NOTICIASANÁLISESHARDWAREPCREVIEWSTop Ultimaficha

Análise: AMD Radeon RX 6800, 4K60 é possível!

AMD Radeon RX 6800 nasceu para bater na RTX 3070, e desde o lançamento vem ganhando mais força com os drivers

Se você busca uma placa para jogar em 4K ou ter quadros de sobra em 1080p, a AMD Radeon RX 6800 definitivamente é uma opção para você. Isso é claro se o universo estivesse conspirando e os preços estivessem próximos do razoável. Mas vamos deixar isso de lado durante boa parte da análise para focar no produto em si, na RX 6800.

Esse modelo foi lançado para desbancar a RTX 3070. Além do desempenho superior prometido, um preço maior também foi aplicado. Usando os preços sugeridos por AMD e NVIDIA, a RTX 3070 foi anunciada por US$499 e a RX 6800 por US$ 579. Infelizmente, neste momento, não temos uma RTX 3070 para comparação direta interna nossa, mas certamente no futuro incluiremos uma nos gráficos. Pois a pergunta na época era: justifica-se os 80 dólares de diferença (aproximadamente 16% à mais)?

Esta análise só foi possível graças a uma unidade da AMD Radeon RX 6800 (modelo de referência, não vendida oficialmente no Brasil) emprestada pela AMD. Pequenas variações de desempenho podem ocorrer de modelo para modelo e também dependendo da configuração que ela está inserida. Em nosso caso, deixaremos todas as configurações desta máquina e de outras usadas nos gráficos no link abaixo.
Link: https://docs.google.com/document/d/154UH9m6zBkBTnC49DJkp_IeW22tWHmIP1njHUG-lNGY/edit?usp=sharing

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Que privilégio receber um modelo de referência. Por morarmos no Brasil eles se tornam ainda mais cobiçados, pois nem a NVIDA nem a AMD vendem estes modelos de forma oficial no país. Na série RX 6000 a AMD mudou completamente seu design de resfriamento que vinha usando ao longo de muitos e muitos anos, desde a época da ATI. Sempre foram coolers no estilo blower, como da minha amada HD5870 (foto do modelo que tive abaixo).

XFX Radeon HD 5870 Eyefinity 6 Edition Video Card HD-587A-CNF9 - Newegg.com
XFX Radeon HD 5870 – placa fenomenal para sua época

Agora a empresa aposta em um sistema com 3 ventoinhas e grandes dissipadores. Isso não somente mantém a placa fria, como diminui MUITO o barulho em comparação com o cooler blower. Para fechar, temos um denso backplate de metal, que além de proteger a placa também ajuda a dissipar parte do calor acumulado em sua superfície.

Em relação a entradas, temos uma USB-C, uma HDMI 2.1 e duas Display Ports. Ponto positivo para a entrada USB-C, que foi retirada das RTX 30 em comparação com as RTX 20. Para alimentar a placa são necessários dois conectores 8-pin. Também outro ponto positivo, já que a NVIDIA preferiu usar um novo padrão de 12-pin, que nenhuma fonte até o lançamento usava.

Em termos de aparência, deve dividir opiniões. Particularmente o design industrial, todo retangular, denso, pesado (cerca de 1.4kg), cheio de metal na construção e o jogo de cores me agradam. Temos uma placa preta, prata e com detalhes em vermelho, além da palavra RADEON que acende na cor vermelha também.

DESEMPENHO – Análise AMD RX 6800

Fizemos um apanhado de testes, desde benchmarks sintéticos, jogos com benchmark interno e jogos sem benchmark interno, onde pegamos a média de quadros durante uma sessão de gameplay. A novidade em relação a todos os notebooks e placas de vídeo analisadas, é que desta vez temos os dados de alguns jogos na resolução 4K, além da tradicional 1080p.

Aproveitamos alguns jogos não tão novos, pois temos algumas outras máquinas com dados guardados, facilitando o comparativo. Você pode conferir todas as máquinas e configurações usadas nestes comparativos clicando aqui, caso queira saber algumas informações além do que vem resumidas nos gráficos.

BENCHMARKS SINTÉTICOS

JOGOS COM BENCHMARKS INTERNOS

JOGOS COM SESSÕES DE GAMEPLAY LIVRE E JOGOS COMPETITIVOS

Infelizmente a RTX 3070 não esteve presente para ser colocada lado a lado da RX 6800. Lançada com o propósito de ser superior a RTX 3070, seria muito bacana ver elas se degladiando no mesmo setup, um i9 de nona geração, não tão novo, tendo que empurrar placas muito fortes.

Como os benchmarks mostram, a RX 6800 é um tanque de guerra. Placa para sobrar no 1080p com tudo ativado ou jogar no 4K, em altíssima qualidade e as vezes até com Ray Tracing. O problema é mitigar o valor do preço versus desempenho, no cenário global (de mineração e falta de chips) e no cenário brasileiro, de real desvalorizado. Mas isolando a placa no preço MSRP de 579 dólares, é um senhor desempenho pelo valor.

REFRIGERAÇÃO – Análise AMD RX 6800

O novo design de referência da AMD consegue melhorar o resfriamento e o ruído. Usando o perfil padrão do cooler, sem alteração via software, mesmo jogando jogos pesados, em 4K, você não vai se incomodar com o barulho. Já no padrão antigo blower, qualquer joguinho ou qualquer tarefa que exigisse da placa, era fácil ouvir a placa em ação.

Em benchs sintéticos e jogando, tentando isolar a temperatura ambiente do Hell de Janeiro, com o ar mirando os 24 graus, a placa deu pico de 79-80 graus, não passando disso, com o perfil padrão. Me refiro ao perfil padrão pois a maior parte dos compradores só quer instalar e jogar, e não perder tempo fazendo tweaks.

Ou seja, aliada ao design e construção que são grandes acertos, o sistema de refrigeração da placa de referência é eficiente e silencioso na medida do possível. Isso vai variar muito em modelos que vendem de forma oficial no Brasil, pois nenhum replica o cooler da AMD. Existem similares, mas idênticos igual existiu no passado com o blower, não.

CONCLUSÃO

Eu sei que é difícil ignorar o preço atual das GPUs no Brasil e no mundo. Quando a AMD projetou a placa, ela não previu uma pandemia, uma falta global de chips e uma demanda descontrolada de GPUs por parte dos gamers e dos mineradores. Foram muitos motivos que fizeram o preço disparar.

Falando da placa em si, é uma excelente GPU, construção primorosa, design industrial que me agradou demais e desempenho de sobra até para jogar tranquilamente em 4K60 os jogos mais recentes. Claro que os jogos precisam ser minimamente otimizados no PC, não podem desempenhar como o Watch Dogs Legion, que quando ligar o Ray Tracing desaba em desempenho.

Na data de publicação desta análise, por incrível que pareça, o modelo XT estava mais barato e muito mais fácil de encontrar que o não-XT. Encontrei uma por cerca de 9 mil no varejo, enquanto o modelo mais forte, XT, encontrei a partir de 8 mil, 8 mil e 500 reais. Ou seja, já fica difícil recomendar ela no mercado nacional, e sim recomendar o modelo acima, porque além de mais forte está mais barato. Já a RTX 3070, que compete com a RX 6800, parte dos 6400 reais no cenário nacional. Considerando os 80 dólares de diferença, a RX 6800 deveria ser encontrada por aqui na casa dos 7000 reais.

Com esse contexto louco de preços, não vale a compra especificamente da RX 6800, neste momento, no Brasil. Não posso falar da XT pois não testei e não tenho os números. Mas, hoje, aparecendo entre 6500-7000, frente ao preço praticado atualmente pela RTX 3070, valeria sim a pena. Reforço, estou levando em conta a realidade de preços que nos assola há 2 anos. Não posso ficar para sempre esperando que os preços normalizem, a análise precisa ser de acordo com o momento atual.

É uma pena que uma placa que me impactou tanto positivamente por seu design, construção e desempenho esteja tão perdida no mercado nacional, com falta de oferta e preço louco, estando acima do modelo superior. Por esse motivo, ela leva uma prata. Escapa do bronze por todas as suas qualidades. Novamente: se batesse os 7 mil, a história seria outra.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: PRATA

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo