ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWS

Análise: Smart Monitor Samsung M5

Para algumas pessoas, Samsung M5 pode ser tudo que elas precisam

Existem pessoas e ambientes que você precisa de um dispositivo faça funções de vários tipos. Seja por espaço físico, organização, minimalismo ou outro motivo. Nesta análise do smart monitor Samsung M5 você vai descobrir se ele supre todas as suas necessidades: sistema de smart TV, monitor, tela para consoles e outras tecnologias interessantes, como o Dex sem fio.

Esta análise só foi possível graças a uma unidade do Samsung M5 enviada pela Samsung, por empréstimo, para análise. Eles estão lendo esta resenha junto com vocês.

Comprando o Samsung Smart Monitor M5 nos links abaixo, você ajuda o Última Ficha e não paga 1 centavo a mais por isso!
Samsung: https://compre.vc/v2/1941f56b50f
Americanas: https://compre.vc/v2/1948f63c7c3
Shoptime: https://compre.vc/v2/19457ccfe0e
Magalu: https://bit.ly/3P5tdaa
Amazon: https://amzn.to/3RIQel9

DESIGN E CONSTRUÇÃO – Análise Smart Monitor Samsung M5

Básico. É a característica principal da construção e do design que a Samsung escolheu para este monitor. Todo revestido em plástico muito leve, na cor preta, o monitor passa uma sensação ao toque e aos olhos de produto de entrada, mais barato. É de longe a construção mais simples de um monitor que já passou pelo Última Ficha.

Não temos nenhuma rebarba ou acabamento mal feito. A simplicidade fica também para os ajustes físicos do monitor, sendo possível apenas mudar a angulação da tela para cima e para baixo. Não temos ajuste de altura nem ajuste da tela para os lados direito e esquerdo. O acabamento todo em plástico do mais simples é completamente aceitável, esta falta de ajuste para ergonomia, em 2022, não.

No lado positivo, temos um controle remoto, no estilo das TVs Samsung dos últimos anos. O fato do M5 ter controle, me fez querer que todo monitor tenha um. Pelo menos todo monitor com mais de uma entrada de vídeo e alto falantes. Por melhor que seja a solução do botão do monitor, um controle remoto é muito mais conveniente. De brinde ainda temos botão dedicado para Netflix, Prime Video e navegador.

CONEXÕES DE VÍDEO E OUTROS RECURSOS – Análise Smart Monitor Samsung M5

Mais um ponto que mostra a economia agressiva de custos da Samsung na fabricação do M5. O monitor possui, somente, duas entradas HDMI 2.0 e uma USB 3.0. Como o monitor não possui uma entrada de antena, o que seria muito bem vinda para quem quer assistir TV a cabo/digital através de coaxial, caso você tenha um PC/laptop e um setup box da Claro/Sky/Vivo/Oi, já se acabaram suas conexões.

Claro que cada vez menos ficamos dependentes das soluções padrões das TVs por assinatura, como por exemplo a Claro TV+ e DirectvGO, que oferecem canais de TV por assinatura dentro de um aplicativo. Mas nem sempre estas soluções estão disponíveis em todas as smart tvs e em todos os sistemas, caso deste modelo sendo analisado.

Não vou exagerar pedindo um Display Port, visto que este monitor não foca em ser gamer, então qualquer HDMI 2.0 basta. Nem vou querer uma feature de monitores premium, como entrada USB-C para imagem e carregamento. HDMI é um fit perfeito para o que o Samsung M5 se propõe, mas poderiam manter o padrão de quase todos os monitores do mercado que possuem pelo menos 3 conexões.

PAINEL IPS E ÁUDIO – Análise Samsung Smart Monitor Samsung M5

No painel não houve uma economia agressiva. A Samsung poderia ter jogado um péssimo painel IPS ou até mesmo um TN baratinho. Mas o painel escolhido foi um bom IPS, acima da média de monitores de entrada, que conta com 60hz, resolução 1920×1080, HDR10 e 14ms de atraso.

Análise: Samsung Odyssey G7 240Hz WQHD

Para trabalho e uso ordinário de um PC, a tela é muito boa e não peca de forma sensível em nenhum aspecto. Até mesmo para jogos ela se comporta bem, caso você não seja um jogador competitivo, que está acostumado ou precisa de 144Hz ou mais. Usando com um console, mesmo que seja de geração atual que foca em 4K 120Hz, ele quebra o galho de forma satisfatória. Até porque o foco aqui é ser multiuso, e não extremamente top em um tipo de uso.

Algo que todo monitor, retirando os super de entrada, deveriam ter são alto falantes. E o M5 me mostrou a conveniência que é ter uma solução de áudio embarcada de qualidade minimamente boa. Geralmente monitores que possuem alto falantes entregam desempenho péssimo em qualidade e extremamente baixos.

No Samsung M5 o áudio é decente, nível de qualquer TV de 32/40 polegadas e BEM alto. É uma mão na roda ter um som integrado deste nível, sem precisar de caixinhas de som com fio ou ter que colocar um headset na cabeça para ouvir áudios no grupo de trabalho do ZAP ZAP.

TIZEN E OUTRAS REGALIAS – Análise Samsung Smart Monitor Samsung M5

O que diferencia o Samsung Smart M5 dos monitores convencionais é ter um sistema smart integrado. Neste caso o Tizen, que vem sendo usado pela Samsung há anos em suas TVs. Aqui ele é um pouco mais simples, lento e com menos apps que TVs Samsung mais modernas. Mas isso é OK pra proposta. Os principais apps estão aqui e a velocidade do sistema é irrelevante pro preço. É tipo comprar um smartphone em 2022, na loja, na casa dos R$1.500,00 e querer desempenho de iPhone 13, que passa dos 5-6 mil nos modelos mais baratos.

Outro ponto excelente é a conexão Dex sem fio. Meu telefone atualmente é um Samsung Galaxy S21 e a experiência foi 10/10. Com 2 ou 3 cliques eu conectei o telefone ao monitor e já passei a usá-lo no modo Dex. Para quem acha que o Dex ainda é algo meio inútil e bobo, é possível fazer quase todas as tarefas comuns de um PC nele, com a parte positiva de ter todos os apps do seu telefone acessíveis na tela do monitor, podendo usar mouse e teclado via bluetooth.

Também presente no monitor está o Air Play 2. O famoso Chromecast da Apple, que no meu gosto funciona bem melhor, também funciona muito bem no monitor. Espelhar sua tela do iPhone, iPad e Macbook é muito fácil e prático.

Outras duas tecnologias presentes são o Easy Connection, onde você conecta remotamente ao seu PC, e o aplicativo do Mictrosfot Office 365, onde você pode editar documentos do Office na nuvem, direto do monitor. Estas duas aplicações não foram testadas, logo não posso passar minha experiência.

Por fim, interessante mas que vai ser muito pouco utilizada no M5 por conta do seu público e tamanho de tela, é possível usar o Ultra Wide Gaming View, que nada mais é do que cropar a imagem de 16:9 para 21:9.

Revele os lados ocultos do jogo
Reprodução: Samsung

CONCLUSÃO – Análise Samsung Smart Monitor Samsung M5

A Samsung tem a oportunidade de ocupar alguns setups com o M5 de forma perfeita. E abre precedente para continuar a ter sempre pelo menos um monitor smart no seu lineup, inclusve mais de uma versão, como uma de entrada e uma mais completa.

Pessoas que estão em um ambiente pequeno, que querem menos telas, que geram calor, que acompanham fios… são alguns cenários em que o M5 se encaixa para resolver problemas. Com apenas uma tela, você tem aplicativos através do Tizen, Wireless Dex para usuários de smartphones/tablets Samsung, Air Play para quem tem algum dispositivo apple, duas HDMI para um PC/laptop, console ou setup box e até mesmo alto falantes que podem servir para ouvir um Spotify, Deezer ou similar. São muitas soluções em uma tela de 24 polegadas.

Existem os contras, como apenas duas conexões de vídeo, falta de ergonomia, apenas um tamanho de tela e construção bem basicona. A quantidade de coisas embarcadas nele, superam bastante seus contras.

Não é difícil achar uma promoção do Samsung M5 na faixa dos 1000-1100 reais. Neste preço, você até consegue um monitor básico gamer, com painel TN ou IPS básico, 144Hz e 24 polegadas. Ou até mesmo um bom painel IPS mais profissional. Mas com tudo que o M5 tem é difícil achar algo que compita pau a pau.

Se você não é um gamer que precisa das altas taxas e baixo tempo de resposta, não precisa de uma tela grande e nem do 4K, o Smart M5 da Samsung pode ser uma ótima solução para você.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Um Comentário

  1. Só tem um BIG problema por ter controle remoto se você usar ele no mesmo ambiente ou até em outro ambiente que seja muito próximo de José tenha uma smart tv samsung por exemplo o controle de um interfere no outro , você troca de canal ou navega em algo em um dos aparelhos e troca no outro é horrível isso e não tem solução, a solução é não ter os dois perto, ou seja a samsung não pensou que se tenha 2 aparelhos no mesmo ambiente, daí vem as soluções engenhosas ter um aparelho moderno e usar o smartphone pra poder controlar k monitor, ou seja pra usar tem ficar com um smartphone do lado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo