NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: The King of Fighters XV realmente traz uma evolução de seu antecessor

A minha equipe é a Fatal Fury e a sua?

The King of Fighters é, sem dúvidas, um dos maiores jogos de luta de todos os tempos e também aquele que é o maior divisor de águas entre os fãs do gênero, pois todo mundo já ouviu algum debate entre os amantes do game sobre qual de suas versões é a melhor. Em nossa análise iremos falar se The King of Fighters XV acerta na fórmula e honra o legado de seus antecessores. Prontos para conhecer mais sobre esse novo capítulo do maior torneio marcial de todos? Continue lendo.

Essa análise foi feita graças a código de Playstation 5 cedido pela distribuidora.

O grande torneio retornou

Se passando logo depois dos acontecimentos de The King of Fighters XIV, o KOF XV traz consigo a continuação da atual saga. O modo história, diferente do que jogos de lutas atuais, é uma mescla com o modo arcade. Aqui iremos ver as cenas da história independente de quais personagens optarmos utilizar em nosso trio e após uma sessão de lutas seremos agraciados com uma cutscene contando um pouco mais do plot.

A história é consideravelmente genérica em relação aos protagonistas, deixando em aberto essa parte e mostrando mais o desenvolvimento do mundo e do vilão da vez. O motivo disso é bastante nítido, pois a SNK quis deixar o enredo aberto o suficiente para ele se encaixar ao seu trio independente de qual seja.

Foi uma boa ideia da empresa, desse modo você não passa horas e horas no modo história e ainda pode aproveitar vários combates (apesar dos primeiros serem consideravelmente fáceis). Apesar que um modo apenas com o Arcade que fosse mais desafiador seria algo extremamente bem vindo.

Para mim, o ponto mais fraco do modo história está em seu antagonista. Não por seu plot, mas a luta em si foi um tanto desanimadora. Os fãs mais saudosos vão se lembrar como enfrentar o Rugal era algo acirrado e necessário levar os nervos a flor da pele, porém, infelizmente dessa vez está longe de termos uma batalha tão empolgante. Os golpes tem um alcance absurdo, fazem dano estrondoso e a defesa é extremamente rápida, apesar de ser fraco contra golpes baixos. Você se sente numa desvantagem pelos fatores citados, não pela habilidade da CPU ou por levar uma sequência avassaladora de golpes. O golpe infelizmente se baseia em você atacando estrategicamente sem parar, enquanto o inimigo fica como uma estátua que dá poucos golpes que arrancam uma quantidade considerável de vida.

Tirando o fato dito acima, o modo história de The King of Fighters XV é bastante satisfatório.

Análise The King of Fighters XV

A evolução do gameplay

The King of Fighters XV segue o mesmo sistema de combate que vimos em seu antecessor, porém, a SNK buscou aprimorá-lo com três mecânicas inéditas. A primeira e, sem dúvidas, a mais bem vinda é o Shatter Striker, onde você aperta o famigerado meia lua + soco forte e chute forte, isso fará com que o seu lutador se defenda do golpe do oponente e execute um poderoso contra-ataque, sendo um sistema familiar de parry.

As outras duas mecânicas são familiares entre si, onde a primeira é a MAX Mode e a segunda é o MAX Mode Quick. O primeiro mencionado é utilizado ao consumir duas barras de energias, fazendo com que o lutador ganhe mais força e defesa por um curto período de tempo. Enquanto isso, o Max Mode Quick é utilizado de maneira mais situacional, proporcionando que você estenda seus combos ou quebre a guarda do oponente.

Análise The King of Fighters XV

Fora isso, não há nenhuma outra adição espantosa além dos novos personagens que trazem diversificação ao game e, claro, melhorias e balanceamento na maioria dos competidores antigos. Além disso, a SNK continuou a manter o foco numa jogabilidade simplificada que possibilita que KOF XV seja mais acessível para os novos jogadores, diferentes de Guilty Gear Strive que é atualmente o melhor jogo de luta, mas que infelizmente obriga o jogador a dedicar mais horas para aprender as combinações básicas.

The King of Fighters XV conta com modo história, modo versus, ranked, casual e sala de treinamento. Talvez minha única crítica em relação ao gameplay seja o modo história, não pela história em si, mas por também se tratar do modo arcade. Sinceramente, separar os modos seria bem melhor, pois só fica algo realmente desafiador nas últimas batalhas, enquanto o final boss traz uma luta decepcionante. Então um modo que proporcionasse a opção de conferir a dificuldade dos oponentes e apenas sair lutando seria muito mais glorioso.

Gráficos renovados

É inegável que a maior decepção envolvendo The King of Fighters XIV foram os seus gráficos que eram muito inferiores aos seus rivais como Street Fighter V, Tekken 7 e Mortal Kombat 11. Consequentemente isso desagradou boa parte dos fãs, mas felizmente o décimo quinto capítulo desse épico torneio conta com gráficos renovados e mais bem tratados. Talvez ainda não seja algo digno de nova geração, contudo, o jogo está consideravelmente bonito seja nos cenários, efeitos visuais ou no design dos personagens. A SNK está de parabéns pela evolução executada, ao invés de se acomodar em trazer um simples “remaster visual”.

Aproveitando a oportunidade, o áudio também está ótimo. As músicas dos menus combinam com essa nova fase de KOF, principalmente por conta de seus personagens principais. Além disso, os temas dos personagens e cenários também são dignos ao que conhecemos, trazendo uma boa ambientação e empolgação durante o combate.

Conclusão da análise de The King of Fighters XV

A SNK pode se sentir em paz, pois conseguiu trazer uma sequência valiosa a sua principal franquia de jogos de luta. The King of Fighters XV é um ótimo jogo para os fãs de longa data e também para quem está entrando nesse universo pela primeira vez. Em comparação com seu principal rival da atualidade, Guilty Gear Strive, ele consegue trazer um sistema de luta mais simples e com profundidade para quem desejar se aprofundar, sendo uma vertente totalmente diferente de Guilty Gear.

Quem busca um game de luta novo do qual poderá se divertir sem ter que se dedicar em horas de estudo e aprofundamento, KOF XV é o que você precisa.

Análise The King of Fighters XV

A análise de The King of Fighters XV segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

The King of Fighters XV é um jogo de luta indispensável para os fãs

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 8
Modos de jogo e fator replay - 8.5

8.5

Ótimo

The King of Fighters XV carrega consigo um legado dos 14 títulos anteriores e consegue cumprir a sua missão ao entregar um jogo de luta divertido, funcional e com um sistema de combate que vicia os jogadores. É um jogo necessário para todos os amantes de jogos de luta.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo