARO DE NOS JOY-CONS COM DRIFT.

No meu caso, o Switch foi comprado na Amazon francesa em Outubro de 2018. Fora do 1 ano de garantia e não comprado de forma oficial no Brasil.

1 – Enviar um e-mail para a Deal4B – Soluções em Tecnologia
[31 de Outubro de 2021]

Pois é, tudo começa com um e-mail comum. Seu processo de reparo não iniciará através de um formulário ou login em um site. Um simples email, para o endereço correto, com as informações corretas e com cordialidade, será sua primeira ação. Vou deixar abaixo o e-mail que vocês devem colocar como destinatário e uma cópia do meu Assunto e Conteúdo para quem quer bem mastigadinho.

E-mail: suporte.nintendo@deal4b.com.br
Assunto: Solicitação de reparo de Drift no Joy-Con
Conteúdo:
Prezados,

Possuo um Nintendo Switch e há algum tempo meu Joy-Con, principalmente o da esquerda, vem sofrendo com o já conhecido problema de Drift. Estou entrando em contato através deste email para solicitar o processo de reparo, que segundo a Nintendo é gratuito e oferecido por vocês da Deal4B.

Fico no aguardo do aceite do pedido e à disposição para informar quaisquer dados necessários para dar procedimento neste caso.

No meu caso enviei o e-mail no finalzinho de um Domingo (31 de Outubro). Esperava que alguns dias se passariam mas já na manhã seguinte tive resposta.

2 – Resposta recebida da Deal4B e envio de informações pessoais para iniciar o processo – Como trocar Joy-Con com drift de graça no Brasil
[1 de Novembro]

Para minha surpresa na manhã seguinte, dia 1 de Novembro, já havia um e-mail da Deal4B na minha caixa de entrada. O conteúdo era extenso, explicando o problema do Joy-Con, o processo, a cobertura, o que não cobre e colocando-se a disposição para outros reparos, seja dentro da garantia ou fora e compra de acessórios. O foco aqui, novamente, é apenas no problema do Drift, então vamos seguir em frente. No final do e-mail uma série de dados pessoais e do produto são solicitados.

Responda este dados e todos os e-mails futuros na mesma sequência/thread. Não abra novos e-mails. A proópria Deal4B pede isso, então não fique enviando um novo e-mail do zero toda vez que for interagir com a empresa. Abaixo deixo um print com a minha resposta para a empresa, preenchendo os dados conforme eles solicitaram.

3 – Autorização de postagem pré-paga dos Correios: processo iniciado?
[1 de Novembro]

Cerca de 10 minutos depois de enviar todos os dados solicitados, obtive outra resposta, na qual a Deal4B informava que solicitaram uma autorização de postagem pré-paga dos Correios para que eu pudesse enviar os Joy-Cons para eles. O e-mail é bem completo, avisando que vai chegar um e-mail separado dos Correios, contendo o código de postagem, instruções para postagem e outras instruções para envio do produto.

4 – Recebimento do Número da Autorização de Postagem (e-ticket) dos Correios
[1 de Novembro]

40 minutos depois do aviso da Deal4B que chegaria um código de postagem dos Correios, ele chegou. Para quem está acostumado a comprar muito pela internet e já precisou devolver ou acionar garantia de produtos, o processo vai ser moleza. Para quem nunca fez, vai ser muito fácil também.

Basta levar seus Joy-Cons embalados (recomendo comprar um pouco de plástico bolha para enrolar os controles) até uma agência dos Correios com o código em mãos. Não precisa endereçar nada, a agência vai fazer tudo por você. No meu código era contemplado, além do SEDEX reverso, uma embalagem por conta da empresa. Mas como levei em uma agência franqueada dos Correios e não própria, a caixa não seria gratuita. Acabei pegando lá mesmo a menor caixinha que tinha, pelo custo de R$5,00. Fica a dica, não é porque está incluso a aquisição de uma embalagem que você a terá, somente se for em uma agência própria.

Dito isso, leve seus Joy-Cons até uma agência e envie eles para a empresa. Depois disso, é aguardar a entrega. Reparou que mandei o primeiro e-mail em um Domingo super tarde e já postei o produto na Segunda? Parece tudo muito rápido.

5 – Agora é com os Correios. Eita, já chegou? – Como trocar Joy-Con com drift de graça no Brasil
[3 de Novembro]

Em 2 dias o produto chegou para Deal4B. Pois é, as vezes os Correios surpreendem. Mesmo sendo SEDEX, eu vivo tendo problemas com esta empresa, mas dessa vez foram apenas 2 dias após a postagem para que o produto chegasse.

Nesse meio tempo eu não avisei a empresa do código de rastreio e nem que o produto tinha sido enviado. Eu queria testar todo o processo de recebimento e abertura das ordens de serviço no site deles. E sim, tudo funcionou de forma fluída. No dia 3 de Novembro pela manhã eu recebi notificação (usando o app Muambator para acompanhar) que os Joy-Cons haviam sido entregues e pouco tempo depois a própria Deal4B me notificou do recebimento e da abertura das ordens de serviço.

6 – Confirmação de recebimento e abertura das ordens de serviço no sistema para acompanhamento
[3 de Novembro]

No print acima vocês viram o recebimento às 9h23 da manhã. Às 14h recebi um e-mail da Deal4B com a seguinte mensagem:

Estamos encaminhando este e-mail para comunicá-lo de que seus produtos foram recebidos por nós na data de hoje. A etapa de cadastramento em sistema já foi concluída e agora será feita análise técnica. O prazo máximo que estipulamos para a finalização do processo é de 5 dias úteis. Porém, estamos trabalhando para que isso ocorra o quanto antes.
Para acompanhar o status do processo, acesse o site http://www.consulteseureparo.com.br/ e utilize seu CPF para consultar.

E foi batata, joguei meu CPF no sistema e vi duas ordens de serviço, uma para cada Joy-Con. Entrando neles, mais informações detalhadas. Em ambas, como primeiro status, aparece “aguardando orçamento”. Resta esperar os próximos passos e os 5 dias úteis pedidos pela empresa.

7 – No mesmo dia que chegou, foram analisados e substituídos (explico porque substituídos mais à frente)
[3 de Novembro]

No mesmo dia em que o pacote chegou para a empresa, o site que eles fornecem para acompanhamento dos serviços (http://www.consulteseureparo.com.br/) mostrava para ambas as ordens de serviço algumas atualizações, como criada, em análise e manutenção. Já no dia seguinte, prontas para envio de volta!

8 – Joy-Cons trocados e enviados de volta!
[4 de Novembro]

Como vocês viram no print anterior, já no dia 4 os Joy-cons foram enviados de volta para mim. E outro spoiler, chegaram no dia seguinte!

9 – TROCA FINALIZADA! PROBLEMA RESOLVIDO EM 5 DIAS ÚTEIS!
[5 de Novembro]

Bizarro! Em 5 dias úteis eu enviei o e-mail, tive um ticket criado, enviei os produtos, eles chegaram, foram reparados/substituídos, foram enviados de volta e chegaram! Ok, o eixo RJ-SP ajuda muito, mas o processo em si, tirando os fretes, foi maravilhosamente rápido, simples e não-burocrático!

No meu caso, mesmo aparecendo ‘reparado’ no site deles, eu recebi Joy-Cons novos. Não vieram numa caixinha da Nintendo nem nada do tipo. E acho improvável serem recondicionados e explico porque.

Primeiro, meus antigos não tinham nenhuma referência da Anatel, pois como disse foram comprados na Amazon francesa. Segundo, o cheiro de um console e acessórios novos é muito característico. Terceiro, zero marcas de uso, gordura, risco ou desgaste. Os Joy-Cons estão mais coloridos e vibrantes do que nunca. Quarto e último, a rigidez de todos os botões e do analógico (que estava bem ressecado quando enviei) eram de um produto novo. Isso não significa que você vai receber um novo. Acho que existem 3 possibilidades: reparo dos seus, envio de algum recondicionado ou envio de novos fora da caixa.

Conclusão – Como trocar Joy-Con com drift de graça no Brasil

Deal4B e Nintendo, não sou de elogiar grandes empresas envolvidas no mundo gamer. Ainda mais a senhora Nintendo. Mas dessa vez, vocês merecem o reconhecimento. Demoraram alguns anos para reconhecer o problema, mas uma vez reconhecido e criado o processo de conserto, ele foi perfeito. Rápido, fácil, prático e descomplicado. Foi sem duvida um dos melhores processos de garantia/reparo que eu já fiz à distância!

Se você tem um Switch com Joy-Cons com drift, pare de preguiça e faça o processo agora! Eu mastiguei tudo para vocês e provei como pode ser rápido e prático. E quando fizer, conte aqui para nós sua experiência!

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.
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