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Análise: Battlefield 2042 é um Anthem 2042 ou BF 2077?

Título mirava nos fãs perdidos de BF3 e BF4, mas frustra os antigos e os novos fãs da franquia

Parabéns EA! Mais uma vez vocês provavelmente fizeram pressão em uma desenvolvedora para rushar o lançamento de um jogo. E o Metacritic não perdoa, né EA? O que praticamente comprova como vocês obrigaram a Dice a rushar este lançamento é o anúncio da própria Dice já ter anunciado, ao longo do próximo mês, duas atualizações com diversas melhorias. Essas melhorias deveriam ser implementadas antes do jogo sair, pois saiu incompleto, inacabado, pobre, bugado, mal otimizado e lembrando o desastre de Anthem. Não, eu não vou pegar leve na Análise: Battlefield 2042 pois sou fã de longa data da franquia.

Dice, coitada de você. Um estúdio que nos entrega tanto tecnicamente, tendo que apresentar no lançamento um jogo tão caótico, pobre e mal polido. A gente sabe, a pressão da EA e seus investidores deve ser insana. Força Dice, não se entregue e por favor, trabalhem em dar suporte contínuo. Battlefield 2042 está ruim, mas tem conserto. Repito, tem conserto. MUITOS gigas de atualização serão necessários. Muito trabalho, muita implementação de coisas que estão faltando, mas dá para resgatar o jogo e entregar uma experiência de Battlefield 3 conforme prometido.

Antes de citar algumas coisas em específico, vou contar para vocês os principais problemas e ausências que mais me incomodaram em BF 2042.

Esta análise de Battlefield 2042 foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo já está disponível para PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series e PC e conta com legendas e dublagem em PT BR.

Vamos começar sendo realistas: falta muita coisa e tem muita coisa errada

Neste caso fica mais fácil listar todos os problemas, que beiram a centena, do que ficar destrinchando cada um deles. Assim vocês terão uma ideia do quão caótico está Battlefield 2042.

NO GERAL

  • Não existe modo campanha;
  • Não tem como pesquisar e filtrar servidores, por tipo de jogo e outras coisas como modos hardcore;
  • Poucos modos de jogo pré-definidos;
  • Pouquíssimos mapas no lançamento (menor número de mapas em um lançamento de Battlefield da franquia);
  • Inexistência de uma evolução real de suas armas e um loudout robusto;
  • Sistema de classes destruído, onde você pode usar qualquer classe, com qualquer mix de armas e qualquer personagem;
  • Não há um lugar para checar suas estatísticas;
  • Poucas conquistas e os famosos ribbons;
  • Ausência do sistema de medalhas;
  • BF 2042 foi excluído da interface onde juntava seu perfil entre BF4, Hardline, 1 e V, onde se você tivesse o jogo, já abria dali;
  • Não tem modo espectador, você quando morre fica lá em cima pronto para deploy novamente;
  • Não existem servidores permanentes, para você salvar e jogar. Quem joga BF há muito tempo sente muita falta de ter servidores favoritados, com suas personalizações ideais;
  • Sistema de pontuação horrendo, não tem contabilização de eliminação de squad, dano ao jogador, dano ao veículo, assistência de eliminação de veículos, bônus por tiro na cabeça, marksman (tiros de longuíssima distância), multi-kill, objetivos em esquadrão e muito mais. O sistema de pontuação está PÉSSIMO!
  • Sem chat por voz;
  • Não dá para criar um esquadrão novo, por que???????
  • Sem clã;
  • Não dá para ver seu companheiro de squad, em tempo real, no campo de batalha. Somente de cima pelo mapa com setinhas;
  • UI péssima e pobre, sem personalização de nada;
  • Não dá para personalizar seu HUD da forma que dava anteriormente, nem mesmo a mira em si;
  • Áudio para genérico, para mim o ápice foi no Bad Company 2 (melhor áudio até hoje). Muito longe da fidelidade que era maior no BF3, 4, 1 e V;
  • Dublagens robóticas e sem emoção (testei somente em PT-BR);
  • PÉSSIMA otimização. DLSS inútil. RTX 2070 sofre para stremar com tudo no mínimo em 1080p. Tosco, apenas;

GAMEPLAY A PÉ

  • Poucas armas no lançamento (menos que BF4 no lançamento);
  • Não tem como inclinar a pegada da arma, fazendo uma mira mais estratégica;
  • Sem mira longa alterável, sem ter que apertar T para trocar de mira;
  • Sem mira térmica;
  • Apenas uma arma anti-tanque, uma bazookinha mequetrefe;
  • Sem claymore;
  • Sem minas terrestres para você tentar deixar alguns veículos terrestres inimigos inoperantes;

GAMEPLAY DE VEÍCULOS

  • Menos veículos;
  • Sem barcos;
  • Sem motos, e não me venha dizer que o TucTuc elétrico é a moto do BF 2042;
  • Sem animações de entrada nos veículos
  • Sistema de voo dos helicópteros muito diferente do BF3 e BF4, sem uma lógica para a mudança;

MAPAS

  • Já disse que tem poucos mapas, mas digo de novo;
  • Sem poder escolher um servidor para entrar, você vai ter que jogar o que cair na sorte. Repetindo ou não;
  • Sem armas fixas no mapa, como anti-aéreas ou anti-blindados;
  • Mapa pouco destrutível, nem todas as casas e construções são completamente destruíveis, saudades de BFs anteriores;
  • Spawns muito aleatórios nos pontos escolhidos;
  • Poucos pontos para se esconder próximo às bandeiras, te deixando sempre muito exposto;
  • Mapas com zero foco ou balanceamento para soldados, veículos terrestres ou aéreos, todos são iguais, sem foco;

Especialistas “não existem mais”, a estratégia de gameplay foi pro espaço

Não existe mais aquele nivelamento dentro do time para combater o inimigo, com um punhado de engenheiros, médicos, suporters e snipers. Todo mundo pode usar todas as armas e com qualquer perk. Não existem equipamentos exclusivos de uma classe e isso é péssimo. Tira por completo o balanceamento dos times e a lógica de estratégia para combater o inimigo.

O que temos agora são personagens especialistas, que contam com habilidades de certa forma passivas e alguns gadgets exclusivos. Uns tem uma torreta, escudo, proteção extra, wingsuit, drone de reconhecimento entre outros. Só aqui, na escolha do personagem, conseguimos ter habilidades e utilitários exclusivos, que vão definir parte do seu gameplay.

Em resumo, os personagens especialistas são uma espécie de skill extra, fora isso todo mundo pode ser tudo ao mesmo tempo. Um time inteiro pode ter um pack médico e equipar uma antiaérea por exemplo. Péssima decisão.

Poucos modos de jogo

Temos 3 modos: Conquest, Breakthrough e Hazard Zone. Há também Portal, onde se tem por exemplo o melhor modo de jogo dentro de Battlefield 2042, que são os mapas e o gameplay do Battlefield 3 (rs).

Em Conquest temos o clássico Battlefield, com 128 jogadores, 64 de cada lado, uma busca incessante por capturar pontos e ir diminuindo a contagem de tickets inimigos, seja na maior posse de pontos ou eliminando inimigos. Os poucos mapas são bem grandes e acomodam bem os 128 jogadores. É frenético e bem gostoso, lembra bastante os tempos de ouro de BF3.

Breakthrough é uma releitura de Rush. Um time tem que atacar e segurar 3 pontos do mapa, empurrando os inimigos para fora dos objetivos. O jogo termina quando não existem mais pontos no mapa a serem conquistados pelos atacantes.

O Hazard Zone é o “””battle royale””” do Battlefield 2042. O jogo é baseado em squads que precisam procurar, coletar e extrair dados de discos de satélites caídos do céu. Essa tarefa deve ser feita enquanto existem outras squads querendo fazer a mesma coisa, além de estarem doidas para te eliminar. Não há renascimento. Se morrer acabou. Se um sobrevivente da sua squad ganhar a partida, os membros da squad mortos também levam os pontos e a vitória.

Portal é onde temos algumas gratas surpresas dentro do problemático BF 2042. É um lugar para servidores da comunidade e modos clássicos de outros Battlefields antigos. Dos modos já pré-definidos temos Conquest do BF 1942, Rush do BF Bad Company 2 e Conquest do BF3. São quase que modos perfeitos, idênticos aos jogos originais, mas faltam algumas coisinhas como todas as armas, equipamentos etc. Mas no geral a experiência é MUITO similar. Spoiler, jogar BF3 dentro de BF 2042 talvez seja a melhor experiência do jogo.

Fora os modos clássicos, Portal tem como objetivo ser um sandbox imenso, onde você pode criar uma experiência muito doida da sua cabeça e aplicar ela como gameplay em BF 2042. Seu server, suas regras.

Otimização pífia – Análise: Battlefield 2042

O jogo chega com DLSS, Ray Tracing e Reflex em seu lançamento. Mas parece que não foi muito bem trabalhado. No PC, onde esta análise foi construída, foi possível confirmar todas as reclamações da comunidade de fóruns a fora. Jogando com uma RTX 2070, 9900K e 16GB RAM 3600Mhz, foi sofrível jogar em qualidades melhores com frames altos ou streamar com tudo no mínimo e ficar acima de 60 quadros o tempo todo.

A diferença gráfica na troca dos perfis de baixo, médio e alto não parece mudar muito a aparência do jogo, mesmo pesando mais ou menos ele. Os mapas trazem desempenhos bem diferentes entre si, com mapas tendo diferenças médias de 20-40 quadros por segundo na minha experiência de jogo.

O stuttering está presente o tempo todo. Quedas de 20-30 quadros abruptas acontecem bastante durante o gameplay, mesmo em áreas sem players ao redor ou sem muitas coisas acontecendo. Isso é extremamente frustrante, irritando mais do que um fps baixo e constante. Imagina no meio de um combate você ter drops massivos de frames, isso vai interferir diretamente em quem mata e quem morre.

DLSS, que poderia ajudar muito nessa situação caótica, parece nem estar funcionando direito. Independente de ultra performance, auto ou desligado, pouca coisa muda. Jogos com DLSS bem implementado são muito impactados pela tecnologia. BF 2042 não é.

Bugs e Bugs e Bugs e Bugs e Bugs e Bugs e Bugs e Bugs

Hovercraft voadores. Hovercrafts aranhas. Veículos que afundam no mapa ou que grudam em alguma parte dele. Personagens que ficam presos em algum objeto geométrico do mapa. Bug na interface onde você escolhe seus equipamentos para renascer, umas 10 vezes aconteceu comigo de todas as opções ficarem sem informações e impossíveis de se customizar, só resolvendo trocando de servidor. Eu simplesmente tinha que renascer com o loudout inicial, até o final da partida, porque o jogo bugava até o final da gameplay daquele servidor.

Paraquedas que ficam aberto depois que você cai. Sim, você fica correndo pelo mapa e vendo as cordas do paraquedas presas nos seus braços, vendo a animação delas te atrapalhando. Dificuldade em criar modos de jogo em Portal, onde uma mensagem constante de erro aparece na hora da criação.

São infinitos bugs que aconteceram comigo. Se você for atrás de fóruns da comunidade, são outros infinitos. O mais frustrante de todos, e olha que ver um hovercraft preso na ponte como um homem aranha não é nada perto disso, é o bullet travel e o hit registration. Você pode descarregar um pente inteiro e qualquer arma em certos inimigos, dependendo da boa vontade do servidor e do registro dos danos, ele não vai morrer, vai olhar para você e vai precisar de apenas um tiro para te matar.

O registro de dano em BF 2042 está péssimo e sem padrão. O trajeto dos projéteis também estão completamente descalibrados, atrapalhando muito quem curte jogar de franco atirador e curtia (porque não existe mais) pegar kills de marksman.

Conclusão – Análise Battlefield 2042

Battlefield 2042 é uma enorme confusão. E não uma confusão no bom sentido do gameplay frenético de 64 contra 64. É uma confusão de um jogo incompleto e mal polido lançado às pressas. Desempenho horrível, tecnologias como DLSS porcamente implementadas, toneladas de bugs, problemas com contabilização de dano, poucos modos de jogo, falta de diversos elementos presentes em outros títulos da franquia, poucas armas, pouco conteúdo, poucos mapas, poucos modos de jogo. Parece um jogo em early access, não um jogo caríssimo feito e publicado pela bilionária EA.

EA, depois de dois Battlefields chatos e ruins, vocês entregarem no lançamento um jogo que é pedir para dar mais uma enorme facada em todos os fãs da franquia Battlefield. Respeite sua base fiel. Parem de rushar todos os jogos, mesmo que isso dê muito dinheiro para vocês. Vocês destruíram Anthem, querem destruir uma franquia tradicional e com apelo emocional para muitos?

Dice, vocês tem um jogo com grande potencial que precisa de carinho. Precisa de melhorias em todas as frentes, gameplay, interface de usuário, customizações, servidores, desempenho gráfico e balanceamento de habilidades. Vocês são incríveis e já nos entregaram títulos memoráveis. Por favor, salvem Battlefield 2042 o mais rápido que conseguirem, ou o jogo vai ficar vazio já nos primeiros meses pós lançamento.

Promessa de campanha: prometo uma nova matéria se o jogo for consertado.

A análise Battlefield 2042 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Battlefield 2042 é um Anthem 2042 ou BF 2077?

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 5.5
Diversão - 5.5
Áudio e trilha-sonora - 7
Multiplayer - 4

5.8

Fraco

Dice, vocês tem um jogo com grande potencial que precisa de carinho. Precisa de melhorias em todas as frentes, gameplay, interface de usuário, customizações, servidores, desempenho gráfico e balanceamento de habilidades. Vocês são incríveis e já nos entregaram títulos memoráveis. Por favor, salvem Battlefield 2042 o mais rápido que conseguirem, ou o jogo vai ficar vazio já nos primeiros meses pós lançamento.

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Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

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