Análise: Windjammers 2 é uma sequência essencial para todo fã do clássico

Venha tudo sobre a volta do clássico!

Windjammers foi um jogo lançado para o saudoso Neo Geo em 1994, e fez um sucesso considerável ao trazer uma jogabilidade bastante única a um esporte que é baseado em Pong e Air Hockey. Agora, depois de tantos anos, esse clássico game dos arcades finalmente recebeu uma sequência. Em nossa análise iremos falar se Windjammers 2 é a sequência que os fãs queriam ou não. Ficou curioso? Continue lendo e descubra tudo sobre o game.

Essa análise foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela Agência Masamune. O jogo se encontra disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, PC e Stadia.

https://www.youtube.com/watch?v=ogPhN_yv2cw

Windjammers 2 é simples, porém empolgante

Modo carreira, customização de jogadores, gerenciamento de time? Não! Não teremos isso em Windjammers 2, fazendo com que o jogo se mostra fiel a ideia de ser um game de arcade. Então teremos aqui apenas os seguintes modos: Online, Arcade e Contra. E está tudo bem! Afinal, para esse jogo é necessário apenas isso.

Antes de falar sobre os modos, vamos comentar sobre a jogabilidade. Num cenário 2.5D, temos dois oponentes em lados opostos do campo jogando um disco na direção do outro em busca de fazer com que seu opositor seja incapaz de capturá-lo.

No começo de cada partida, as laterais ganham uma pontuação específica que varia de 2 a 5 pontos. Consequentemente, o alvo principal são as zonas de 5 pontos. Você movimenta o seu personagem pelo analógico ou direcional em busca de capturar o frisbee e lançar de volta para o lado do oponente em busca de atingir uma das zonas de pontuação. O round termina quando um dos dois fizer 15 pontos ou o tempo acabar. E aquele que vencer dois rounds é o grande vencedor.

Para jogá-lo não há mistério, pois seus comandos são consideravelmente simples. Com o X (PS) ou o A (Xbox) você realizará lançamentos diretos, fazendo o disco ir direto ou em diagonais. Enquanto isso, O (PS) ou o B (Xbox) serve para lançá-lo para cima, em busca de fazer com ele caia no campo oponente e assim conquiste ponto de “miss” que é quando não atinge nenhuma extremidade do campo e seu opositor falha em rebater. Com o triângulo (PS) ou o Y (Xbox), você consegue saltar para rebater o disco ainda no ar, enquanto o quadrado (PS) ou o X (Xbox) é para golpear rapidamente o frisbee e rebatê-lo.

Além disso, também há uma barra de energia que libera uma habilidade especial ao apertar X + O / A + B e pode ser usada de duas formas distintas. A primeira é como se fosse o seu “golpe especial”, onde cada personagem tem um disparo próprio que além de ser mais poderoso do que os normais também possuem algum efeito, como irem direto para a extremidade, mudar de direção bruscamente e etc. A outra forma de utilizá-lo é quando você está próximo do disco e não tem como alcançar, apertar a combinação de botões servirá para fazer uma rajada de ar sair do solo (como se fosse um personagem de Dragon Ball Z concentrando seu ki) e lançar o objeto para cima, possibilitando um contra-ataque poderoso.

Então para se dar bem nesse jogo basta seguir esses comandos com agilidade e prevendo os movimentos de seu oponente para poder marcar pontos e vencer cada round.

Modos de Windjammers 2

Como dito antes, o jogo contém três modos e irei falar sobre cada um deles, começando pelo Online. Aqui temos partidas com outros jogadores do mundo inteiro possibilitando que você jogue ranqueado, partida rápida ou contra um amigo. O sistema de busca de oponente é o famoso caso de esperar o jogo encontrar alguém que também esteja jogando e, sinceramente, eu preferia que fosse por meio de lobbys, pois assim daria para produzir competições amistosas entre os jogadores.

O modo arcade é, sem dúvidas, o mais bem pensado do jogo. Cada etapa temos a opção de dois campos distintos para jogar, dessa forma você pode escolher qual o seu jogador tem vantagem ou desvantagem, uma vez que os marcadores de pontuação e obstáculos variam. Esse modo sempre alterna seus oponentes, então você nunca jogará contra o mesmo inimigo numa mesma arena de maneira sequencial. Além disso, é a melhor opção para treinar os comandos que apesar de serem simples e viciantes, você terá dificuldades se não dominá-los.

Gráficos e trilha sonora

O jogo obviamente não apresenta gráficos realistas, porém, cumprem muito bem o que seu papel. Trazem toda a nostalgia do primeiro título para uma modernização completa com os modelos renovados e muito fluidos e, inclusive, os cenários são realmente vivos por mostrar a torcida em volta do campo. Os efeitos dos lançamentos especiais também merecem destaque, principalmente por ser algo individual de cada jogador. A trilha sonora traz uma imersão estupenda com as músicas que tocam no decorrer do gameplay e o melhor é que elas estão longe de serem enjoativas ou maçantes.

análise Windjammers 2

Conclusão da análise de Windjammers 2

Windjammers 2 é, sem dúvidas, a sequência que todo fã do clássico queria. Eles seguiram com o modelo original e melhoraram todos os aspectos, respeitando suas características e trazendo uma nova vida para a série. Com certeza é um título que será capaz de agradar os jogadores mais oldschool como também chamar a atenção de novos fãs para essa saudosa franquia. Se há um defeito, é a impossibilidade de criar lobbys on-line para jogar com outros jogadores que não sejam seus amigos. Fora isso, é certeza que terá diversão garantida por muitas horas.

Análise Windjammers 2

Essa análise de Windjammers 2 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Uma ótima sequência que vai trazer novos fãs e agradar os antigos

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 8
Fator replay - 9

9

Excelente

Windjammers 2 é um excelente exemplo de como trazer um jogo antigo para a atualidade. Ele se encontra numa linha tênue entre retro e novo, pois respeita todas as características do original sem a necessidade de pixel arte. É um game essencial para qualquer gamer que busca algo rápido para os curtos momentos de lazer.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.
Botão Voltar ao topo