ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Silt é um jogo de puzzle que não agradará a todos

Tem o que é preciso para explorar a escuridão do oceano?

Silt é o mais novo jogo indie do mercado que levará o jogador para o fundo do mar onde utilizará a luz e escuridão para te desafiar a cada novo cenário. Confira aqui em nossa análise de Silt se temos em mão um grande novo jogo ou não.

A Análise de Silt foi possível graças a uma key cedida pela editora. Silt já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC e conta com legendas em PT-BR.

Explorando as profundezas do fundo do mar

Em Silt eu não terei como abordar nesta análise sua história ou personagens. Sendo realista, esse é o tipo de jogo que você irá contemplar o cenário e focar nos puzzles enquanto recebemos algumas migalhas de informações sobre esse mundo.

Então já partindo para falar do mundo de Silt, ele acerta imensamente tanto na parte visual como na sonora. Aqui nós seremos um mergulhador que busca fugir da imensidão do oceano assim como entender o que está acontecendo. Por estarmos em um lugar quase inabitável, a escuridão toma conta de todos os ambientes e temos aqui um excelente uso da iluminação tanto do personagem como do ambiente.

Graças a essa ótima ambientação, você sempre fica atento e apreensivo ao que pode acontecer, assim como será surpreendido diversas vezes.

E de outro lado, a parte sonora complementa muito bem esse sentimento de solidão e ansiedade. Aqui nós não temos uma trilha sonora musical, apenas o som do silêncio do fundo do mar com o deslocamento dos peixes e do personagem

Os desafios do fundo do mar

E agora que já falei da ótima ambientação e ideia de uso de luz e escuridão, vou falar de seu gameplay em si que é bem simples, mas pode acabar lhe dando uma imensa dor de cabeça.

Como já mencionei, em Silt temos um jogo de puzzles e para solucioná-los, temos a mecânica de desprender nossa alma e conseguir controlar alguns dos peixes onde eles podem ou não ter alguma habilidade como morder, bater ou até eletrificar itens.

Na teoria o jogo funciona e até te surpreende algumas vezes. Soluções como envenenar um cardume para alimentar plantas carnívoras é super bem vindo. E outras soluções são bem mais simples como apenas roer uma corda com uma piranha.

O problema em Silt é que ele pode frustrar diversas vezes. Embora alguns desafios sejam óbvios, outros são o oposto. Muitas vezes você morrerá inúmeras vezes até entender o que tem que fazer ou então terá que testar cada centímetro do cenário para descobrir a passagem. Faltou aqui um equilíbrio entre o desafio com puzzles inteligentes e um bom game design que não seja tentar soluções de forma aleatória até acertar a que precisa.

Conclusão da análise de Silt

Bem, Silt é um jogo muito interessante que tem como ponto forte sua parte técnica. Os fãs de jogos de quebra cabeça deverão dar uma chance a ele e a chance de gostar será alta. Inclusive, algumas das soluções são bem interessantes, assim como poder derrotar inimigos gigantes em lutas de chefes.

Infelizmente, falta um equilíbrio no jogo e muitas vezes você ficará perdido e até frustrado ao tentar passar de uma parte sem sucesso. Inclusive, é possível terminar o jogo em até duas horas, porém, dependendo de quanto tempo fique preso em certas partes, você pode gastar muito mais tempo para finalizar o jogo.

Esta análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Silt irá agradar os fãs do gênero

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 6
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 7.5

7.4

Bom

Silt é um jogo muito interessante que tem como ponto forte sua parte técnica. Os fãs de jogos de quebra cabeça deverão dar uma chance a ele e a chance de gostar será alta. Infelizmente, falta um equilíbrio no jogo e muitas vezes você ficará perdido e até frustrado ao tentar passar de uma parte sem sucesso.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo