PREVIEWSANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5XBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Saints Row: Confira tudo sobre a customização do jogo

Nós tivemos a chance de ver de forma antecipada a apresentação das mecânicas de customização de Saints Row, que mostrou tudo, desde as modificações no personagem às diferentes possibilidades de personalização do quartel general. Pelo que foi mostrado, o jogo deve ter uma das customizações mais completas que eu já vi, com funcionalidades que permitem modificar os menores detalhes de cada personagem, carro, armas e muito mais. Confira abaixo tudo o que vimos:

Customização dos personagens do zero

No vídeo da apresentação, que vocês já podem encontrar no Youtube, os desenvolvedores começaram explicando como funciona a modificação dos personagens. O jogo oferece bastante liberdade para que os jogadores usem a imaginação para criar os personagens mais loucos possíveis. Foi mostrado, por exemplo, que é possível escolher não somente as roupas dos personagens, mas também personalizar as texturas das estampas, mudando a localização dos padrões das camisas. Há uma infinidade de cores e tipos para pêlos dos corpos, meias customizáveis, diferente opções de dentes e muito mais. Alguns dos destaques com relação à customização dos personagens especificamente, são a possibilidade de adicionar grills aos dentes ou então deixá-los fluorescentes.

Veja também: Saints Row (2022) – Primeiras Impressões

Como já é de praxe em Saints Row, não há uma lógica a ser seguida, e se você quiser criar o Shrek como chefe da sua gangue, também é possível. As cores de pele também são muito variadas, e incluem opções brilhantes e skins absurdas. O nível de detalhe nos corpos dos personagens é tão grande que o jogo permite mudar a musculatura e as veias do protagonista, adicionar marcas de bronzeamento e até fazer modificações assimétricas no rosto. Inclusive, essa é uma das ferramentas mais interessantes mostradas, já que ela realmente permite criar personagens únicos, que podem ser uma cópia fiel do próprio jogador ou então alguma criação louca. 

Construindo em cima dos presets

Para aqueles que não gostam de perder muito tempo modificando o personagem principal, o jogo oferece 8 presets, que também podem ser customizados caso você queira uma base já mais construída para usar sua criatividade. A partir disso é possível mudar a altura do personagem, e também deixá-lo mais largo ou fino. O interessante é que cada parte do modelo pode ser modificada de forma independente, permitindo que o jogador crie partes do corpo completamente desproporcionais. O nível de granularidade é tão grande, que dá para mudar partes específicas do cabelo para diferentes cores, possibilitando a criação de degradês e até luzes.

Além disso, há próteses, que podem ser usadas nas mãos, braços ou pernas, presets independentes para cada parte do personagem, acessórios como chapéus, capacetes e máscaras, tatuagens, e uma infinidade de shaders para deixar o seu personagem parecendo uma alegoria de carnaval. A cereja no bolo da customização do protagonista fica para as diferentes possibilidades de voz, que podem ser moduladas, além das animações e emojis personalizáveis, que permitem até mudar a forma como o personagem anda.

Para fechar essa parte sobre os personagens, foi confirmado que é possível andar com o personagem nu, mas há uma ressalva aqui. No vídeo, é possível ver a opção que permite mostrar os mamilos do personagem, mas não fica claro se o jogo permite ficar com o protagonista completamente nu. As opções para o personagem são muito completas, e eu realmente acho que esse vai ser um dos pontos altos do jogo.

Personlização dos veículos

Seguindo, a apresentação passou para a customização dos veículos, que também vai trazer uma infinidade de opções. Primeiramente, é importante destacar que todos os veículos do jogo são personalizáveis, e isso engloba carros, skates flutuantes, barcos, helicópteros, e muito mais. Há 80 veículos no total, e assim como na customização de personagens, todos eles podem ter diferentes partes modificadas de forma separada, permitindo que cada pequena peça seja colorida independentemente. A gama de cores é extremamente variada e, novamente, vai de paletas simples a skins brilhantes e animadas. O jogo permite também que o jogador mude o tamanho das rodas, coloque diferentes partes nos carros e modifique o som das buzinas e transmissões.

Fora a parte visual, Saints Row vai trazer também diferentes opções para customizar a performance dos veículos. Isso não é exatamente uma novidade, já que essa função existe em jogos como GTA V, mas ainda assim é muito bem vinda. Há diferentes melhorias, como nitro, rodas para off-road e cabos para rebocar outros carros. Além disso, há melhorias básicas na velocidade, durabilidade e performance geral dos veículos também estão presentes, essas que vão ser bastante importantes para facilitar nas fugas durante a história. Para fechar essa parte da customização dos veículos, o jogo traz também habilidades para os carros. Algumas das mostradas foram assentos ejetores, espinhos nos pneus, um deslize que faz com que o carro vá para os lados rapidamente e uma absurda bola de demolição, que destrói qualquer um no caminho. Novamente, as opções são inúmeras, e a Volition realmente trabalhou bastante pra trazer o sistema de customização mais completo possível.

Modificação das armas e expansão da gangue

Partindo para a seção seguinte da apresentação, a empresa mostrou também como funciona a modificação das armas do jogo, que são basicamente o carro chefe da franquia para trazer o caos. Como já é esperado, Saints Row vai trazer uma infinidade de armas de fogo e armas brancas. Todas elas podem ser customizadas de forma granular, assim como os personagens e carros, então cada peça das armas pode ser colorida ou até usar uma skin diferente. É possível mudar o material, o gloom, a localização das texturas e até o formato das armas. Se você quiser que a sua metralhadora seja na verdade um guarda chuva ao melhor estilo Pinguim do Batman ou então que o seu lança mísseis seja uma caixa de guitarra, isso também é possível.

Para concluir, a empresa mostrou um pouco sobre as possibilidades de customização do seu império criminoso. Por incrível que pareça, essa é um das mecânicas que eu achei mais simples da apresentação, já que não há tanto assim que possa ser modificado no quartel general da gangue. Pelo pouco que foi mostrado, dá para adicionar pedestais e estátuas para personalizar a sede da gangue, e também é possível mudar a fachada. Além disso, também podemos escolher que tipo de roupa os comparsas da gangue devem vestir, e as opções nesse sentido são inúmeras. Se você quiser criar uma gangue de meninas fofas fãs de K-Pop, dá para fazer, por exemplo. E finalmente, a Volition mostrou também como vai funcionar a expansão do império criminoso. Basicamente, há um mapa de Santo Ileso no segundo andar do quartel general que mostra as 14 diferentes localizações onde é possível estabelecer um negócio. Nesse mesmo mapa, dá para ver qual área da cidade é controlada por qual gangue, o que permite planejar ataques no melhor estilo GTA San Andreas.

Resumo

Para resumir, Saints Row traz uma gama imensa de possibilidades de personalização para os jogadores, e promete ser o jogo mais completo nesse sentido. Pelo pouco que eu pude ver na apresentação da empresa, o título realmente tenta trazer mecânicas inovadoras, que dão total liberdade para os jogadores usarem da criatividade para construírem personagens, carros e armas loucas. E se você ficou curioso para saber como as mecânicas funcionam, fique sabendo que a Volition vai lançar a ferramenta de customização dos personagens antes do lançamento do jogo de forma completa. Ainda não sabemos a data em que isso vai acontecer, mas acompanhe o Última Ficha para ficar por dentro de todas as informações.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo